Moby lança nova gravadora chamada Always Centered at Night, confira 1ª track
“O objetivo sempre centrado à noite é fazer algo intransigente”, diz Moby. “Fazer música que seja emocional, atmosférica e potencialmente bonita. E que melhor uso desse estranho privilégio que tenho do que tentar promover a expressão criativa que tem integridade intransigente?”
- uma gravadora novinha em folha criada por moby, o cantor, compositor, produtor, romancista e ativista dos direitos dos animais, multi-platina e multi-premiado - que não terá um bilhão de streams no Spotify. E há um subtexto constante dentro do DNA do rótulo: o grande desdém de Moby pelo que ele chama de: “nossa cultura atual, baseada no medo e baseada em algoritmos” -
A arte é um refúgio do mainstream
Moby disse: “Há tanto medo lá fora. Converso com meus amigos que são criativos e isso parte meu coração porque eles não confiam mais em si mesmos. Parece que o único critério é: “Posso vender isso para uma corporação? Uma corporação vai me pagar para fazer isso? Terei "compartilhamentos" e "curtidas" suficientes?" “O que aconteceu com a ideia de que a arte e a cultura deveriam ser um refúgio desdenhoso do mainstream, em oposição a essa acomodação de cachorro correndo para o mainstream? E então o que tenho a dizer aos artistas com quem quero trabalhar é: ‘Olha. Estamos tentando fazer algo único, idiossincrático e pessoal e a música e as letras não precisam se explicar. Eles podem ser obscuros, eles podem ser o que você quiser que eles sejam.'”
Ouvindo, caçando, procurando, encontrando...
Indo para os clubes do centro de Nova York no início dos anos 1980, Moby foi exposto à música que nunca tinha ouvido, crescendo nos subúrbios. Moby disse: “Eu me apaixonei por Sly & Robbie, Grace Jones, Soul, discos eletrônicos e de hip hop, percebendo que essas tradições musicais eram muito mais interessantes do que a música que eu estava ouvindo”. No início dos anos 1980, Moby frequentava lojas de discos de Nova York como Rocks In Your Head, ou Sounds ou Bleecker Bob's, ficando empolgado ao encontrar um Bush Tetra, ou o início do hip-hop 12”, ou uma prensagem de teste ESG. Moby disse: “Havia algo sobre o processo de escavação de caixotes quando você encontrou aquele registro raro que o fisgou, e você nem estava pensando em compartilhá-lo com um bilhão de pessoas. A falta de onipresença naquela época sempre me pareceu preciosa. Muitas das músicas de Nova York que aprendi a amar tinham esse tipo de beleza não convencional, e espero homenagear e honrar essa ideia; que a música pode ser bonita, melódica, mas também atmosférica e, às vezes, desafiadora.”
Moby andará por um continente para encontrar um cantor com uma bela voz
Moby disse: “Parte do meu trabalho, além de escrever música, é fazer o que for preciso para encontrar vozes que amo. Seja Spotify, Soundcloud ou YouTube, assim como eu costumava vasculhar as caixas de discos, estou obsessivamente procurando por talentos únicos e extraordinários. Always Centered At Night é um lugar para uma variedade emergente e fascinante de cantores se juntarem a mim para fazer música que talvez não fossem capazes de fazer em outro lugar.”
Always centered at night é uma gravadora virtual
A ideia de ter uma gravadora virtual, que basicamente só mora em seu estúdio de gravação, parecia muito atraente para Moby. A sobrecarga seria quase inexistente, as conexões são virtuais e a forma como a música sai para o mundo é digital. Moby chama isso de “não-empreendedorismo não corpóreo”. Disse Moby: “Podemos, em algum momento, fazer cópias físicas da música [discos de vinil e/ou CDs], mas a ideia principal é que um pequeno e discriminador grupo de fãs apaixonados encontre nossa música da mesma maneira que eu costumava encontrar. Uma grande música de volta ao dia, realmente procurando e descobrindo. ”
Traga para casa, Moby
Disse Moby: “Adoro a ideia de construir uma gravadora que cria música que não é para todos. Prefiro fazer e lançar música que seja especial para dez pessoas, do que onipresente para milhões. A vida é ridiculamente curta e aleatória, você também pode fazer algo interessante com seu tempo aqui.”
Imagem de capa: reprodução facebook