YOLA é um diamante sendo lapidado na cena eletrônica e "apreciação" é a primeira palavra que vem à mente quando escutamos seu som. O artista se iniciou ainda criança na música e não parou mais; seguiu em uma jornada significativa, acumulando um expertise de respeito, tendo trabalhado com bandas, shows e dentro do estúdio. No estilo "caos harmônico", o produtor encontra estudo, prática e muito além perspectiva, sensibilidade e apuração, que são, para mencionar somente algumas, qualidades inerentes a seu trabalho como engenheiro de som e como produtor.
História
Contar, musicalmente, uma história completa, com início, meio e fim, não é tarefa simples para todos os artistas. Mas, nas mãos de YOLA, isso se tornou uma missão para a vida. Nascido em São Paulo, ele traduz com riqueza de detalhes os sentimentos que vão dos mais corriqueiros aos mais complexos, empregados a partir de suas vivências e pela vastidão de sua pesquisa. O que o move como artista é uma investigação intuitiva, que só é permitida àqueles que estão atentos ao momento presente, sentindo, observando e ouvindo. São características essenciais para quem busca aprimorar a experiência humana na Terra.
Tendo começado em 2017, YOLA tem uma discografia singular e lançou trabalhos por labels conceituadas, como a alemã Get Physical e a abrasileirada Cocada Music. Assim, YOLA abre novas portas por onde deixa sua marca. Sem rótulos e sem amarras, o produtor deu nome ao seu projeto com inspiração na banda americana Yo La Tengo e já teve inclusive clipe lançado na MTV Brasil, o que denota uma certa aventurança do artista, com coração e mente bem abertos para se lançar em rumo ao desconhecido e orquestrar a própria história.
Lançamentos
YOLA conseguiu conquistar a atenção e o suporte de artistas como Dixon, que incluiu a faixa “Khulu” em seu repertório e elevou seu projeto a um importante patamar, o que para muitos se torna uma grande responsabilidade.
“Say it” vem com uma pegada mais Trip-Pop, com uma voz melódica e bem trabalhada, batidas leves e quebradas que são um sopro no ouvido e faz notar a versatilidade e sofisticação nas produções.
Agora com uma expectativa sonora crescente e envolvente, “Hema Hema” é uma explosão imersiva que te coloca em modo contemplativo; é como andar sem sair do lugar ao mesmo tempo que conectamos uma possibilidade de estarmos dentro de cada toque sintetizado.
O que podemos esperar? O mundo caminha para a ruptura de estruturas ultrapassadas e o DJ e produtor caminha a passos largos perante tais mudanças constantes. Criando espaço para uma nova concepção, que enriquece tanto quem cria quanto quem consome música, há a certeza de que ainda vamos nos surpreender e muito com o trabalho de YOLA.
Por Mia Lunis
Imagem de capa: divulgação