Em entrevista exclusiva, Debby Wilmsen, porta-voz do Tomorrowland, fala sobre detalhes do festival digital de réveillon
O Tomorrowlandé um dos festivais de música eletrônica mais importantes do mundo. Fez história ao longo de seus 15 anos e edições, trazendo diversas inovações a este mercado, como, por exemplo, a edição virtual que ocorreu em 2020, o Tomorrowland Around the World. Devido ao momento em que passamos mundialmente, e ao sucesso do festival digital, a organização anunciou mais uma edição online, pra fechar 2020 com chave de ouro. Próximo à celebração de réveillon com o Tomorrowland 31.12.2020, conversamos com a porta-voz do Tomorrowland, Debby Wilmsen, sobre todos os detalhes do festival. Confira:
Play BPM: Nós aqui do Play BPM ficamos extasiados com o sucesso do Tomorrowland Around The World em julho, e novamente, estamos muito ansiosos pela edição de ano novo. Como surgiu a ideia de planejar mais um festival virtual tão especial para os fãs da Dance Music de todo o mundo?Debby Wilmsen: Por mais de 15 anos, Tomorrowland provou ser um inovador sólido na indústria global de festivais. Novas tecnologias, perspectivas e ideias; na verdade, a modernização do conceito de “festival”, muitas vezes teve origem no evento na Bélgica. Durante o verão, apresentamos nosso primeiro conceito de festival digital, Tomorrowland Around The World, que foi transmitido por milhões de telespectadores em todo o mundo. À medida que continuamos navegando em uma pandemia global, estamos empolgados em unir mais uma vez o People of Tomorrow por meio de uma experiência digital memorável que dá as boas-vindas a 2021 em todos os 27 fusos horários do mundo.
Os artistas estavam muito entusiasmados em se juntar a nós novamente nesta edição de NYE, mas também os nossos festivaleiros, já que vendemos quase 140.000 ingressos para esta primeira edição no meio do verão. A venda de ingressos foi prejudicada pelo fato de que uma média de oito pessoas assistiram ao festival juntas em cada ingresso, de acordo com nossa pesquisa. Isso significa que mais de 1 milhão de pessoas assistiram Tomorrowland no geral na maior parte do mundo – rendendo apenas cerca de US $ 3 por visualizador – com Estados Unidos, Bélgica, Alemanha, México e Brasil entre os maiores compradores de ingressos. Muitos telespectadores passaram um final de semana assistindo, em média, 17 das 60 horas de conteúdo, segundo nossa pesquisa.
Play BPM: Para o “Tomorrowland 31.12.2020”, a equipe de produção do evento teve mais tempo para organizá-lo, cerca de 5 meses, podemos esperar mais tecnologia ou inovações nesta edição?Debby Wilmsen: O que criamos não é um evento tradicional de transmissão ao vivo com DJs em um estúdio ou em suas casas e espectadores em uma caixa de bate-papo. Em vez disso, é uma forma totalmente única de entretenimento visual. Logisticamente, isso significa que tivemos que pesquisar um pouco sobre as tecnologias mais recentes por um lado e os estúdios disponíveis por outro, onde trabalhamos com segurança com cada artista para dar vida ao conceito
Construir um evento virtual não é fácil e construir essa plataforma a partir do zero nos permitiu criar uma experiência sob medida, já que os fãs do Tomorrowland são usados por nós, mas também deu aos desenvolvedores algumas dores de cabeça. Estamos ultrapassando os limites da tecnologia mais recente disponível, mas, por outro lado, estamos garantindo que essa plataforma esteja funcionando até mesmo em um dispositivo com alguns anos de idade. Durante o desenvolvimento do projeto, mais e mais artistas ficaram ansiosos para estar presentes no line-up.
As equipes que trabalham neste evento são conhecidas desde os Jogos Olímpicos, Super Bowl, filmes de longa-metragem conhecidos e o mundo do desenvolvimento de jogos. Este verão foi uma oportunidade única de ter todas essas equipes disponíveis ao mesmo tempo e nos permitiu criar essa configuração técnica que nunca foi feita antes, certamente não com essa grande quantidade de conteúdo que precisa passar pelo pipeline de produção. No final do pipeline, existem duas plataformas diferentes usadas para montar todos os elementos juntos. Os palcos 3D projetados por Tomorrowland são importados e camadas de elementos de show, luzes, atributos e ambiente são adicionados. Uma plataforma que normalmente é usada para visualizar os elementos do show, como iluminação, lasers, efeitos visuais e outros efeitos, é usada para a maioria dos palcos internos onde os elementos do show são essenciais para a performance. Então, tivemos um bom exercício neste verão e agora estamos prontos para o NYE!
Todas as gravações já foram feitas em novembro. Para capturar todas essas performances, o Tomorrowland construiu dois grandes estúdios com tela verde na Bélgica e nos EUA (LA). Artistas europeus vieram para a Bélgica. Todas as ações seguras e cobiçadas, é claro!
Desta vez não é um festival de 2 dias, mas sim uma passagem de ano onde por todo o mundo as pessoas podem sintonizar das 20h00 às 03h00, hora local. Desta vez teremos 4 novos palcos onde os artistas se apresentarão e usaremos uma nova sala de concertos, chamada NAOZ.
NAOZ é um novo local de entretenimento digital durante todo o ano. O revolucionário mundo do entretenimento virtual preparado para o futuro reunirá músicos, artistas e comunidades de todo o mundo, oferecendo às pessoas uma maneira espetacular de experimentar shows e performances digitais com a melhor tecnologia do mundo em design 3D, produção de vídeo e efeitos especiais – tudo a partir do conforto de sua própria casa e acessível em todos os dispositivos (PC, laptop, smartphone ou tablet).
O People of Tomorrow pode começar sua noite explorando os 4 palcos digitais fascinantes e meticulosamente projetados, curtindo os sons de Artbat e Meduza no palco Atmosphere; David Guetta, Lost Frequencies, Major Lazer e Martin Garrix no palco Melodia; DJ Snoopadelic, Duck Sauce e Tchami no palco Planaxis; Coone, Da Tweekaz e D-Block & S-te-Fan no palco Pulse – tudo do conforto de sua casa – contando as horas até o início de 2021. A festa não para à meia-noite: Armin van Buuren, Boys Noize, Charlotte de Witte, Kölsch b2b Joris Voorn, Maceo Plex, Netsky e Sub Zero Project verão pessoas ao redor do mundo dançando até altas horas – há até uma festa especial para mantê-los em movimento com a música do alias underground de David Guetta, Jack Back.
Play BPM: Depois do sucesso de “Around The World” e de ir para o seu segundo projeto online, é possível dizer se esse novo formato de entretenimento online vai se tornar algo comum, mesmo com o retorno dos eventos físicos?Debby Wilmsen: Criamos um novo ambiente onde podemos produzir um festival sem quaisquer restrições. Pudemos ver os festivais virtuais se tornando uma experiência contínua que oferecemos às pessoas, além de nossos atuais dois festivais anuais e residência em Ibiza. No entanto, certamente aguardamos o retorno dos festivais presenciais.
Este é um investimento de longo prazo em um novo modelo de transmissão ao vivo que pode se tornar um evento anual – mais provavelmente no inverno – que complementa o festival ao vivo realizado todo verão em Boom, Bélgica, que normalmente atrai 400.000 fãs de mais de 200 países em dois fins de semana .
Acreditamos que o digital existirá ao lado do presencial e também acreditamos que devemos criar momentos em que as pessoas realmente queiram ver a transmissão ao vivo de uma forma especial e realmente vejam isso como um pequeno evento. Mais informações aqui.
Play BPM: O design e a construção dos palcos de ambas as edições são excepcionalmente magníficos. Você planeja converter algum palco para edição física no futuro?Debby Wilmsen: Talvez 😉 mas você conhece o Tomorrowland e tentamos surpreender nossos festivaleiros todos os anos.
Play BPM: Com o cancelamento da edição de 2021 do Tomorrowland Winter, há planos para sua realização em 2022?Debby Wilmsen: Gostaríamos de estar de volta a um cenário de inverno em 2022, mas antes de mais nada: nosso NYE em 2020.
Play BPM: E por fim, há alguma notícia especial para nos contar sobre a edição física do Tomorrowland 2021?Debby Wilmsen: Não, desculpe, as primeiras coisas primeiro: NYE. 😊