A arte de discotecar se tornou algo bastante popular nas últimas duas décadas. O que antes era algo mais seleto, acabou tornando-se mais democrático e de fácil acesso com o avanço da tecnologia e das músicas de mídias físicas para digitais, isso facilitou a pesquisa, abriu novas possibilidades de mixagem e aguçou a criatividade dos DJs mais corajosos em arriscar coisas novas.
Mas indo além da mixagem e da pesquisa, que é a base de todo DJ, como fazer um DJ set realmente impecável que fique na memória daqueles que estão na pista? Para responder a essa pergunta, nós convidamos Gabriel Evoke, artista que volta e meia dá as caras aqui na Play BPM, já que tem mais de 15 anos de carreira, dá cursos de produção musical e discotecagem, além de comandar sua própria gravadora, Namata Records, focada em vertentes do House, como Minimal e Deep House.
Evoke já teve a oportunidade de comandar algumas pistas bem importantes como na festa Miami Invasion (EUA), fazendo o warm up para ninguém menos que Oscar G, tradicional nome do House, e até mesmo subiu no palco principal do Universo Paralello, em 2019.
Adaptável a diferentes lineups e horários, o DJ hoje nos ajuda a responder a pergunta-tema desta matéria, já que no dia 20 de novembro ele realiza o primeiro showcase da Namata, em Atibaia, com Stanccione e Rodrigo Ferrari ao seu lado no line-up. Mais infos você pode conferir através da Ingresse.
Gabriel Evoke
"Eu acredito que um bom DJ é construído com o tempo. Você não vira um bom DJ da noite para o dia. A acessibilidade e evolução dos equipamentos têm facilitado o ingresso na profissão, porém, horas de prática e, principalmente, horas de pistas são necessárias para o domínio da arte no geral.
Sim, eu disse “pistas”, no plural, porque temos que experienciar pistas das mais diversas, públicos dos mais variados e horários dos mais aleatórios para que nossas habilidades sejam desenvolvidas. Você não pode acreditar numa fórmula mágica, num padrão que funciona para qualquer gig, mas sim na sua adaptabilidade. Ou seja, se preparar para qualquer situação é uma estratégia inteligente. Diversos desafios, ou imprevistos, poderão aparecer e você terá que driblá-los.
Claro que não é fácil, e nem sempre será possível, mas um bom DJ terá um repertório mais amplo para contornar tais situações. Quanto mais desafios, maior sua autoconfiança. Quanto maior sua autoconfiança, melhor você vai conseguir passar a sua mensagem para o público. E tudo isso vem com o tempo."
Imagem: Lucas Hamann.