Confira as dicas de marketing para DJs da Moon Jelly, nova agência holandesa
Moon Jellyé uma agência criativa que fornece um hub on-line para artistas e DJs, onde eles podem acessar artigos, guias, webinars exclusivos e podcasts para ajudar a planejar uma estratégia para melhorar seu perfil de artista. Criada por especialistas do setor e conhecedores de marketing, a Moon Jelly teve seu lançamento oficial no Amsterdam Dance Event (ADE) deste ano. O Play BPM teve o prazer de estar nesse evento de lançamento e falar com as duas cabeças por trás disso. Um deles é Remko de Jong, que é o diretor de estratégia da Moon Jelly. Remko trabalhou para muitas agências e labels na Europa, Ásia e EUA, e foi anteriormente o diretor de marketing de Nicky Romero e da Protocol Recordings. A outra pessoa por trás do projeto é Chris Bauduin, que é o COO e tem mais de dez anos de experiência na indústria da música e da publicidade, e dirige clubes noturnos, bem como possui sua própria boate em Amsterdã.
Remko: Nós viemos de um background de propaganda. Eu já trabalhava com marketing de grande DJs de EDM, como Nicky Romero e a Protocol Recordings, e por causa desse trabalho eu sempre tive oportunidade de ajudar novos artistas a crescerem na cena. Com isso acabei percebendo que todos caminham pela mesma estrada e tem os mesmo obstáculos. Então no ano passado falei com o Chris, perguntei a ele se não teria interesse em começar uma nova aventura, para ajudar com a publicidade de artistas, labels e promoters. Foi assim que começamos isso tudo, a partir do rascunho.
Chris: No começo era só para o Nicky e a Protocol, mas logo notamos que marketing e propaganda devem ser aplicadas para todos os artistas. Antes o Remko estava ocupado o tempo todo, mas agora nós podemos expandir nosso serviço para outros clientes. No final das contas, o serviço é uma fórmula, um algoritmo a se seguir. A indústria da música se alterou para um negócio mais tecnológico, portanto é muito importante ser relevante no ambiente digital e online. Isso quer dizer que você precisa se voltar para a matemática, que não é a matéria favorita das pessoas na escola, mas se usa muito algoritmo que ajuda o artista a se manter relevante. Não é mais somente sobre produzir música, agora é preciso perfilamento, se manter em contato com sua base de fãs, criar a atmosfera certa porque eles assim você vai crescer na cena.
Remko: Nós já fizemos muitas entrevistas, e sempre nos perguntam, sendo artistas brasileiros, mexicanos, europeus ou asiáticos, é como se destacar dos demais. Nós sempre respondemos que é preciso virar um herói local antes de mais nada. Eu acho que se olharmos para o seu mercado, do Brasil por exemplo, é um dos poucos que se virou muito bem para criar tanto uma boa cena underground quanto uma comercial ao mesmo tempo. Como somos marqueteiros, somos criativos, porém também somos geeks então sempre estamos ligados às informações de data, que são ótimas para prever o que vai acontecer. Assim, sempre venho falando para meus artistas ao longo dos anos “vejam o que o Alok, o que os caras brasileiros estão fazendo, criando uma boa base de fãs em seu país. Com isso, a cada nova música lançada, terá um número imenso de pessoas leais ajudando a te promover”.
Chris: Essa situação te deixa bem à frente de qualquer outro DJ internacional, e não tem nenhum outro mercado como o brasileiro que conseguiu feitos assim em tão pouco tempo. Ou seja, é necessário investir em seu mercado local antes de sair mundo afora. Por exemplo, assim você passa a ser o cara reconhecido por ter uma grande base de fãs em São Paulo, ou no Rio de Janeiro, e que os contratantes podem confiar o público deles a você. Também acredito que os DJs holandeses mostraram que é possível ser reconhecido internacionalmente vindo de um mercado menor. Então digo, que se você é uma artista pequeno que acabou de começar, não tenha medo de investir em si mesmo. Busque se tornar um herói local, crie uma personalidade e conteúdo de qualidade.
Remko: Há muitos artistas hoje em dia devido a tecnologia ou a facilidade de acesso e propagação. Com um pouco de talento você consegue produzir música própria facilmente, mas se você quiser se destacar, marketing e comunicação são as chaves para o sucesso. Há milhares de produtores, mas se você não sair do seu quarto ou estúdio, nunca será notado.
Chris: Esse é o grande objetivo da Moon Jelly: ajudar a inspiração dos artistas, dar confiança a eles de que conseguem atingir seus sonhos. Ficar dependendo de sua música estourar é como jogar na loteria – chance de uma e um milhão. Mas se houver dedicação no trabalho de construção de sua imagem, com certeza será notado na cena. Se nós cooperamos em algo aqui no ADE é em dar gratuitamente um ensaio fotográfico para DJs aspirantes, pois eles nunca tem verba para isso. Já estamos imensamente satisfeitos com os resultados que tivemos com essa ação hoje. Tivemos dois alemães aqui, que estavam pulando de alegria, fazendo fotos incríveis. Para nós, esse é o verdadeiro motivo de fazermos tudo isso: precisamos fazer com que esses jovens alcancem seus sonhos – sem julgar seus estilos musicais.
Ficou interessado? Dê uma olhada no site deles – https://moonjelly.agency/