Internacionais

Música clássica e eletrônica? Artistas remixam Beethoven

O serviço de streaming Deezer vem celebrando o legado de Beethoven com a série "Originals" e acaba de lançar a compilação "Beethoven Remixed" com 14 novas versões das canções clássicas do alemão, repaginadas com batidas eletrônicas, feitas por grandes artistas, como Steve Aoki, Nervo e Blasterjaxx .

Proporcionando aos fãs a chance de ouvir seus artistas eletrônicos favoritos misturarem a sala de concertos com a pista de dança, a compilação traz cada faixa apresentando reimaginações inovadoras e modernas de algumas das composições mais icônicas da música clássica, como "Moonlight Sonata", a peça de piano mais popular sampleada pelos DJs. Este lançamento inovador e pioneiro combina os sons atemporais da música clássica com a vibração contagiante da música eletrônica contemporânea, como nunca antes.

Os destaques incluem um remix do gigante do EDM Steve Aoki, que oferece uma versão elegante e pronta para o club da icônica “Pathétique Sonata”, sem perder nada da emoção sofisticada que caracteriza a composição original. “ De todas as composições que ouvi de Beethoven e que consegui remixar, escolhi 'Pathétique', porque foi a que mais falou comigo”, explica. “Quando estou no estúdio e estou ouvindo todas os samples diferentes ou maneiras diferentes de remixar, ouvi elementos em 'Pathétique' que eu sabia que poderia começar a usar. E enquanto eu seguia por esse caminho, parecia natural.”

A dupla holandesa Blasterjaxx retrabalhou a igualmente apreciada “Moonlight Sonata”, justapondo sua beleza discreta com um drop gigantesco. As gêmeas australianas NERVO optam por uma reinterpretação cinematográfica mais refinada da mesma composição, enquanto a rainha da rave parisiense Anetha a esculpe em um corte techno poderoso.

NERVO acrescentou: "Escolhemos a 'Moonlight Sonata', porque tocar piano não é nada que poderíamos fazer. Foi um grande privilégio poder trabalhar com isso, e 132 bpm são ótimos para uma faixa de dança e o sample funcionou bem com Isso! Nós adicionamos a melodia principal com um violoncelo, o que adicionou calor à track Nós brincamos com isso, pensamos que iríamos mais pesado com um som de sintetizador, mas acabamos voltando para o violoncelo."

Além disso, GATTÜSO captura perfeitamente a energia monumental de “5th Symphony” com sua edição alegre e pesada. O mago francês WorakIs, já conhecido por combinar música eletrônica com orquestras, mantém as coisas mais próximas da sala sinfônica do que do clube com seu revigorante retrabalho da “Symphony No. 9.”. O favorito belga, The Magician, leva os ouvintes com seu remix de outro mundo de "Moonlight Sonata", enquanto Jean-Benoît Dunckel, mais conhecido como a metade do icônico duo Air dos anos 90, cria uma dose de música eletrônica cintilante liderada por um piano com sua abordagem abstrata em "Symphony No. 9.”

GATTÜSO comenta: "Decidi escolher esta melodia, porque toquei saxofone durante 12, 13 anos quando criança, então conhecia música clássica e Beethoven entre os outros gênios. Quando tive a oportunidade de pegar a melodia e trazer vibrações de festival para ela foi incrível para mim e o resultado é épico! "

Nigel Harding, vice-presidente de marketing de artistas da Deezer, acrescenta: “ A beleza e o drama da música clássica a tornam uma fonte perfeita de inspiração para produtores eletrônicos e é emocionante ouvir uma gama tão ampla de interpretações. Nosso 'Beethoven Remixed' é a primeira playlist exclusiva que reúne DJs de classe mundial para celebrar o enorme legado de Beethoven. Cada faixa combina um estilo distinto com a composição familiar de um mestre clássico."