Confira entrevista feita diretamente da Espanha com TOYZZ, que conta sobre seu último lançamento "ASI" e muito mais!
Você já conhece o DJ e produtor TOYZZ? O espanhol vem cada vez mais ganhando seu espaço na cena eletrônica, expandindo as fronteiras além do estúdio e conquistando as pistas de dança.
Conversamos com ele sobre seu recente lançamento "ASI" pela TECHNE Records, além de falar um pouco suas inspirações dentro da música, desejos de futuras collabs e seu conhecimento sobre o Brasil! Confira abaixo o bate-papo para conhecer um pouco mais deste artista.
- Ao produzir "ASI", qual foi a maior inspiração para levar as raízes latinas para a música?
Quando produzo minhas músicas, vejo o todo como um quebra cabeça com muitas peças pequenas. As minhas referências musicais são quase tudo, desde o que ouço na televisão até ao que ouço na rua quando estou dentro de um carro, por isso não posso escolher um específico. Claro que a influência latina está lá, 50% da vibração é a vocal, sonoridade semelhante à de Tokisha e de outras artistas dominicanas que eu adoro.
2. Toda sua experiência com instrumentos com certeza ajuda muito na hora da produção. Você acha que esse é um requisito necessário para quem quer começar na música eletrônica?
Tenho quase a certeza que tocar um instrumento e estudar as noções básicas da teoria musical vai te poupar muito tempo. Conheço amigos que são grandes produtores e durante o processo de criação eles vão até o fundo para tentar entender o que estão fazendo, eles usam a fé na hora de produzir, já eu prefiro ter o controle ao criar meus projetos e brincar com ideias. Com isso, o meu conselho para as pessoas é começar pela música, sair e comprar um piano ou guitarra digital por ser mais em conta, e a partir daí aprender as noções básicas sobre a música… eu garanto que isso vai trazer muito resultado.
3. Dentro da música em geral, quais são suas principais inspirações? Você tenta trazer algo delas para suas músicas?
Como mencionei anteriormente, tenho muitas inspirações, mas se for para escolher uma, definitivamente diria que Skrillex e Gesaffelstein, que são as minhas principais influências como artistas musicais. De Gesa, eu absorvi o tom escuro e elegante, e a forma como ele comunica com a teoria da música. E relacionado com Skrillex, por outro lado, estudei a sua paleta sonora e a capacidade que ele tem em adaptar a música às massas, sempre fazendo o que ele quer fazer. Ambos têm as capacidades musicais e artísticas que admiro.
4. Você tem o sonho de fazer uma collab com algum artista da cena? Se sim, com quem?
Na área da produção musical, gostaria de trabalhar com Diplo, acho que ele tem um gosto surpreendente pela música, mesmo que seja pop, eletrônica ou qualquer uma que ele faça, ele é o maior produtor de música do mundo. Além disso, ouço muito Mora e Bad Bunny, por isso diria que trabalhar com eles numa sessão de estúdio é um dos meus principais objetivos na vida.
5. Você conhece o Brasil? Se não, sabe algo sobre a música eletrônica do país?
Sei que há uma cena underground em crescimento, há muitos grandes artistas como Vintage Culture, Mojjo, e todo o país é recheado de artistas. Infelizmente nunca estive no Brasil (ainda), mas espero estar lá e tocar minhas músicas muito em breve. Um dos meus melhores colegas de apartamento, Adrian é brasileiro, e ele gosta de comer muitas feijoadas e picanhas. Definitivamente tenho que ir pela comida e música.
Gostou de conhecer um pouco mais de TOYZZ? Então não deixe de seguir o artista em suas redes sociais e plataformas digitais para não perder nenhuma novidade!!
Imagem de capa: divulgação