Estamos a poucos dias do início da maior rave do Brasil! O Universo Parallelo começa no dia 27 de dezembro, na histórica praia de Pratigi, em Ituberá, na Bahia. Se você já está se preparando e ansioso para a viagem, e pronto para curtir muitos artistas que ainda não conhece, trouxemos um conteúdo interessante para você. Nós, da Play BPM, unimos forças com a página Raves do Brasil para selecionar ótimos nomes nacionais e internacionais que irão se apresentar no palco principal do Universo Paralello.
Mas antes de começarmos, vale lembrar… nós criamos uma playlist incrível com mais de 700 músicas de artistas que irão tocar no Mainfloor. Ou seja, todos os artistas que serão citados aqui podem ser encontrados com faixas selecionadas em nossa playlist.
Adam Ten
Talvez vocês já estejam mais familiarizados com esse nome por conta do remix de Vintage Culture para a track “Spring Girl”, lançada no ano passado. Desde então, o artista tem chamado muita atenção com diversas faixas que impactam os sets de vários DJs. Uma das especialidades do artista são seus remixes, como o que ele fez para Rüfüs Du Sol em “Lately”, em parceria com Mita Gami – outro artista presente nesse palco. Juntos, transformaram a música em uma vibe de clube que domina as pistas ao redor do mundo.
Com mais de 10 anos de carreira, que o consolidaram como um nome de grande importância na cena underground, o israelense chega ao Brasil com 3 datas pelo país no final deste ano. Adam Ten será uma das atrações do primeiro dia do evento, 27 de dezembro, e trará vários de seus sucessos, como “3 Days Later”, “Renegade” e “We You”
Marambá
Formado por João Alexandre, Marambá é um importante nome brasileiro no Dark Psy e Hi Tech. O artista começou seu envolvimento com a música em 2003, quando adquiriu suas noções básicas de harmonia e ritmo com o violão. No entanto, antes de se aprofundar de vez na música, ele se tornou mestre em Neurociência e Cognição — uma trajetória que, inclusive, foi compartilhada em palestra para outros artistas em transição de carreira. Na música, Marambá vem ganhando cada vez mais destaque ao redor do mundo, sendo escalado para grandes festivais de sua vertente.
Se você está querendo expandir seus horizontes, elevar o BPM e ouvir um som que não vai te deixar parado, Marambá será uma ótima opção para te agitar. Em seu set, podemos esperar ótimas faixas, como sua música antiga “For Ganesh”, até um de seus lançamentos mais recentes, “Outhere Nowhere”. E, claro, suas mais famosas, como “Monster Breeze” com Special M e “Natura” com o italiano Gotalien.
Uncharted Territory
Juntando forças desde 2020 para o álbum “ERA”, dois grandes nomes do Psy Trance israelense, Freedom Fighters e Modus, já haviam colaborado em duas músicas, das quais surgiram alguns dos maiores sucessos de suas carreiras: “Drumville” e a track que deu nome ao atual duo, “Uncharted Territory”. Este ano, a dupla lançou o álbum “925”, nome que faz referência ao horário em que trabalharam no estúdio, das 09h às 17h. O álbum traz 7 faixas que refletem bem a proposta dos artistas para o projeto.
A ideia de Shahaf Efrat (Freedom Fighters) e Asaf Tsemach (Modus) é experimentar as possibilidades da mistura do acid com o som psicodélico, sem seguir regras ou padrões, trazendo algo original e inexplorado — como diz em seu próprio nome. A dupla, formada oficialmente a partir de 2022, trará seu som diferenciado para a pista e promete ser mais um dos pontos altos do MainFloor.
Fel C
Aqui está, para mim, uma feliz descoberta no line-up do Universo Paralello: ao buscar ouvir Fel C, me apaixonei por seu som, uma mistura de Indie, Rock Alternativo, Pop, Melodic House e Techno. Podemos ver toda a sua versatilidade e originalidade em seu novo álbum, “Interno”, recém-lançado em novembro, e também no EP Berlim Plex, lançado em julho pela Dynamic Music, gravadora de Solomun.
E para coroar um ano de lançamentos incríveis, o mineiro Fel C voltará para se apresentar mais uma vez no Universo Paralello, no dia 28 de dezembro. Mas, dessa vez, ele vem para conquistar o palco principal, trazendo consigo tracks sensacionais de sua discografia, como “O Beato”, “My Only Religion Is The Dance Floor”, “The More I Feel”, entre outras várias — que me doeu deixar de fora da playlist.
Sphera
Mais um israelense, e eu juro que é o último! Desde 2010, Sphera trilha seu caminho pelo meio psicodélico. Suas músicas são daquelas que mandam a energia lá para cima, marcando presença com uma instrumental impecável e harmonias lindas. É daqueles artistas que conseguimos perceber o quão cuidadoso é com os pequenos detalhes em suas produções. Vemos isso tudo em seu último lançamento, junto com Perfect Stranger, que saiu pela Iboga Records em setembro: o remix para “Mantra To The Buddha” — track que já possui 30 anos.
Em março deste ano, lançou seu primeiro álbum, “Every Mind Is A Place”, que traz collabs importantes com artistas frequentes em sua discografia, além de tracks marcantes como “Too Soon”, seu remix para “Cosmopolitan”, e “Soul Panorama”, que mostra parte da influência de sua carreira, o Drum & Bass. Sphera volta ao Universo Paralello após 6 anos de distância e vem cheio de bagagem musical. O artista esteve recentemente presente em outros grandes festivais, como o Boom Festival e o Dragon Dreaming, sendo destaque por demonstrar talento também em suas mixagens.
Djuma Soundsystem
Um verdadeiro mestre quando se fala de Afro House ou Organic House, Djuma é aquele tipo de artista cujas músicas impregnam na cabeça, muito pelo vocal marcante presente em suas faixas e pela bateria, que compõe instrumentos percussivos muito dançantes. Suas produções são extremamente ricas em diversas sonoridades culturais, como a africana, asiática e latina também. Djuma é um prato cheio para quem gosta de um som bastante groovado, com presença de instrumentais que representam com força a parte orgânica da música.
O Norueguês, Mikkas Skulstad, é o nome por trás do projeto, que volta a se apresentar no Universo Paralello, sendo um dos nomes que trará muita harmonia para pista, com tracks como “Oloro Nyager”, “Les Djinns”, “Koma Kobache” e “Osuga” - que inclusive acabou de receber um remix de Bhaskar.
Avan7
Novo integrante da poderosa Season Bookings, Avan7 é um dos nomes que podemos apostar que veremos muito mais na cena Psy Trance brasileira nos próximos anos.
Francisco Lima é o nome por trás deste projeto, que vem em uma onda enorme de conquistas em 2024. No meio do ano, lançou "Hagne", seu grande trunfo, com um drop capaz de levantar todos na pista. Já em outubro, estreou no grandioso Ozora Festival, sendo um grande marco de sua carreira. Agora, sua última e recém-conquistada, em colaboração com outro importante nome do Psy, o 3LMNT, foram os únicos brasileiros presentes no álbum de coletâneas "Stash Bag 7" do lendário Raja Ram.
O mineiro volta de suas mini férias com a família, para tocar no dia 29 no Universo Paralello, trazendo toda sua energia Full On Groove para o Mainfloor. E podemos contar novidades, como “Meru”, novo sucesso que será lançado pela Artcore, de Indira Paganotto, e sua nova track “Free Soul”, que será lançada na Shamanic Tales, do Astrix, além de remixes inéditos para o UP. Será a terceira vez consecutiva de Avan7 tocando no Mainfloor, marcando um grande encerramento desse ano incrível que vem tendo e abrindo as portas para um 2025 ainda mais brilhante.
Preparado para mais um final de ano incrível?
O Universo Paralello marcará a virada do ano, iniciando no dia 27 de dezembro e finalizando no dia 3 de janeiro. Fora esses 8 dias de evento, você pode encontrar outros grupos fazendo grandes afters após o festival, inclusive com artistas de peso. Vale lembrar que a virada de ano de 2025/2026 não terá o Universo Paralello, pois o evento volta a acontecer a cada 2 anos.
O Universo Paralello promete ser mais uma virada de ano incrível, marcada não só pelo Psy Trance, mas também com muita diversidade da música eletrônica. E, se você quiser conhecer ainda mais artistas do Mainfloor, não esqueça de seguir nossa playlist; lá você encontra músicas de todos os produtores disponíveis no Spotify. E como Avan7 citou para nossa equipe, referindo-se à sua track "Hagne": "Apertem o cinto, e boa viagem!"
- Conteúdo autoral / por Pablo Brandine -
Imagem de capa: Reprodução.
Sobre o autor
Pablo Brandine
Se emocionar, dançar e cantar até ficar rouco. Seu amor por música caminha por todos os gêneros da eletrônica.