Debby Wilmsen, porta-voz do Tomorrowland, revela detalhes exclusivos sobre a edição de 2021 e o “Around The World” ao Play BPM
Com o avanço da pandemia do Covid-19 pelo mundo afora, a organização de um dos maiores e mais almejados festivais de música eletrônica do mundo não teve outra escolha que não adiar a edição que ocorreria neste final de semana e no próximo, para 2021. Após mais de 15 anos reunindo anualmente milhares de pessoas dos mais diversos países para celebrar a vida e o amor, o Tomorrowland Bélgica foi forçado a substituir a edição física, pela online. Nascendo assim, o “Tomorrowland Around The World”, previsto para acontecer nos dias 25 e 26 de julho, com a promessa de ser o festival online mais tecnológico já existente.
De uma hora para outra, o planejamento de um ano inteiro teve de ser colocado em stand-by, exigindo a criação de um novo festival, completamente diferente do que estamos acostumados, e dando brecha para centenas de dúvidas e perguntas pairarem no ar: “Será que vai dar certo?”, “Como realmente funcionará?”, “Teremos surpresas?”.
Faltando menos de uma semana para a realização do “Tomorrowland Around The World”, o Play BPM foi atrás de respostas e bateu na porta da própria organização para consegui-las. À seguir, vocês conferem uma incrível, sincera e exclusiva entrevista com Debby Wilmsen, porta-voz e responsável pela comunicação do Tomorrowland, sobre os mínimos detalhes à respeito da edição online e edição física em 2021.
Play BPM: Olá Debby, nós do Play BPM estamos muito empolgados com esta versão online do Tomorrowland e nos perguntamos quão grande é o desafio de criar tudo de novo e deixar o festival físico adiado.
Debby: A construção da ilha Tomorrowland está atualmente em seus estágios finais, onde a capacidade de resposta entre os dispositivos e os detalhes visuais estão sendo otimizados. Construir esta plataforma do zero nos permitiu criar uma experiência personalizada como os fãs do Tomorrowland estão acostumados, mas também deu dores de cabeça aos desenvolvedores.
Estamos ultrapassando os limites da mais recente tecnologia disponível, mas, por outro lado, garantimos que essa plataforma esteja funcionando perfeitamente como um dispositivo em alguns anos. Durante o desenvolvimento do projeto, mais e mais artistas ficaram ansiosos estar presentes no line-up. Para capturar todas essas performances, o Tomorrowland construiu quatro grandes estúdios de tela verde. A maior parte das performances será gravada nas dependências do Tomorrowland, em Boom, na Bélgica.
Todos os artistas que vivem na América do Norte e Central serão gravados em um estúdio em Los Angeles, artistas latino-americanos em São Paulo, e DJs australianos em Sydney. Todos os estúdios precisaram ser modificados para criar um ambiente que permita espaço suficiente para a equipe criativa tornar essa transmissão digna do Tomorrowland. Todos os cicloramas (ou paredes infinitas) têm 6m ou mais, com pelo menos 8 metros de largura e de profundidade. Uma cabine completa de DJ será construída em cada estúdio.
Play BPM: Como foi receber a notícia de que o Tomorrowland (como conhecemos) não aconteceria em 2020? Depois de 15 anos fazendo isso acontecer, como você está se sentindo?
Debby: Essa situação é extremamente difícil para todos nós: a indústria de eventos, os artistas e todos que trabalham direta ou indiretamente com artistas ou na indústria da música. O Tomorrowland – assim como todos os outros grandes eventos – só é possível graças a uma rede de centenas de fornecedores e milhares de colaboradores, trabalhando por mais de um ano em cima do nosso amado festival. Muitos artistas talentosos, empresas criativas e pessoas trabalhadoras e apaixonadas – incluindo nossa própria equipe – estão agora no “olho da tempestade” e estão passando por momentos difíceis. Precisamos ser resilientes, apoiar-se mutuamente e ser flexíveis para garantir que ainda haverá um setor de eventos pós-pandemia.
Os artistas não podem se apresentar para o público ao vivo, mas são criativos e você sente muita criatividade e novos planos, novas músicas e novos negócios chegando de todos os lados. Ficamos muito surpresos, felizes e honrados ao ver que tantos artistas estavam entusiasmados em participar do nosso festival digital. Eles podem se conectar com o “People of Tomorrow” e isso nos deixa contentes. A maioria dos artistas que reservamos não fizeram transmissões ao vivo ainda. Então será algo bem exclusivo.
Play BPM: Com as novas circunstâncias, vocês tiveram que construir um novo festival em um novo conceito em um período muito curto de tempo. Quão desafiador foi tudo isso?
Debby: O Tomorrowland 2020 não é um evento tradicional de transmissão ao vivo com DJs em um estúdio ou em suas casas e telespectadores em uma caixa de bate-papo. Em vez disso, é uma forma totalmente única de entretenimento visual. Logisticamente, isso significa que tivemos que pesquisar muito sobre as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado, por um lado, e os estúdios capazes de comportar tal ideia, por outro. Sempre pensando no bem-estar de todos, trabalhando com a segurança e a saúde de cada artista para dar vida ao conceito inovador.
Play BPM: O que a edição física pode aprender com o “Tomorrowland Around the World”? Estamos vendo esses dois tipos combinarem em 2021, talvez?
Debby: Por mais de 15 anos, o Tomorrowland provou ser um festival inovador e sólido na indústria global de festivais. Novas tecnologias, perspectivas e ideias; de fato, a modernização do conceito de “festival” tem se originado frequentemente no evento na Bélgica. Mas agora, o “Tomorrowland Around The World” é um festival completamente novo que estamos criando com nossas equipes digitais e criativas, além dos insights da DogStudio e diversos especialistas em TI e conteúdos digitais. Criamos um novo ambiente no qual os participantes podem descobrir nossos palcos em 3D, cenários ao vivo dos maiores artistas, jogos, webinars e outras atividades. Será algo muito diferente do que vocês estão acostumados.
Criamos uma plataforma digital e um ambiente em que podemos produzir um festival online sem restrições e cheio de interação. Podemos enxergar esse formato tornando-se uma realidade para nós, acontecendo ao mesmo tempo que nossos dois festivais anuais atuais, e residência em Ibiza. O futuro chegou e se pudermos atingir mais “People of Tomorrow”, estaremos felizes. No entanto, certamente estamos ansiosos pelo retorno dos festivais presenciais.
Play BPM: Falando sobre o próximo ano, o que podemos esperar? Um terceiro fim de semana em 2021 para vender novos ingressos em janeiro? O mesmo tema planejado para 2020?
Debby: Estamos ansiosos para construir nosso Mainstage na Bélgica em julho de 2021, e estamos nos preparando para o Tomorrowland Winter na França também, e claro, esperamos estar novamente em Ibiza com nossa residência semanal. Nossa equipe de operações e produção trabalhou no último mês em nossas edições futuras e nossa equipe digital e criativa está muito ocupada com o festival online do final de semana que vem. Não podemos prever o futuro, mas esperamos realmente unir todo o “People of Tomorrow” no próximo ano ‘de verdade’.
Em 2021 teremos o tema que estava planejado para 2020, o “The Reflection of Love”. Vamos construir o palco principal que planejamos construir este ano e os participantes do festival da versão digital já poderão ver uma prévia dele em 3D esse ano.
Estamos em constante contato com os diferentes governos e autoridades, para assim sabermos as diretrizes que teremos que seguir em Julho de 2021. Mas com certeza pensamos em manter a plataforma de festival digital como um evento suplementar, acontecendo ao mesmo tempo que o evento presencial. Mas podemos garantir que 2021 não terá um terceiro fim de semana.
Play BPM: Para finalizar, que mensagem você gostaria de deixar aos fãs do Tomorrowland no Brasil neste momento?
Debby: Realmente esperamos nos unir novamente “de verdade” no futuro, mas por enquanto: cuidem de si e de seus entes queridos e curtam a música em segurança. O que começamos juntos em 2005 se tornou um forte símbolo global. Triunfaremos juntos e continuaremos a nos unir.