Entrevistas

Innure, heads da Prototype Music, falam sobre 5 práticas fundamentais para quem deseja abrir uma gravadora

Você é um artista apaixonado por música eletrônica. Adora pesquisar e descobrir novos sons e produtores. Compartilhar suas descobertas com outras pessoas então, nem se fala… Bom, talvez esses sejam os três principais motivos que levam alguém a abrir seu próprio selo, afinal, graças com o avanço da tecnologia e a facilidade de distribuição de música digitalmente, dar início a uma gravadora ficou muito mais fácil.

Mas não pense que os custos são mínimos e que tudo dará certo apenas com o pontapé inicial. Além de ter um objetivo claro e bem definido com seu selo, é fundamental que outros tópicos estejam alinhados desde o início e que, idealmente, você levante todos os custos antes desse start para não ser pego de surpresa nos primeiros meses de gestão. Quem fala um pouco mais sobre isso é a dupla Colussi e r4ne, que juntos formam o duo Innure, capitaneando a gravadora batizada de Prototype Music.

Até aqui, já são oito lançamentos no catálogo do selo e nomes bem expressivos fazem parte como o duo techneiroBinaryh, Renato Cohen, L_cio e ZAC. Abaixo você confere pelas palavras dos headlabels algumas das práticas fundamentais para você que também sonha em ter sua própria gravadora.

Esteja em constante contato com a sua identidade sonora Mantenha se sempre atualizado e busque entender como funciona a engenharia musical do gênero predominante da sua gravadora. Isso irá garantir que ela entregue releases condizentes com os quais você idealiza.

Seja fiel a sua imagem Identidade visual é extremamente importante e é algo difícil de se construir em uma marca. Analise o tipo de imagem que você deseja passar, estruture de forma que funcione como um complemento de valor da sua label e então seja fiel a ela. Evite trocar o padrão de imagens para não confundir seu público e exponha de forma original junto com os releases. Essa identidade fará com que as pessoas reconheçam seu trabalho de forma mais fácil, distinguindo a sua marca da concorrência.

Seja crítico com suas demos Essa é uma tarefa bem difícil. Sabemos como é complicado lançar uma track quando não se tem muito reconhecimento. Constantemente recebemos demos de pessoas com muito potencial, que sempre ficam ansiosas e com expectativas do nosso feedback. O que acontece é que mesmo recebendo essas boas tracks, a maioria não se encaixa na proposta de identidade da Prototype, cabe aqui o discernimento de diferenciar o material recebido e saber dar uma negativa de forma adequada ao artista.

Crie um vínculo com os artistas que lançam na sua gravadora Um dos principais pontos ao criarmos a Prototype foi que estaríamos conectados aos artistas para criar um tipo de afeto e não apenas ser uma gravadora que lançou a música dele. Desde o início, planejávamos fazer showcases onde convidaríamos todos os artistas que lançamos para tocar, com a pandemia, essa ideia teve que ser deixada em stand by e então pensamos em outras formas de criar essa proximidade. Atualmente estamos enviando uma lembrança para cada artista, relacionado ao lançamento que fez conosco, e também um pequeno brinde para que ele se sinta valorizado de verdade. Isso também ajuda a levar o nome da Prototype mais longe e mostra que nosso trabalho vai muito além da simples relação produtor-gravadora.

Planeje os investimentos Uma gravadora é como uma empresa, saiba disso. Nela você terá vários custos, seja na parte de pós-produção com a masterização, identidade visual, distribuição digital ou mesmo na promoção, que também é fundamental para fazer seus releases chegarem mais longe. Tudo isso é importante estar na ponta do lápis — ou no seu computador — para que você possa fazer o balanço e investimentos corretos.