Uma coluna recente publicada no portal UOL aborda uma comparação entre o YouTube e o Spotify enquanto vilões da indústria da música.
O artigo, escrito por Guilherme Revache, se inicia explicando como o YouTube era visto como o vilão da indústria da música, porque gerava muito streaming graças a seus conteúdos, mas isso quase não se revertia em receita para os artistas e produtores. Por outro lado, mesmo com pouca remuneração, a plataforma sempre foi necessária para que esses profissionais pudessem divulgar seus projetos. No entanto, ele acrescenta que isso está mudando, e que o YouTube não é mais o maior vilão de todos, devido aos pagamentos recentes realizados pela empresa gigante.
De acordo com Lyor Cohen, diretor global de música da plataforma, nos últimos 12 meses, R$ 20 bilhões foram destinados a artistas e produtores. O head disse que eles querem se tornar o principal gerador de receita para a indústria da música e que pretendem lançar novas formas de monetização para os produtores de conteúdo.
Segundo Revache, o Youtube é o maior serviço de streaming do mundo, concorrendo em liderança com o Spotify e ameaçando a Netflix, sendo que a plataforma de áudio agora passa a ocupar a posição de “vilã”, no lugar do YouTube, devido aos baixos pagamentos, motivo que antes fazia o YouTube ser o preterido.
O autor finaliza o artigo explicando que todas as plataformas estão buscando formas de melhorar nesse aspecto, mas que hoje em dia, a que menos remunera os profissionais é o Spotify.
Sabemos que essa ainda é uma realidade no meio da música, ter artistas não sendo remunerados como deveriam, mas espera-se que com o avanço das tecnologias, isso também seja melhorado.
Clique aqui para ler a coluna completa.
Sobre o autor
Cissa Gayoso
Sendo fruto do encontro de uma violinista com um violonista, a música me guia desde sempre e nela encontrei a família que escolhi para chamar de minha. A partir de 2021, transformei minha paixão em profissão e, desde então, vivo imersa nas oportunidades e vivências que este universo surpreendente da arte me entrega a cada momento! De social media à editora-chefe da Play BPM, as várias facetas do meu ser estão em constante mudança, mas com algumas essências imutáveis: a minha alma que ama sorrir, a paixão por música, pela arte da comunicação, e as conexões da vida que fazem tudo valer a pena! 🚀🌈🍍
Últimas notícias
Ratier lança Ágape, novo projeto social que estreia dia 09 de outubro no Surreal Park
Tomorrowland lança no Brasil “A Lenda da Consciência”, seu primeiro livro de ficção em português
