Ferry Corsten iniciou seu projeto UNITY em 2018, com o objetivo de fortalecer o senso de comunidade enaltecido no mundo do trance. No auge da pandemia, quando milhões de pessoas estavam presas, Ferry teve o desejo de promover um sentimento de união com sua base de fãs e encontrar uma nova maneira de se conectar com eles por meio de sua música. Então, decidiu abrir sua plataforma UNITY e dar aos fãs a chance de colaborar com ele em um novo single, com toda a renda revertida para a Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois que Ferry forneceu a melodia inicial em maio, os fãs foram convidados a enviar suas próprias ideias e usar sua criatividade musical para contribuir com o lançamento. O fluxo resultante de inscrições viu Ferry selecionar mais de 20 artistas talentosos e emergentes de todo o mundo para trabalhar ao lado dele em seu lançamento final de 2020, ‘Free’.
Até o momento, o projeto UNITY combinou Ferry com uma série de artistas de alto perfil que incluem Paul Oakenfold, Ilan Bluestone, Gabriel & Dresden e Trance Wax, mas 2020 trouxe uma oportunidade de explorar algo diferente, algo não apenas para os fãs, mas com o fãs. Após extensas sessões de audição do grande número de inscrições que recebeu para o projeto, Ferry finalmente reduziu para 22 colaboradores. Uma variedade de produtores, cantores, compositores e engenheiros extremamente talentosos de países que incluem França, Emirados Árabes Unidos, Itália, Suécia, China, EUA, México, Cingapura e Austrália foram selecionados por Ferry para se juntar a ele em seu primeiro lançamento musical de colaboração de fãs.
‘Free’ começa de forma adequada, com diferentes vozes repetindo a palavra UNITY em diferentes idiomas. As habilidades de cada participante são mostradas em abundância por meio da criatividade e individualidade que podem ser ouvidas em cada elemento, já que Ferry utiliza seus anos de experiência em estúdio para criar uma faixa acabada de suas partes constituintes que é simultaneamente coesa, comovente e reflexiva da mensagem UNITY.
Sobre o trabalho no projeto e suas ideias sobre o resultado final, Ferry observa: “Este projeto é a essência do que me propus a criar com o UNITY. Reunir criadores musicais para criar algo especial e usar esse uníssono para algo bom. Embora eu tenha começado o UNITY com meus colegas DJs em mente, sempre quis explorar a possibilidade de fazer mais projetos envolvendo fãs conforme as bases da plataforma cresciam. Nunca em meus sonhos mais loucos eu poderia imaginar um ano como o de 2020, mas estou feliz que algo tão poderoso, explorador e principalmente divertido saiu deste ano louco. Trabalhar com todos os participantes envolvidos neste lançamento foi um evento muito feliz para mim. Eu gostaria de agradecer a eles, e a todos aqueles que enviaram peças para consideração para este lançamento. Eu amo vocês, caras!”
O videoclipe que acompanha incorpora imagens dos participantes executando um segmento de sua parte na música e mostrando o poder de realização e unidade que a música tem a capacidade de oferecer. À medida que o ano está chegando ao fim e todos olhamos para um Ano Novo mais positivo à frente, ‘Free’ reflete a esperança coletiva de todos e é um exemplo brilhante do poder inabalável da música para conectar pessoas de todo o mundo e dar-lhes uma saída para a expressão.