Janet Beat, britânica pioneira na música eletrônica, lançou seu primeiro álbum aos 83 anos. "Pioneering Knob Twiddler" foi lançado pela Trunk Records e tem sete gravações eletroacústicas feitas pela compositora entre 1978 e 1987, disponível nas plataformas digitais e em vinil.
Formada como bacharel em música pela Universidade de Birmingham, Beat foi educadora musical e teve estúdios de gravação no Royal Conservatoire of Scotland. Entretanto, é conhecida por ter o primeiro sintetizador a ser disponibilizado comercialmente no Reino Unido e por fazer experiências com manipulação de fitas nos anos 60. Ela começou nesse universo após ouvir os poemas sonoros do francês Pierre Henry e a música concreta.
Infelizmente, ao longo de sua carreira, sofreu com preconceito masculino. Seu pai insistia que carreira na música não era um caminho adequado para mulheres e chegou a destruir suas fitas originais, utilizando-as para segurar os pés de tomate no jardim. Além disso, muitos músicos sabotavam seu equipamento durante os shows. Por isso, o álbum é composto por gravações que sobreviveram a essa época.
Janet Beat é hoje uma referência para igualdade de gênero na música e devido ao seu trabalho pioneiro na composição de música eletrônica recebeu um prêmio pela Scottish Women Inventing Music.
"Pioneering Knob Twiddler" traz sons criados com sintetizadores, gravadores e instrumentos acústicos, em uma homenagem a modulação de frequência.
Fonte: DJ Mag.
Imagem: British Music Collection.
Sobre o autor
Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3