Longe da grande cena underground da capital paulista, existem as “micro-cenas” desenvolvidas e fomentadas por artistas que fazem possível para expandir a cultura da música eletrônica por outras regiões. O gaúcho Cris d. é um destes players que, independente do cenário, está sempre movimentando parte dele.
Cris é residente do Muinho Club, em Farroupilha, um dos fundadores da Beat on Me, festa tradicional na mesma região, e mantém iniciativas paralelas fazendo a música underground chegar mais longe, seja através da discotecagem, de cursos voltados à área ou mesmo por seu projeto mais recente, o collab(oration).
Criado em outubro do ano passado, o projeto tem um objetivo claro: dar vida a novas criações através da parceria com outros artistas. O primeiro lançamento foi através da faixa “To Visit”, produzida entre Cris d. e Duotone; em novembro, registrou em vídeo uma jam session com Mau Maioli e, em dezembro, lançou “Black Box” em parceria com Vasconcellos.
Dando sequência em 2020, iniciou uma collab com o duo dec_90_, formado por Ana Balardin e Lele Griebler, fazendo uma nova jam session onde cada um ficou responsável por comandar diferentes instrumentos e elementos:
Mesmo com o panorama do coronavírus impedindo a aproximação presencial entre os artistas, Cris resolveu não parar as collabs e apostou no trabalho em conjunto a distância. Sua nova criação é a faixa “Ghost” produzida em parceria com Ursound, track que carrega o toque de cada um, seguindo uma linha mais dançante e menos introspectiva do que os trabalhos anteriores. Ouça:
Sobre o autor
Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3