
Com “Oleiro”, Ratier integra “Night Edition” em compilação da Serialism Records
Com sua identidade sonora refinada e consistente, Ratier entrega nesta sexta-feira, 11, a faixa “Oleiro”, que integra a “Night Edition” da compilação “Before Everything Else Vol. 6”, da Serialism Records — selo comandado por Cesare vs Disorder que celebra 18 anos em 2025. Ouça aqui.
A compilação marca a nova fase da label com um projeto especial dividido em duas partes: a “Night Edition”, voltada para pistas intensas com faixas de house, garage, tech house e breakbeats; e a “Morning Edition”, que traz uma abordagem mais minimalista e introspectiva, voltada ao pós-festa.
“Oleiro” carrega a marca registrada de Ratier: uma construção sofisticada e envolvente que equilibra elegância e groove com uma energia convidativa para a pista. Com influências da house music dos anos 90 e abordagem atual, a faixa conecta técnica e feeling na medida certa.
A faixa é a segunda da “Night Edition” e surge como um convite à imersão, com uma construção cuidadosa, estrutura precisa e atmosférica, que reforça o domínio de Ratier sobre dinâmicas de pista e storytelling sonoro.
A compilação apresenta 15 faixas de artistas como Dana Ruh, Rodrigo Ferrari, Ilario Liburni, Jorge Savoretti, Cesare vs Disorder, Tony V, Ray Mono, entre outros, oferecendo uma jornada que sintetiza o DNA da Serialism em diferentes texturas e intensidades.
A sintonia entre Ratier e Cesare vs Disorder também se reflete na discografia recente: além de “Oleiro”, o brasileiro assinou o remix para “Terça Feira”, que integrou o EP “Sonhando Acordado” do artista ítalo-polonês baseado no Brasil. Ratier já participou das edições 1 e 5 da série “Before Everything Else", reforçando sua parceria de longa data com a Serialism Records.
Entre os últimos lançamentos do DJ, produtor e empresário também estão o terceiro álbum de estúdio, “Ritual”, o EP “Cat Eyes” — inspirado nos próprios gatos —, a colaboração “Can We Fly” com Lu.cian, e o EP “Diving”, que explora atmosferas inspiradas no fundo do mar.
“Oleiro” já está disponível nas principais plataformas de streamings.
Palco, pista e protagonismo
Ratier também vive um momento potente nos palcos. No último mês, participou de eventos marcantes do circuito nacional, como a Só Track Boa Festival e o Quartzo Festival, onde protagonizou um dos sets mais comentados ao lado de Jackson e Bhaskar no Favela Art Car.
No dia 5 de julho, o D-EDGE SP foi palco de outro momento histórico: um B2B All Night Long entre Ratier e DJ Murphy. A noite reuniu dois ícones da cena eletrônica brasileira em uma jornada que mesclou vinil e tecnologia digital, resultando em uma experiência imprevisível, visceral e elegante.
Mais sobre Ratier
Com quase 30 anos de legado, Ratier é uma figura central no desenvolvimento da cena de clubes no Brasil. Admirado por sua busca incessante por qualidade e profissionalismo, o DJ, produtor e empresário é conhecido por ser o criador do D-EDGE — um dos clubes mais importantes da música eletrônica global, com maior número de aberturas das Américas e que acaba de celebrar 25 anos de história —, do Surreal Park, superclub em Santa Catarina, e do Centro Cultural D-EDGE, no Rio de Janeiro. Também foi dono da Tozen (2005–2010), que trouxe nomes como Laurent Garnier e Kevin Saunderson para Campo Grande/MS.
O impacto de Ratier vai além das paredes do D-EDGE. Ele expandiu seu império criando a D.Agency, que promove artistas nacionais, a DJ College, escola de DJs que já formou mais de 1.500 alunos, e selos como D-EDGE Records, Olga e D-EDGE Records Black.
Produtor de três álbuns de estúdio — sendo “Ritual” (2023) o mais recente deles —, já lançou música por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical, além, é claro, da sua própria label, a D-EDGE Records.
Ratier já dividiu o palco com os maiores artistas da música eletrônica global e fez apresentações marcantes em grandes festivais, como o alemão MELT e o romeno Sunwaves, Rock in Rio, Lollapalooza e Tomorrowland Brasil, e clubes como o Amnesia e Hï Ibiza (Espanha), WOMB (Japão) e Hive (Suíça). O artista já levou sua pesquisa musical para países como Grécia, França, Alemanha e Holanda.
Além disso, produz conteúdo para três séries no YouTube — “StoryTelling”, que traz entrevistas com personalidades da música, arte e saúde; “For RReal”, mostrando os bastidores de sua rotina artística; e “In da House”, em que visita casas de outros artistas — e já administrou negócios no universo da moda (como as marcas Vallet e Ratier, e a loja de roupas Subculture), do turismo (com a agência D-Travel), da cultura (como o centro cultural Holzmarket, em Berlim) e da culinária (como o bar-restaurante Bossa, em São Paulo), e integrou a sociedade do Warung Beach Club por dez anos.
Com uma trajetória que conecta diferentes vertentes criativas, Renato Ratier é mais do que um artista: é um catalisador de experiências, ideias e movimentos que moldam a cena eletrônica nacional e um dos poucos que que pilotam há 25 anos alguns dos clubes mais premiados mundialmente do país.
Imagem de capa: Divulgação.
Sobre o autor
Últimas notícias

Guy J e Guy Mantzur: Epicentro traz para Curitiba B2B inédito no Brasil

Ella Candeu e Lucid Society realizam seu primeiro evento unindo dança e bem-estar: uma pool party intimista em rooftop paulistano
