
Tribe Festival: batemos um papo exclusivo com Moritz Hofbauer, membro da FCKNG SERIOUS e headliner do Palco Tribe Club
Daqui a menos de uma semana acontece a edição de 20 anos do TRIBE Festival. Depois de uma espera de 2 anos, finalmente a Arena Maeda vai receber os milhares de fãs de música eletrônica ansiosos para comemorar um marco tão importante para o evento.
Com quatro palcos, o TRIBE vai receber os maiores nomes da cena nacional e internacional. Dentre eles temos o alemão Moritz Hofbauer, um dos membros da FCKNG SERIOUS, label do bruxo Boris Brejcha.
DJ desde os 15 anos, Moritz teve seu primeiro sucesso em 2015 com o lançamento da música “In Between” pela Jeudi Records. Desde então ele acumula tracks em gravadoras de artistas como Township Rebellion, Ben Böhmer e Nils Hoffmann; além de apresentações em palcos de renome como os clubes Docks em Hamburgo e Harry Klein em Munique, e festivais como Sonne Monde Sterne Festival e Isle Of Summer.
Atualmente, entrou para a família FCKNG SERIOUS de Boris Brejcha, ao lado de Ann Clue, com quem viaja o mundo com performances live. E é exatamente o que os três farão no Palco Tribe Club.
Conversamos com o DJ para conhecer um pouco mais sobre sua história e seus planos para 2022, confira:
Oi, Moritz! Em primeiro lugar, muito obrigada por essa entrevista! Estamos muito animados para conhecê-lo melhor e assistir seu set no TRIBE Festival! A sua história com a música eletrônica vem desde muito novo, com diferentes gêneros. Pode nos contar um pouco mais sobre isso? Como foi sua transição de tocar o violoncelo na sua orquestra local para música eletrônica?
Obrigado por me receberem. Estou realmente ansioso para tocar no TRIBE Festival, e já estou entusiasmado! Sim, quando entrei em contato com a música pela primeira vez foi com música clássica quando era criança. Fui ensinado a tocar violoncelo na escola, e também toquei piano por muito tempo. O que realmente me levou à música eletrônica foi quando descobri o sintetizador eletrônico e sons de bateria em um pequeno teclado. Eu tentei fazer minhas próprias melodias e batidas com os sons do teclado. Eu não queria mais tocar música clássica que outra pessoa tivesse escrito. Eu queria fazer minha própria música. E este foi o ponto de partida. Experimentei muitos gêneros diferentes nos anos seguintes, até que finalmente descobri o House e o Techno. Isto era como um mundo novo para mim.
Quando e onde você tocou seu primeiro set?
A primeira vez que fui DJ na frente de pessoas foi em uma festa particular por alguns amigos. Acho que eu tinha 14 anos e havia um pequeno jardim, um sistema de som e 20 pessoas dançando. Isso foi incrível. A primeira vez que toquei um set ao vivo foi no verão de 2021 em Yekaterinburg [cidade na Rússia]. Foi uma experiência enorme para mim, também porque foi a primeira vez que toquei apenas minha música. Eu estava tão nervoso.
Em 2015, você estabeleceu o primeiro de muitos marcos em sua carreira, lançando "In Between" na Jeudi Records. Como foi essa experiência para você? Você entrou em contato com o selo ou eles entraram em contato com você?
Lembro-me muito bem do momento em que fiz esta faixa e quis enviá-la junto com algumas outras faixas para gravadoras que eu gostava. Foi a primeira vez que enviei uma demo e, sinceramente, não esperava nenhuma resposta. Depois que eles me responderam que queriam lançá-la, não pude acreditar e fiquei super entusiasmado. Após o lançamento, a faixa também entrou no Top 10 dos charts do Beatport, o que foi muito legal.
Como funciona seu processo criativo? Você tem passos para sua produção?
Normalmente, ao iniciar uma nova faixa, eu me concentro totalmente em encontrar um som interessante e significativo que me inspire, algumas harmonias legais ou uma melodia que me toca. Eu me concentro totalmente em melodias e harmonias no início, já que é isso que realmente define uma canção para mim. É claro que também há exceções. Um groove cativante ou alguns sons fascinantes de bateria também podem ser o ponto de partida para uma nova faixa.
Agora você é um membro da famílai FCKNG SERIOUS. Como isso aconteceu? Como tem sido para você? E como é sua relação com Boris?
Entrei em contato com Boris e FCKNG SERIOUS depois de ter feito um remix para Theydream que também fazem parte da FCKNG SERIOUS desde o primeiro dia. Isto parece que foi o começo de um novo capítulo para mim. Não só musicalmente, já que tenho a oportunidade de tocar minha música em tantos lugares do mundo para tantas pessoas em diferentes países, mas também porque toda a equipe do FCKNG SERIOUS é realmente mais como uma família.
Estamos trabalhando juntos, festejando juntos e nos curtindo juntos, e eu estou super feliz de fazer parte disto. E meu relacionamento com Boris é da mesma maneira. Acho que também nos entendemos muito bem porque sinto que somos ambos mais introvertidos e mais focados, e sabemos o que está acontecendo.
Olhando para trás, quando você começou, e onde você está agora, o quanto sua vida mudou?
Sou capaz de fazer agora o que tenho trabalhado nos últimos anos: ou estar em turnê e tocar minha música em vários lugares e entrar em contato com tanta gente, ou fazer novas músicas no estúdio sem parar.
Quais ou quem são suas inspirações na música?
Isso meio que mudou ao longo do tempo. O que definitivamente mais me inspira agora são os shows e as apresentações ao vivo. Sentir o baixo nos enormes sistemas de som, ver as pessoas dançando e sentir a música, todo o visual, as luzes e esses sentimentos intensos que se tem. Há uma energia tão gigantesca nestes momentos. Quando chego em casa após os shows e vou para o estúdio, tento transportar esses sentimentos para a música.
E na vida?
Todas as pessoas que estão ao meu redor e próximas a mim. A natureza, invenções, inovações científicas e muito mais...
Conte-nos algo sobre você sem relação com a música, uma curiosidade, um hobby...
Na verdade, não há nada muito especial que eu possa dizer aqui. Eu gosto de assistir bons filmes e séries, comer boa comida ou beber um copo de cerveja com os amigos no meu tempo livre.
E por fim, o que podemos esperar para 2022? Você tem músicas para lançar? Datas de shows etc.
Atualmente, estou em turnê pela primeira vez na América do Sul. É a primeira vez que estou nesse continente e ter a oportunidade de tocar minha música aqui em todos estes lugares maravilhosos e experimentar o poder e o calor das pessoas aqui é simplesmente avassalador.
Agora, estou entusiasmado por tocar pela primeira vez na Colômbia e no Brasil. Mas há tantos shows incríveis que estou ansioso para tocar este ano. Por exemplo, eu também vou tocar na Índia depois da turnê aqui, e nunca estive lá também, então estou muito animado. Meu próximo lançamento também já está em andamento e será lançado em junho. A faixa tem algum tipo de vibração diferente dos meus lançamentos anteriores, e estou realmente curioso em saber como as pessoas reagirão a ela. Mas já estou tocando-a em meu set ao vivo e o feedback foi perfeito até agora. Isso é legal!
E eu estou planejando fazer um álbum. Este será excepcional para mim, pois será o meu primeiro álbum. No entanto, isto é provavelmente algo para 2023.
Não perca a chance de assistir à estreia de Moritz no Brasil na comemoração de 20 anos do TRIBE Festival! Garanta já seu ingresso pelo app ou site da Ingresse, clicando aqui.
Serviço: TRIBE Festival
Data: 14 de maio de 2022
Horário: a partir das 16h
Local: Parque Maeda (Rod. Dep. Archimedes Lammoglia - Km 18, Itu - SP)
Atrações: Albuquerque; Ann Clue; Astrix; Aura Vortez; Avalon; Be Svendsen; Boris Brejcha; Brisotti; Dekel; D-Nox VS Du Serena; Eddy M.; Eric Olliver; Eli Iwasa; Edu Poppo VS Rapha Fernandes; Enrico Sanguiliano; Gabe; Ghost Rider; Gordo; Guss; Guy Mantzur; Headroom; Liquid Soul; Loco Dice; Marcos Strous; Melanie Ribbie; Mind Freak; Moritz Hofbauer; Nicko Izzo; Omiki; Reality Test; Renato Ratier; Touchtalk; Township Rebellion; Vegas; Vini Vici; Vitor Vinter; WhoMadeWho Live; Wrecked Machines; William Marques; Zac
Ingressos: sujeito a disponibilidade de lote via Ingresse
Redes sociais: @tribe_oficial
Sobre o autor
Últimas notícias

Mais um projeto brasileiro embarca rumo aos Estados Unidos para turnê inédita

Hot Parade celebra 12 anos como referência da cena eletrônica na Baixada Santista com Kolombo, Fran Bortolossi, Elle Kosh e muito mais neste sábado (10)
