Festivais de música e conferências em todo o mundo estão projetando alcançar um equilíbrio de gênero de 50/50 em line-ups até 2022. Tal esforço recebe apoio da Fundação PRS como parte de sua iniciativa Keychange, a qual apoia vários projetos que buscam abordar a diferença de gênero na indústria musical.
No ano passado, vários festivais fizeram parte desta abordagem, como Reeperbahn (Alemanha), BIME (Espanha), Iceland Airwaves, Way Out West (Suécia), Musikcentrum Suécia, Tallinn Music Week (Estónia), MUTEK (Canadá) e The Great Escape ( REINO UNIDO). Com a adesão desses e outros demais festivais, atualmente esse número chegou a 45, sendo isso uma grande vitória para artistas e trabalhadores.
Sabemos que atualmente temos ainda uma predominância masculina forte nos festivais de música e eventos musicais, sendo este o motivo de tal inciativa. De acordo com a Fundação PRS, a nivelação de um equilíbrio de gênero de 50/50 é apenas parte do processo – o que idealmente promoverá alinhamentos mais diversos em geral.
A diretora da Fundação PRS, Vanessa Reid, diz:
A rede Keychange de artistas femininos e profissionais da indústria, juntamente recebendo apoio dos encarregados e diretores dos festivais, estarão por meio desta podendo acelerar o processo de estabelecer uma igualdade mais rápida do que o previsto. Esperamos que este seja o início de um mercado mais equilibrado, resultando assim em muitos benefícios para todos.