Entrevistas

Cultura Cosmo comemora 4 anos em festa com BLANCAh; falamos com Lisi sobre a empresa

“União” e “espaço harmônico” são as palavras usadas por Lisiane Oliveira para definir a Cultura Cosmo . Lisi, produtora fonográfica, DJ e atriz, é a idealizadora desse projeto que envolve grandes parcerias, como a Escola de DJs Beatlife (MG) e os artistas Zomero e Lapax. Fundada em 2018, a Cultura Cosmo já organizou sete eventos, sendo os dois últimos no modo híbrido itinerante. Além de organizar festas, a Cultura Cosmo oferece aulas voltadas a formação de artistas, como gestão de carreira, organização pessoal, marketing e music bussiness de forma gratuita no aplicativo Taboom.

Falando nisso, a Cultura Cosmo vai comemorar quatro anos no dia 23 de abril, em Coqueiros, Florianópolis - SC, no Role da Ponte Club, e com um time de peso: BLANCAh, WOMAH, Zomero e Anne Koch DJ. Os ingressos já estão à venda .

Para saber mais sobre a Cultura Cosmo e a festa de aniversário da empresa, batemos um papo com a Lisi. Confira tudo a seguir:

Oi, Lisi! O Cultura Cosmo é um coletivo e uma label party ? Conta para gente como ele surgiu.

A Cultura Cosmo é uma empresa que prioriza a união e o respeito dentro do mercado da cultura e do entretenimento e tem como objetivo proporcionar um espaço harmônico que contempla a diversidade, a qualificação de artistas e profissionais de eventos e o compartilhamento dos vários saberes.

Ao trazer para os eventos presenciais, as experiências sensoriais e lúdicas que complementassem a experiência trazida pela música, e principalmente, lineups com o mesmo número de mulheres e homens, uma nova cultura de arte e entretenimento invadiu o planeta Terra em formato de evento presencial em 2018. Promovendo união, respeito e harmonia entre todos os atuantes e consumidores do mercado artístico-musical, trazendo os DJs como artistas e dando visibilidade para as mulheres nos palcos e bastidores do mercado.

O projeto traz também a temática lúdica para contar a história de um planeta chamado Cosmo, que existe a milhões de anos-luz da Terra, onde os seres se conectam através da música e se reconhecem através da energia de união e respeito. Pensando nisso, também criei o meu projeto WOMAH, assim, junto com os artistas da Terra, fortalecemos o mercado da música eletrônica criando oportunidades, difundindo a união e o respeito e incentivando a harmonia.

Quem forma a crew da Cultura Cosmo?

Desde abril de 2021, a Cultura Cosmo firmou parcerias sólidas para somar forças na transformação do mercado, entre elas estão: A Escola de DJs Beatlife (MG) e sua sócia-fundadora, professora, DJ e produtora cultural Jamila Martins que ministra as aulas gratuitas para artistas no programa Observatório Beatplay (terças-feiras às 20h).

Também faz parte o artista Zomero, apresentador e coprodutor do programa Estação Espacial, que traz produtores musicais do cenário nacional e internacional para compartilhar os seus processos criativos e bastidores de suas obras (quarta-feira 20h).

A artista Lapax, apresentadora e coprodutora do programa Moonlight, roda de conversa entre mulheres da cena falando e compartilhando experiências sobre e do mercado da música eletrônica (segunda-feira 20h). Toda a programação, atualmente, acontece no aplicativo brasileiro de transmissões ao vivo Taboom (disponível para Android e iOS)

Já fizeram parte a crew Sistah, produtora do programa Technocosmo, e Ana Tada, produtora e Dj do programa Desafio Cósmico, realizados anteriormente na Twitch.

O Cultura Cosmo completa 4 anos em 2022. Como foi a evolução dessa história ao longo dos anos?

Tudo começou em 2017 com a criação da WOMAH e em 2018 veio o universo em formato de festa presencial que, na época, se chamava ‘Cosmo Party’. O logo era feito nas cores preto e branco para enfatizar os opostos unidos, trabalhando juntos e formando uma ‘coisa’ só. Essa sempre foi a intenção.

Em 2019, eu comecei a dar aulas de discotecagem e produção musical, além de me envolver com o teatro e a produção de espetáculos também. Até então parecia muito fora de contexto, mas fui trazendo para dentro do universo do DJ principalmente a atenção à presença de palco.

Já em 2020, com a pandemia, me conectei com artistas do mundo inteiro e a primeira ação feita no meio digital pela Cultura Cosmo (já com esse nome) foi um festival solidário em prol dos prejudicados pelo ciclone bomba em Santa Catarina. A partir daí, as entrevistas de domingo no IGTV (Via Lactalk) nasceram e me conectando com novos artistas, em abril de 2021 convidei o Zomero e a Jamila Martins para entrarem nessa jornada cósmica junto comigo. Hoje, eles fazem parte do desenvolvimento da Cultura Cosmo e as peças do universo para servir os artistas e o mercado da melhor forma possível vão se encaixando.

Falando nisso, em comemoração ao aniversário da empresa, a festa rola no dia 23 de abril com BLANCAh. Como foi formado o lineup do evento?

Particularmente, eu tenho uma admiração muito grande pela BLANCAh. Ela me marcou no início da Cultura Cosmo com uma conversa rápida e que fez todo o sentido em meio a tantas incertezas e pressões do mercado. De uma maneira natural, ela foi uma das pessoas que trouxe leveza para o meu processo e não consigo cogitar outra/o artista se não ela para ser headliner da primeira comemoração de aniversário pós pandemia.

A WOMAH é a estrela, personagem que deu origem a todo o universo lúdico da Cosmo, que difunde a mensagem de união, respeito e harmonia no planeta Terra através da música e do teatro.

Zomero (SP), DJ e produtor musical, é um dos astros destaques da comunidade, além de coprodutor da programação semanal e estar à frente para o desenvolvimento do projeto como relações públicas.

Anne Koch DJ e produtora de 25 anos, iniciou sua carreira como DJ em 2020, apostando no gênero progressive house e melodic techno, passeando pelas linhas de House com influências de sons progressivos e melódicos, entregando sets diferenciados. Em 2021 começou a produzir e pretende lançar a sua primeira produção no próximo mês de maio. Já se apresentou em notados clubs como Terraza Music Park, Live Club, entre outros.

A Cultura Cosmo tem um viés educacional muito forte. Esse era o objetivo desde o início?

A empresa é sustentada por três pilares. Entre eles o do conhecimento e conexões e esse pilar foi semeado em três momentos: o primeiro foi durante a pandemia COVID-19 com o mercado de eventos parado e sem perspectivas, eu abri turmas de produção musical nível básico para mulheres. Era via Zoom (aplicativo), ao vivo, e com valores voluntários, a fim de me conectar com outras mulheres do mercado. Paralelo a isso, eu publicava esporadicamente nas redes sociais dicas para aspirantes a produtores musicais e sobre o universo da música eletrônica, além da programação normal de eventos online, festivais solidários e entrevistas.

O segundo momento já contava com a parceria do Zomero e da Jamila Martins que, juntos, incentivávamos, orientávamos e ensinávamos artistas a fazerem transmissões ao vivo para manterem o movimento, mesmo durante a pausa do setor de eventos. Nessa época, produzíamos lives semanais na Twitch, apresentando nossos artistas e essa iniciativa gerou contratações, como para as artistas Divis e Klah, além de collabs entre produtores da comunidade.

E o último momento, que é também o atual e que ganhou força com a parceria da Escola Beatlife (MG), foi quando fomos convidados pelo aplicativo de transmissões online Taboom para criar conteúdo digital na plataforma e, a partir disso, a terceira temporada de programação online começou.

A remodelagem dos programas traz conteúdos essenciais para todo artista e/ou interessados no mercado. Hoje temos aulões sobre gestão de carreira, organização pessoal, marketing e music bussiness de forma exclusiva e 100% gratuita que acontece semanalmente a partir das 20h no aplicativo Taboom.

Quantas edições da Cultura Cosmo já rolaram? É uma festa itinerante? Quais os DJs que já passaram por ela?

Ao total foram 5 edições entre 2018 e 2020, sendo 2 abertas ao público em Florianópolis/SC com os artistas Carola, Womah, Sistah, Raupp, Somell e Oliv. Neste retorno do setor da cultura e do entretenimento, pós pandemia, já aconteceram 2 edições do projeto Cultura Cosmo Invade, evento híbrido itinerante, onde se apresentaram os astros da comunidade Lucas V, Klah, Sistah, Geysa Spinelli, Jamila Martins, Zomero e WOMAH. Também tivemos a presença dos astros Dapper e Giorgia Moro.

Serviço: Cultura Cosmo 4 anos

Data: 23 de abril de 2022

Hora: das 22h às 6h

Local: Role da Ponte Club (R. Jean Carlo Silva, 80 - Coqueiros, Florianópolis - SC)

Atrações: Anne Koch, Blancah, Zomero e WOMAH

Ingressos: sujeito a disponibilidade de lote via Sympla

Redes sociais: @culturacosmo

Obrigatória apresentação do comprovante de vacinação.

Evento para maiores de 18 anos.