Celebrando novo EP, Duc In Altum comenta as referências sonoras que influenciaram o disco
Independente da vertente, da história com a música ou do processo de criação, cada artista carrega consigo suas referências musicais que, de uma forma ou de outra, acabam influenciando no que é produzido. O Duc In Altum, projeto formado por Eric Frizzo Jonsson e Arjana Vrhovac Jonsson, possui uma variedade imensa, já que ele é brasileiro e ela é natural da Sérvia, ambos envolvidos com música há muitos anos.
No seu mais recente EP, “As Above, So Below”, lançado pela gravadora americana Rhizome no final de maio, parte desse mix de referências está presente, já que a dupla acredita que boas referências vêm de vários estilos e que eles se comunicam em conjunto no processo de criação artística.
“Podemos dizer com orgulho que este trabalho foi inspirado por muitos nomes como: Steve O Sullivan, Djebali, Jake Flori, Depeche Mode, John Coltrane, Elis Regina, Kitaro, John Cage, Boo Williams, Onur Ozer, Mahony, Priku, Molly, Marko Nastic, Cesare Disorder, Ravi Shankar, Gabor Szabo, William Onyeabor, Sloxxx…”.
Apesar desse caldeirão musical, Eric e Arjana entendem que para cultivar o flow artístico é necessário beber de várias fontes e, para fazer algo original, é importante não seguir apenas a mesma linha musical, mas abrir a mente para influências de vários estilos. “Música eletrônica é perfeita porque permite criação de algo livre, novo e moderno, com formas contemporâneas, mas com inspirações que vêm de diferentes lugares”.
Ainda neste ano, o Duc In Altum deve lançar diversos outros trabalhos. Na lista tem um remix para o Xaxim, projeto de Dudu Marote e Fabião Soares, também participam da compilação para o club Tunel, da Sérvia, pela label CMOK, junto de artistas consagrados do leste europeu. Terá ainda um EP em conjunto com Marko Nastic no selo Easy Tiger e presença no VA da Ginga, uma nova gravadora brasileira de Minimal.
“Os fãs do estilo podem esperar bastante coisas neste ano e esperamos nos conectar com eles da melhor forma e com a melhor energia possível para ajudar nestes tempos complicados”, finaliza Arjana.
Ouça “As Above, So Below” e compre pelo Beatport.
Sobre o autor
Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3