
Abbud, Trallez e Tim Maia: uma nova versão do clássico “Acenda o Farol” está chegando
A música “Acenda o Farol”, de Tim Maia, foi lançada em 1978 no seu álbum Disco Club e se consolidou como um dos grandes sucessos da carreira de Tim e da música popular brasileira nos anos 70 e 80. A faixa marcou época nas pistas das décadas seguintes e. de alguns meses pra cá, começou a ganhar ainda mais reconhecimento principalmente entre os mais jovens.
&ME (do Keinemusik, que tocou a faixa na sua última passagem pelo Green Valley), e o brasileiro Mochakk foram alguns dos responsáveis por “acender” o sucesso da música nas pistas de dança, bem como as próprias redes sociais, já que no TikTok, um vídeo com o refrão da faixa viralizou no final do ano passado, acumulando milhões de views. No Spotify, a quantidade de streams da música aumentou 533% no período de 1º de novembro a 6 de dezembro do ano passado.
E se a gente te falar que parte desse sucesso tem um motivo que envolve dois produtores brasileiros de música eletrônica? Pois é. Em meados de 2024, Abbud e Trallez se juntaram para produzir uma edit dessa música, sem compromisso nenhum, apenas pelo “simples prazer e luxo de fazer”, como eles mesmo disseram. Mas depois que começaram a tocar a nova versão nas pistas, a resposta do público foi tão grande que isso começou a reverberar na cena como um todo.
Inicialmente, a dupla optou por manter a versão bem exclusiva e liberou o remix para poucos DJs. Um deles foi Mochakk, que ajudou (e muito) com seus suportes pelo mundo. Foi depois disso que a “Acenda O Farol” — a original mesmo — começou a ser tocada com muito mais frequência em clubs e festivais por vários artistas; com a proporção que isso chegou, Abbud e Trallez tomaram uma decisão importante: oficializar o edit e conseguir os direitos autorais do vocal de Tim Maia para lançar sem nenhum tipo de barreira.
Trallez contou que a ideia veio depois de assistir o filme do Tim Maia, lançado em 2014. No mesmo dia, baixou a obra original e no outro começou a trabalhar na ideia.
“Fiquei extasiado com a história dele e com muita vontade de fazer algo. Eu estava com um problema no meu ouvido e não estava ficando como eu queria, mandei pra o Abbud ouvir e ele gostou. Estávamos em uma época de várias collabs, ele deu um toque no arranjo ficou incrível, eu fico incrédulo até hoje"
ContaEntão, de forma bem rápida, a dupla finalizou a track, e, com isso, o sucesso instantâneo bateu na porta.
“A ‘Farol’ tem poucos elementos, utilizamos muita coisa da original, só demos um temperinho com o groove”
ConcluiuAgora, o momento do lançamento oficial está cada vez mais perto, até com uma gravadora definida — informação que ainda não podemos revelar. Mas a única certeza é de que toda essa espera vai valer a pena, porque um clássico histórico da cultura musical brasileira redefinido por dois talentos da produção musical nacional não tinha como dar errado. Por fim, Trallez faz questão de compartilhar:
“Foi o público que fez a gente correr atrás dos direitos para lançá-la. A coisa ficou tão grande que, no fim, não existia a possibilidade dessa música não estar disponível para a galera ouvir”
FinalizaSiga Trallez e Abbud no instagram para ficar por dentro do lançamento deste remix!
Via Assessoria de Imprensa
Imagem de capa: Divulgação.
Sobre o autor
Últimas notícias

Beehive anuncia Cinthie e Eli Iwasa para seu retorno dia 30 de abril

Greenvalley e Vintage Culture: combinação icônica da música eletrônica chega a Campo Grande
