O que tem em Nova York? Uma selva de concreto que inspira continuamente o espírito criativo. Desde Warhol's Factory até Larry Levan's Paradise Garage e David Mancuso's Loft, os coletivos que celebram e alimentam sem restrições a arte orgânica têm sido absolutamente característicos à história desta metrópole em expansão. O seu último capítulo está prestes a ser escrito nas mãos do mestre Louie Vega, vencedor do Grammy Awards, que lança o álbum “Expansions In The NYC” pela Nervous Records.
Com início em fevereiro de 2019 em Manhattan e Brooklyn, as festas “Expansions In The NYC” de Louie Vega têm origem não apenas em sua respeitada proeza como DJ, mas principalmente em sua habilidade com apreciação total dos diferentes elementos da pista de dança: os bailarinos, os músicos, o grupo de clubbers que sempre está à procura de festas underground.
Os eventos organizados pelo artista incluem DJ sets e uma performance sob a curadoria de Louie com duração de 6 horas, que normalmente termina com sessões de improviso às 3h da manhã, envolvendo tecladistas, guitarristas e poetas, todos atuando em frente de uma multidão. Em apenas alguns anos, os eventos “Expansions In The NYC'' evoluíram para uma instituição “NYC-clubland”, uma celebração íntima de house, funk, disco, afro, R&B e muito mais.
Assim como as suas festas, o seu álbum tem a mesma energia. E é a partir dessa vibe coletiva que o coração pulsante dos eventos está localizado na alma do “Expansions In The NYC”, onde Vega desenha com uma lista de colaboradores com pesos pesados da House Music, como Honey Dijon, Joe Claussell, Moodymann, Kerri Chandler e Anané colaborando com os lendários vocalistas Bernard Fowler, Cindy Mizelle, Lisa Fischer, Audrey Wheeler e Tony Momrelle. As realezas do Gospel BeBe Winans e Debbie Winans, o ícone pop Robyn e a estrela em ascensão Karen Harding sentam-se ao lado dos campeões da era da discoteca Unlimited Touch, o pianista cubano de jazz Axel Tosca, Nico Vega, Two Soul Fusion com Josh Milan e a lenda underground DJ Spinna.
"Nos últimos anos encontrei uma nova inspiração tanto dos músicos com quem estou a trabalhar como do público que vem me ver nos meus espectáculos de DJ", diz Vega. "Então para mim este álbum representa novos começos, reunindo um belo mosaico de perspectivas artísticas para expressar musicalmente aquilo a que chamamos ‘Expansions In The NYC’".
No seu coração, “Expansions In The NYC” é uma carta de amor a Nova York, assim como a mistura e variedade que a cidade representa. O alcance do seu line-up só é possível devido à influência do artista, DJ e produtor. Ao criar este álbum, Vega voltou a enriquecer totalmente as vidas e bibliotecas dos amantes da música em todo o mundo, muito para além das ruas agitadas de Nova York que marcaram o seu trabalho.
Conversamos com o artista e você pode conferir abaixo:
Qual é a melhor memória que você tem de suas festas em Nova York?
As melhores lembranças são muitas. Desde as festas do Underground Network nos anos 90, esta foi uma festa promovida por Barbara Tucker & Don Welch, teve Willie Ninja como nossa porta, grande sistema de som, e foi fundamental com toda a música caseira dos anos 90 de 91 a 97, às festas Ritual With Anané & Louie Vega em Ibiza, NYC, Miami, Tóquio, às festas Expansions NYC que inspiraram o álbum "Expansions In The NYC", que virá em breve em 29 de abril de 2021. Expansions NYC foi uma noite em NYC no ano de 2019 que tive curadoria e toquei todos os sets de 6 horas da noite. Tive então o tecladista Axel Tosca, o guitarrista Toni C., os percussionistas Sting Ray e Ritmo Y Tumbo, e a poetisa Sugah Lyrics rock na noite, mas às 3 da manhã, por isso nunca foi anunciado, você tinha que estar lá. No final dos anos 90 tendo Tito Puente, James Ingram, Eddie Palmieri ao vivo no Dance Ritual at Vinyl. Eles têm todas essas grandes lembranças na minha cabeça.
Qual é a melhor sensação que você pode ter ao tocar um set para um grande público?
A melhor sensação é quando você vê pessoas na pista de dança com os olhos fechados e os braços para cima enquanto elas dançam. Essa conexão e as reações são tão especiais.”
Quem é sua maior inspiração?
Minha maior inspiração é Quincy Jones.
Que mensagem você quer deixar para as pessoas com as músicas deste álbum?
Eu quero deixar a mensagem da UNIDADE neste álbum. Todos estes artistas nunca estiveram juntos em um álbum como agora.
O que podemos esperar de você para 2022?
Muita música excelente no horizonte. "Expansions In The NYC" álbum, meu novo álbum, foi lançado em 29 de abril, com suas 22 faixas em todos os pontos de venda digitais e streaming. Também em vinil, com 4 pacotes de vinil, 16 faixas do álbum. Trabalhei em um novo remix do Two Soul Fusion para o grande Brian Jackson (parceiro de Gil Scott Heron) que será lançado em breve no BBE e outro remix do Two Soul Fusion para o Amp Fiddler/Andres, que produziu o sucesso "What Would You Do" de Dames Brown, que será lançado na Defected Records. Dois Soul Fusion em remixes para Mike Lindup (Do Nível 42) "Time To Let Go" e Remixes para a grande banda afrobeat de Jazz funk Osibisa "Yo Love Is BeRa". Agora Remixing MF Robots "Make The Call" para discos do BBE.
Masters At Work novo single " The Ha Drop" na Maw Records, lançamos desde maio de 2021, 4 novos singles e continuaremos a lançar faixas durante todo o ano de 2022. No próximo ano, em 2023, um novo álbum de Masters At Work com canções. Elements Of Life Novo Álbum (minha banda) no final de 2023. Novos lançamentos na Vega Records, EP Honeysweet 2 de Josh Milan, single Elements Of Life "Let Us Shine" com Josh Milan com letra de Nico Vega.
Imagem de capa: Divulgação