Por Laura Stetner.
Para um artista, até o ar que ele respira pode se tornar inspiração. Para um DJ, a música pode influenciar na hora de tocar para uma pista, produzir no estúdio, tomar uma decisão pessoal e até mudar o cabelo. Esse último é o caso do DJ Glen, que contou à Play BPM que decidiu, em 2005, fazer dreads inspirado em seu vocalista favorito, Zack de Larocha, do Rage Against the Machine.
Porém, mesmo para um DJ, as influências não vêm apenas da música. Glen divide com a Play que o viver é inspirador: “A sinceridade em passar aquilo que você é nas suas produções é essencial e sua própria evolução é a evolução nas músicas. Resumindo, viver é a inspiração.”
O artista, fã de rock desde pequeno, percebeu cedo que alinhar a apresentação para o público, de forma que todos os elementos estejam em harmonia faz com que a mensagem seja passada de forma clara. Estratégia que hoje Glen usa para produzir suas próprias músicas: “Praticamente todas as minhas tracks tiveram influências para além de musicais”, conta.
Outra coisa que ajudou Glen a se inspirar no cotidiano foi a maneira de ver as coisas. Ele dividiu com a gente que é uma pessoa muito positiva e prefere sempre focar na solução dos problemas. Nós então aproveitamos para aprofundar esse papo e esperamos que, assim como tenha inspirado nosso time, também inspire você:
Glen, sabemos que é um pouco abrangente, mas o que de fato te inspira hoje em dia na hora de produzir?
Esta é uma pergunta tão complexa, mas tão complexa, que foi um dos assuntos aos quais vendi cursos durante a pandemia e atualmente faço tutoria semanal na maior comunidade de produtores do país, a do André Salata. Sintetizando em uma escala universal, a música é uma forma de se comunicar, os ouvintes respondem com a dança e a melhor maneira de saber o que dizer é experimentando, respeitando e seguindo princípios da vida que você planeja para você mesmo. A sinceridade em passar aquilo que você é nas suas produções é essencial para um resultado a longo prazo e sua própria evolução é a evolução nas músicas. Resumindo, viver é a inspiração.
E existe alguma track que você produziu que teve influências específicas que vão além da música?
Praticamente todas. Eis que surge uma questão sobre intermediação na música, principalmente na dance music. Antes de ser produtor, sou DJ. Uso o que chamamos de "tracks", ou trilhas, para escrever um "set", que conta uma história e que tem uma ideia por si só. Se nos aprofundarmos ao nível da produção vemos a mesma lógica, só que com loops e tools feitos por terceiros e por sua vez, se começarmos a aprofundar e produzir os loops, vamos chegar ao ponto de produzir os instrumentos, os sintetizadores, um ponto onde ainda não cheguei, mas já estou dando os primeiros passos...
E pessoas, no geral, que te inspiram? Vivas ou não… daria pra pontuar algumas?
O exemplo do Zack de la Rocha mesmo foi ótimo! Ele me inspirou quando eu nem lembro que idade eu tinha, era uma criança, não sabia inglês e nem fazia ideia do que ele falava, mas como tudo em volta estava alinhado (banda, show, público) dava pra perceber bem o tom de rebeldia e de solicitar o controle da própria vida que ele pregava, depois de muito tempo fui pesquisar e ler sobre tudo que aquilo representava, foi meio que "ahhh, mas era tão óbvio".
Me lembro bem como me senti representado pela música e como me ajudou em questões pessoais, sendo o início de uma grande pesquisa para tentar entender o mundo, que me encantava mas era uma grande incógnita na época. Sempre percebi muitos erros na forma que as pessoas a minha volta viviam e este é um lado inverso e inspirador também, gosto de me inspirar nas coisas que considero boas e também nas que considero ruim, tentando sempre uma forma de melhorá-las de maneira positiva e não crítica e reclamenta, como por exemplo um estilo de música em que todos amam, menos eu… pode existir uma forma de deixar este estilo de uma maneira que me agrade também, já que a maioria gosta e eu não. Talvez seja essa a minha janela para contribuir com algo e encontrar meu lugar ao sol, por que não?
Então a inspiração pode estar em qualquer lugar, se você estiver aberto a isso, certo?
Como mencionei acima, a inspiração reversa, tentando visualizar um problema e uma solução, sempre me deu a oportunidade de participar de muitos núcleos e cenas musicais, acredito ser a maior dica que o leitor pode ler hoje, mesmo que ele já saiba, o simples fato de lembrar vale a pena.
Acompanhe DJ Glen no Instagram e no Soundcloud.
Imagem: divulgação.