Entrevistas

Albuquerque e Kaiq falam sobre parceria no estúdio e suportes recebidos

Quem produz música eletrônica sabe a alegria que é ver um grande artista tocando uma faixa criada por você, mais do que isso, receber um suporte de peso é também uma prova de que o trabalho realizado está sendo de alto nível. Imagina então se a sua track vai parar em Ibiza, meca da música eletrônica, e acaba sendo reproduzida por Carl Cox e Marco Carola? Quem pode nos falar melhor desse sentimento são os produtores Albuquerque e Kaiq.

Kaiq. Albuquerque.

Kaiq. Albuquerque.

Na última semana, em um b2b de Cox e Carola em uma festa da Music On na ilha espanhola, as faixas “Thrill Me 2020” — uma releitura para a música original de Junior Jack — e “Una Soul”, de Albuquerque e Kaiq, ecoaram pelo Destino Ibiza e fizeram a cabeça de muita gente. Nesta semana “Movement”, também dos produtores brasileiros, foi tocada por Carola em outra festa. Veja no vídeo abaixo o momento de “Thrill Me 2020”:

Mas não é de hoje que a parceria dos brasileiros tem dado certo. “Malana Cream”, lançada no início deste ano pela Warung Recordings, já havia recebido o suporte de Carola anteriormente. “Jardim Elétrico”, faixa que saiu na compilação Cocada assinada pela Get Physical Music, também está sendo tocada por Oxia em algumas de suas gigs. Nós tivemos uma breve conversa com Albuquerque e Kaiq sobre essas importantes conquistas, olha só o que eles disseram:

Play BPM: Fala, pessoal! Tudo bem? Como foi ao receber a notícia que Carl Cox e Marco Carola estavam tocando duas de suas faixas em Ibiza? Que honra, hein?

Kaiq: Foi muito especial mesmo. Eu estava acompanhando alguns vídeos da festa e ouvi a ‘Una Soul’, num momento de transição de sets entre eles. Ver os dois se abraçando, num momento super legal, me deixou muito feliz. Como o vídeo tinha poucos segundos, passei a fazer uma busca por algum com maior duração, então me deparei com outro vídeo tocando a ‘Thrill Me’, foi surreal. Na hora avisei o Albuquerque. Essa foi a segunda vez que minha música estava sendo reproduzida por eles, a primeira foi em 2016, com a ‘Purumpupero’, motivação total!

Play BPM: Albuquerque, soubemos que o Oxia entrou em contato com você dizendo que ainda estava tocando Jardim Elétrico, como foi isso?

Albuquerque: Sim, fiquei bem surpreso. Já tinha escutado ele tocando a faixa num set, mas não sabia que ele continuava com ela no case. Ele é um grande artista e ótimo DJ, já até fizemos um b2b junto com o Lee na Levels Porto Alegre. Eu fiz um vídeo no insta falando que o Carola e o Oxia tinham tocado as nossas músicas e aí ele me mandou uma mensagem: ‘Hey, Ricardo. Não entendi o que você disse em português, mas ok’. Aí expliquei e ele respondeu ‘Sim! Toquei e continuo tocando. A track é ótima, parabéns!’. Eu e o Kaiq ficamos felizes demais com isso. É o começo da nossa parceria, temos muito ainda pra criar juntos, o Kaiq é muito talentoso e aprendo muito no estúdio com ele. Ele também mora em Curitiba, o que facilita bastante. Fico muito feliz dos caminhos terem se cruzado, assim ele pode participar mais do dia a dia da Radiola. Todos ganham com isso.

Play BPM: Kaiq, imagino que a sintonia no estúdio entre vocês deva ser excelente. As ideias fluem naturalmente? Como é trabalhar a quatro mãos com o Albuquerque?

Kaiq: É sempre muito divertido produzir com o Albuquerque, fazemos as tracks sem pressão, deixando tudo acontecer no seu tempo. Isso torna o processo criativo natural. O tempo de estudo ajuda no surgimento das ideias, é muito importante você se atualizar e estar em busca de novas ferramentas e bons samples. Trocamos informações sobre músicas e referências, escutamos vários estilos e estamos em uma sintonia legal, complementamos um a ideia do outro. Ouvimos por muito vezes as produções, somos cautelosos para não deixar passar nenhum detalhe, são os detalhes que te fazem ser diferente dos demais e ter uma identidade. Estamos somente no início dessa parceria e já estamos colhendo bons frutos, tenho certeza que muito coisa legal irá rolar.