A importância do bom relacionamento na cena artística, com “Jeffinho”
Mais acessível que um produtor de eventos, mas menos linear que um relações públicas, o agitador cultural é uma persona que, além de típica em todo nicho de entretenimento, é peça fundamental dentro de uma comunidade específica. Com um lifestyle badalado, agitadores culturais são os responsáveis por motivar as pessoas à prática cultural, criar laços com seu grupo de atuação, “passar a letra” e, em alguns casos, até mesmo criar tendências. Podem ou não trabalhar com a cultura, mas inevitavelmente estão conectados a ela, ainda que quase sempre haja trabalho envolvido.
Jeff Miranda, o “Jeffinho”, como é conhecido no rolê, é, entre muitas coisas, um agitador cultural. Pode ser que você não o conheça, mas dentro da sua comunidade, em outras palavras, seu nicho de atuação, não há quem não o conheça e sendo assim, cumpre seu papel, além de gradativamente aumentar seu ângulo de atuação.
Coordenador de Marketing do El Fortin, famoso clube de música eletrônica em Porto Belo (SC), ele é o típico profissional-polvo: vai da logística a promo, da curadoria artística a um dos embaixadores da marca, além de fazer diversas costuras entre o mercado de entretenimento local com outros clubes e festas. Mas é na faceta do promoter que a personalidade se encaixa na função tema desse texto. O profissional coloca muito de sua personalidade divertida em suas redes sociais e na conexão com os clientes do clube e frequentadores eventuais.
Esse tipo de relacionamento com as marcas que Jeff representa é benéfico em um mix de situações, começando com o fator ‘público’, ele conta: “A ligação de ter uma pessoa no meio da relação empresa x cliente torna o mecanismo de compra e venda mais natural, as pessoas se sentem mais humanas, mais cuidadas, mas especiais, não é exatamente só comprar um ingresso, é realmente criar um laço. Enfim, o processo se torna um relacionamento mais atencioso e humano e isso fideliza os clientes”.
Para o profissional, o bom relacionamento com os artistas, equipe, donos de agências e outros personagens importantes da engrenagem só traz vantagens. “Acho que essa minha autoridade e humildade como uma 'figura pública' soma muito aqui dentro da empresa, meus amigos de trabalho confiam muito em mim (mesmo quando eu tenho umas ideias muito loucas, eles topam) e pela humildade sempre tenho o respeito de todos e com isso consigo executar uma gestão leve e eficaz”, divide Jeff, que acredita ser esse mix de boas relações o que trás para o clube bons resultados e para ele o sentimento de satisfação e gratidão.
Para finalizar, ele deixa um recado não só sobre o bom relacionamento de clubes, artistas e seus múltiplos desdobramentos, mas também sobre o aprendizado e ganho de todos quando há união: “É importante ter essas pessoas responsáveis pelo fato de manter a cena unida. Uma cena unida é vantajosa para todos, todos lutando pelo mesmo objetivo de evolução. Se a cena cresce, nosso trabalho consequentemente cresce junto, então ter essas pessoas dentro das marcas e elas em constante comunicação, trocando informações, trocando conhecimento, trocando falhas, é um aprendizado coletivo. Eu amo receber essas pessoas nos locais onde trabalho e acredito que eles também curtem a minha visita no estabelecimento deles, quando nos encontramos não é apenas uma festa, é uma experiência ali vivida, de onde sempre sai um pouco de aprendizado para ambos os lados”.
Imagem de capa: divulgação.
Jeffinho: Instagram