Vivemos um 2021 cheio de sonzeiras trevosas e nada mais justo que destacar as faixas que fizeram sucesso a cada mês do ano! Confira abaixo os singles da cena underground selecionados como as melhores trevas de 2021!
JANEIRO
Logo no início do ano, tivemos alguns releases de peso e que marcaram a cena underground. Com a baita track de Kevin de Vries, saindo pelo selo da Afterlife fazendo parte do Unity Pt.2 e o renomado Alan Fitzpatrick com seu “Immortal Daydream EP”, recheado de muito Techno.
Kevin de Vries – Polar Peak
Alan Fitzpatrick – The Underdog
FEVEREIRO
Não dá para negar que mais uma vez, o Techno Melódico roubou a cena durante o ano de 2021 e por todos os demais meses do ano, quando tivemos grandes lançamentos que de alguma forma marcaram a cena. O jovem produtor Joshlane e a dupla que compõe o duo In Anima, foram os grandes destaques do início do ano.
Joshlane – Supervision
In Anima – XXY
MARÇO
Quando se tem a junção de grandes talentos da música eletrônica, o resultado não poderia ser diferente. O quão sensacional é esse remix de Mind Against para a track “The Prey” de Monolink, é algo inexplicável. Tivemos também a talentosíssima Mila Journée com seu “Disturbance EP” lançando pela Hiato Music!
Monolink, Mind Against – The Prey (Mind Against Remix)
Mila Journée – Disturbance
ABRIL
Uma das tracks mais aguardadas dos últimos meses, finalmente teve seu lançamento no mês de abril. “Feel Myself” era uma das ID’s sempre presente nos sets dos grandes nomes do Techno Melódico ao redor do mundo.
Apadrinhada por grandes nomes como Pan-Pot e Carl Cox, BEC se mostrou como chegou ao topo das paradas musicais do Techno, em um curto espaço de tempo. Ela não só lançou seu “Pleasure Seeker EP” pela Second State, mas também ganhou a oportunidade de dividir o palco com suas maiores referências musicais.
Lyke – Feel Myself
BEC – Pleasure Seeker
MAIO
A brasileira de origem japonesa, Brenda Sayuri é o exemplo perfeito de uma artista multi-instrumentista que acaba encontrando seu verdadeiro caminho na criação e execução e novos sons por meio da música eletrônica.
Mais uma collab que sempre dá certo, é quando se trata de Wurtz & Iberian Muse. Os caras simplesmente criam tracks absurdas, que ganham suportes constantemente de nomes como Tale Of Us, Miss Melera e Fideles.
Brenda Sayuri – Judgment
Wurtz, Iberian Muse – Melios
JUNHO
O renomado Adam Beyer convidou o lendário DJ Rush para realizar a sua estreia na Drumcode. O big boss da gravadora tem um imenso respeito pelo grandioso artista de Chicago, desde a época em que viajaram pelo circuito de Techno da Alemanha nos anos 90.
Uma das mentes que compõe o duo Tale Of Us, o grandioso Matteo a.k.a Anyma fez o lançamento do seu primeiro EP com seu novo projeto solo. O resultado não poderia ter sido diferente, fomos presenteados com tracks maravilhosas de muito Techno Melódico.
Adam Beyer, DJ Rush – Take Me There
Anyma, Rosa Anschutz – Reminding
JULHO
Um dos nomes de maior referência nacional quando o assunto é produção musical e claro, muito Techno, é do querido André Salata, que no mês de julho teve o prazer de apresentar esse baita remix para a track “Hey Human”, pelo selo da Prisma Techno.
Edu Imbernon é daqueles produtores musicais dos quais quem o conhecem, já identificam imediatamente suas produções, pois em sua maioria, possuem um kick muito característico e o sucesso da vez, foi a track “Noso”, em parceria com Nico Casal e Solomon Grey.
Vallent, SARRIA, André Salata – Hey Human (André Salata Remix)
Edu Imbernon, Nico Casal, Solomon Grey – Noso
AGOSTO
Um dos casais mais queridos do Techno nos presentearam com esse espetacular remix para “The Age Of Love”, que simplesmente dominou os sets de grandes djs nos últimos meses. Não dá para negar o talento absurdo que ambos possuem.
E falando em dupla de sucesso, tivemos a dupla ucraniana de maior sucesso no momento, o duo Artbat, estreando sua gravadora Upperground, com a incrível “Flame”.
Age Of Love, Charlotte de Witte, Enrico Sangiuliano – The Age Of Love (Charlotte & Enrico Remix)
Artbat – Flame
SETEMBRO
Coeus é um dj e produtor sérvio, que também é muito requisitado na cena do Techno Melódico, com suas grandes produções que abalam as pistas de dança. E com “Alea” não foi diferente, o quanto essa track ficou incrível, é algo fora do comum.
O talentoso produtor brasileiro Fred Lenix, fez sua estreia na Truesoul, com suas ondas sonoras metálicas e impressionante!
Coeus – Alea
Fred Lenix – Somewhere
OUTUBRO
A dj e produtora alemã Zusan, retornou ao selo da Kuukou com sua track “Constrained”, que por sinal, é bombástica e que exala o poder do Techno alemão.
Uma das tracks mais tocadas nos últimos meses, nos sets dos maiores nomes da cena underground, é “Panic Attack”, lançada em outubro e segue fazendo sucesso entre os demais artistas. Vale lembrar que Echonomist é um dos responsáveis pela ascensão do Indie Dance nos últimos meses.
Zusan – Constrained
Echonomist, Jenia Tarsol – Panic Attack
NOVEMBRO
E nem só de Techno, Indie e Melódico é composta a cena underground. No mês de novembro tivemos uma das tão aguardadas tracks quando se trata de Progressive House. Cristoph e Artche lançaram finalmente a tão aclamada “Illusions”, que já vinha sendo aclamada pelo menos nos últimos dois anos, desde a sua primeira aparição no set de ambos os produtores.
Com o intuito de trazer um novo estilo de som revolucionário, Josh Gigante fez sua estreia musical pela renomada Dyinamic, no “Four To The Floor 21”. Solomun que é o big boss da label, fez questão de parabenizar o produtor pela incrível “Attention Seeker” que rouba a cena em qualquer set que é tocada.
Cristoph, Artche – Illusions
Josh Gigante – Attention Seeker
DEZEMBRO
Nascido e criado na Sicília, Toto Chiavetta ingressou no Techno muito cedo, desenvolvendo seu relacionamento contínuo com a música a partir de suas próprias produções na juventude. Seu remix lançado para a track “Memories” de Al3ne é algo que foge da realidade que estávamos acostumados a ouvir.
Há produtores que sempre se encaixam bem quando o assunto é collab, e já dizia o ditado: “Em time que está ganhando, não se mexe”, é mais ou menos isso que ocorre com o canadense Jordan Gill e o irlandês Whoriskey. Ambos resolveram encerrar o ano de 2021 com esse release bombástico que é “Heaven”.
Al3ne, Toto Chiavetta – Memories (Toto Chiavetta Remix)
Jordan Gill, Whoriskey – Heaven