Entrevistas

Zanova conta seu percurso em entrevista exclusiva

Conversamos com a DJ e produtora russa Zanova que está no nº 19 lugar do conceituado Top da DJANE MAG , e é a nº1 das DJs Femininas na rede social TikTok com quase 1,5 milhão de seguidores. Neste ano de 2020 surgiu com grandes colaborações com DJs como Borgore, Karetus e Diego Miranda. Conheça a história desta artista que vem da fria Rússia e vive em Portugal, país que a acolheu de braços abertos e de onde sai para gigs e tours por todo o mundo.

Play BPM: Quando é que começou a sentir interesse pela música eletrônica? Zanova: Quando eu tinha 7 anos, convenci a minha mãe a me levar ao clube com ela. Fui a criança mais feliz naquela noite. Na universidade, eu era amiga de pessoal que trabalhava com bandas, que tinha o seu próprio estúdio de gravação e que também trabalhavam com muitos músicos. Depois entrei no mundo dos DJs e aprendi mais tarde a produzir música.

Play BPM: Você viajou por todo o planeta graças ao seu trabalho como DJ. O que é que mais lhe deslumbrou ao longo dos anos, qual é o seu lugar preferido e o que menos gostou? Zanova: Ao longo dos anos, visitei muitos lugares incríveis, alguns países me surpreenderam com sua incrível hospitalidade. Assim foi na Argélia, México, Paquistão, Japão. Tenho muitos lugares favoritos , não poderei escolher nenhum, e fico feliz que seja assim, o que significa que há muitos lugares onde terei o maior prazer em voltar sempre. O lugar que menos gostei?? Não sei, ou sei, mas prefiro manter em segredo.

Play BPM: Conta-nos o que é ser uma DJ mulher num mundo (ainda) dominado pelos homens. Você mantém a 19ª posição no Top da DJane Mag, após entrar no Top em 2014 e observamos que no TOP 100 muitas mulheres cresceram nas suas performances e na produção. Em 2019 havia 8 mulheres no TO P100 do DJMAG, em 2020 já existem 13. Você se vê no futuro no Top 100 da DJ MAG? Zanova: Posso dizer que está cada vez melhor, mas ainda não é fácil. Eu gostaria de estar entre os 100 melhores da DJ Mag? Definitivamente. Mas é muito mais importante para mim o reconhecimento das pessoas, quando vejo que as pessoas estão me esperando nos shows, e estão prontas para partilhar as suas energias comigo, quando me escrevem nas redes sociais, mandam vídeos de minhas performances, onde quer que estejam, quando estão ouvindo minha música.

Play BPM: Com o Covid-19 o mundo dos DJs deixou de ser o mesmo. Sem festivais e sem as residências em clubs. Em plena pandemia você soube aproveitar o seu tempo para fazer mais música, tocar em eventos online e também ser a DJ feminina com mais seguidores na popular rede social de TikTok! Qual é o seu segredo? Zanova: Eu sei que é um momento sombrio para todos os artistas, é triste como a indústria foi afetada por causa do Covid-19, a maioria dos DJs ficou sem trabalho. Para mim não foi fácil, eu estava perdida no início, antes da pandemia tinha o meu tempo sempre ocupado com os gigs e produções. Percebi que estava “livre” e não sabia o que podia fazer com todo esse tempo livre. Posso produzir música, posso tocar em eventos online, mas ainda não é a mesma coisa. Como tenho mais tempo livre, presto mais atenção às minhas redes sociais, gosto muito de usar o TikTok, posso passar duas horas assistindo os vídeos. Acho que o segredo do TikTok é que tem muitos seguidores e eu apesar de ser nova por lá tive sorte das pessoas acharem os meus vídeos atraentes, fico muito grata por isso.

Play BPM: Como é trabalhar com grandes artistas como Borgore, Karetus e Diego Miranda? Zanova: É um sonho que se tornou realidade. Aprendi muito com eles, foi uma ótima experiência para mim como artista. Por exemplo, Diego Miranda tem uma energia muito positiva e é como uma bebida energética, então quando você está trabalhando com ele, você obtém a mesma força. Os Karetus são muito profissionais e muito divertidos ao trabalhar. É sempre uma festa, eles têm um milhão de ideias. O Borgore pode mostrar-lhe uma música de um ângulo diferente, e quando produz uma música mostra-me algo que eu nunca imaginei.

Play BPM: Você tem o sonho de tocar onde? Zanova: Eu gostaria de ter a chance de tocar no Mainstage do Tomorrowland.

Play BPM: Com quem você gostaria de produzir uma música? Zanova: Eu adoraria trabalhar com Malaa, Oliver Heldens, Valentino Khan e Volac.

Play BPM: Na sua música, há mensagens muito fortalecedoras para as mulheres. “Nobody Tells Me What To Do”. Que mensagem você mandaria para as meninas que estão querendo ser DJs? Zanova: “Nobody Tells Me What To Do”, mas estou disposta a ouvir a opinião de algumas pessoas que respeito e confio. Se você quer ser DJ, mantenha o foco na música, e não dê ouvidos às pessoas que vão tentar te impedir. E lembre-se de que você é melhor do que pensa. As coisas não acontecem rápido e é normal. Faça todos os dias o que você ama e você será a pessoa mais feliz do mundo. Ah, e se você quiser aprender uma maneira legal de mixar, pode conferir os vídeos no Youtube de James Hype, Eskei e Carlo Atendido (eles têm bons tutoriais para iniciantes).

Por: Santiago Sánchez.