Entrevistas

VNTM: Uma jornada profunda na evolução musical, novo EP e planos para o Brasil

- Conteúdo autoral -

VNTM é um DJ e produtor holandês que tem levado seu projeto [live] de techno para grandes festivais ao redor do mundo, se apresentando com todos os seus incríveis equipamentos e maestria. O som do VNTM é uma mistura entre o techno moderno e melodias progressivas contemporâneas. Através de uma identidade sonora única, VNTM tenta levar os ouvintes numa viagem durante cada apresentação. Sombrio, mas edificante, misterioso e evasivo - esses são alguns termos que podem explicar o som explorado pelo som do jovem holandês.

Em um bate-papo exclusivo com a Play BPM, o artista comentou sobre a sua trajetória nos últimos anos, após construir uma carreira sólida dentro do cenário eletrônico mundial. Confira aqui:

Como você descreveria a evolução do seu som ao longo dos anos, e como isso se reflete no seu novo EP?

É fácil seguir tendências, e eu tentei fazer isso, mas nunca me deu a satisfação que eu procurava em um lançamento. Então, este ano, tentei realmente voltar ao meu som e às minhas ideias principais, que são uma mistura de techno e melodias e sequências introspectivas profundas. O aprimoramento contínuo de minhas habilidades agora finalmente me permite falar o que penso na música mais do que nunca.


Há novos elementos ou experimentos que você incorporou nesse EP que talvez não estivessem presentes em seus trabalhos anteriores?

Bem, uma das faixas foi iniciada em 2018, seu primeiro conceito tem 5 anos e eu fiz 31 versões, haha! É uma faixa muito pessoal chamada "The Quest" e foi uma grande jornada para chegar a esse resultado final, por assim dizer!

Acho que meu design de som está ficando mais refinado, e meu uso de distorção já é uma espécie de assinatura, o que me deixa muito feliz, pois é uma característica que não se limita a nenhum gênero, mas pode ser aplicada a qualquer tipo de faixa!


Qual foi o processo criativo por trás do seu novo EP? Há alguma história ou inspiração específica por trás das faixas?

Começamos com "The Hunt", que é a minha produção favorita que fiz em 2023, foi realmente uma decisão óbvia... toquei ela em todos os shows, funciona sempre e realmente se assemelha ao meu som.

Depois tentamos encontrar algo mais techno em "The Loophole", uma faixa um pouco mais técnica e focada em clubes... e, para completar, queríamos adicionar mais emoção e melancolia com "The Quest". Às vezes, a música fecha logo depois que eu a crio e, às vezes, leva anos para uma faixa "amadurecer", assim como um bom vinho.


O que os ouvintes podem esperar ao explorar seu novo EP? Há alguma mensagem ou atmosfera específica que você queira transmitir?

Um foco na jornada introspectiva, sem grandes caixas ou camadas desnecessárias, mas com foco na mensagem principal e uma abordagem minimalista para comunicá-la.


Há alguma faixa no EP que seja especialmente significativa para você? Se sim, por quê?

"The Quest". Tentei tantas versões diferentes que finalmente chegar aqui, depois de 31 tentativas, é uma sensação ótima e espero que todos percebam a melancolia, a emoção e o trabalho árduo que fiz!


Os fãs brasileiros estão ansiosos para ver você ao vivo. Você tem planos de se apresentar no Brasil em breve? Algum evento ou festival específico do qual você gostaria de fazer parte?

Está realmente na hora, não é? Fiz da apresentação no Brasil em 2024 uma das principais missões com meu agente! Todos os meus colegas adoram o país, então mal posso esperar para finalmente vir. Vi alguns vídeos de grandes espaços, como ARCA e Ame Club, e tenho certeza de que o D-Edge também é incrível e deve haver muito mais para descobrir!


O que você mais espera ao se apresentar no Brasil? Há algo especial que gostaria de compartilhar com seus fãs brasileiros?

Sinto que os brasileiros têm um enorme senso de groove e realmente sentem a música em todo o corpo, talvez seja a raiz do samba haha! Há muitos grandes DJs brasileiros em destaque no momento, como Marcal, Anna, Wehbba e muitos outros, portanto, considerar o Brasil como seu berço só pode ser um bom lugar com um público dedicado que os treinou para chegar onde estão agora!


Como você se esforça para se conectar com seu público por meio de sua música, especialmente considerando a natureza diversa e global dos fãs de música eletrônica?

Quero que minha música seja o foco principal. Não fui treinado para ser um influenciador ou algo assim, mas passei cada minuto livre nos últimos 10 anos trabalhando em minhas habilidades musicais. Portanto, pretendo lançar o máximo de músicas que puder no próximo ano, soltando pelo menos uma música por mês. Isso faz parte de um projeto maior chamado "Open Source", no qual, a cada lançamento, eu também disponibilizo as stems para download e remixagem. Todos os produtores do mundo podem remixar meus trabalhos e samplear meus instrumentos da maneira que quiserem. Essa é a minha maneira de retribuir à minha comunidade!


Na era da tecnologia e da mídia social, os artistas podem se conectar com os fãs de várias maneiras. Como você usa experiências ou plataformas interativas para se envolver com seu público além da música, e que tipo de feedback ou reações você considera mais valiosos?

Estou trabalhando em uma plataforma de produção onde os produtores podem se reunir e compartilhar experiências. Darei aulas e feedback semanais e proporcionarei experiências de aprendizado por meio de professores e colegas externos. Já estou trabalhando nisso com um coletivo de Amsterdã chamado DHA há dois anos e vamos lançar a nova plataforma no final do primeiro trimestre de 2024! Isso será feito fora de qualquer algoritmo e mídia social, portanto, haverá uma conexão direta entre mim e qualquer pessoa que se juntar à comunidade!


Por fim, que mensagem ou experiência você espera que os ouvintes levem do seu novo EP, e você tem alguma palavra ou pensamento final que gostaria de compartilhar com seus fãs enquanto eles mergulham em sua mais recente jornada musical?

Dê um mergulho profundo comigo e tome seu tempo para digerir a música, pois são jornadas introspectivas que talvez precisem ser ouvidas algumas vezes para serem apreciadas por completo!

Fique atento às minhas redes sociais, pois estou prestes a lançar mais músicas nos próximos meses!


Imagem de capa: Divulgação.