Notícias

Paul Oakenfold realiza show no “maior palco da terra”: o monte Everest

O DJ britânico Paul Oakenfold passou ao longo de sua carreira inteira tocando nas festas mais épicas e colaborando com lendas da música pop como Madonna e U2 . Em vias de comemorar o 30º aniversário da sua primeira viagem a Ibiza, que mudou para sempre a cultura do dance club, o DJ queria fazer algo monumental: realizar a festa mais alta e sem igual da face da terra.

No dia 11 de abril deste ano, Oakenfold fez exatamente isso. No Everest Base Camp, que fica a 17.600 pés! A festa foi a primeira da série SoundTrek do DJ, com o objetivo de chamar a atenção para os efeitos do aquecimento global e arrecadar dinheiro para instituições de caridade. Oakenfold fez live stream de alguns dos momentos mais épicos do show no Facebook e o visionário Dj tem planos para lançar um álbum e documentário contando sobre como foi toda a produção para que a festa pudesse acontecer.

O artista três vezes indicado ao Grammy se apresentou em outros locais importantes, incluindo a Grande Muralha da China e Ushuaia .  “O Everest não é um golpe publicitário” diz ele.  Durante a caminhada de dez dias para o Acampamento Base, Oakenfold doou livros de colorir e lápis para as crianças da aldeia em Khumjung e desafiou-os para um jogo de futebol, ao longo de sua subida tocou ??sets improvisados em casas de chá em Namche e Pherichem, além de ter  gravado uma música local que ele planeja misturar em seu próximo álbum. Os rendimentos de sua excursão irã0 às crianças de apoio de Nepal e à Himalayan Trust UK, e seu equipamento da marca Denon, usado para realizar a gig extravagante, será doado a uma escola local do DJ em Katmandu.

Oakenfold é o primeiro a admitir que ele está longe de ser um “outdoorsman”. Na verdade, ele diz que nunca tinha caminhado em sua vida antes desta expedição. Era seu amigo, proprietário do nightclub Mark Brimblecombe , que o fez considerar sobre a idéia para SoundTrek e executar no Everest. O DJ de 53 anos admite que estava animado, mas também bastante nervoso com o desafio.

Oakenfold e Brimblecombe aproximaram-se do respeitado alpinista britânico Kenton Cool para guiar a expedição, que incluía o gerente de turismo e treinador pessoal de Oakenfold, bem como um fotógrafo e cineasta, e o DJ Ranzen Jha. Cool insistiu que Oakenfold estaria bem na caminhada de dez dias de Lukla para o Acampamento Base, apesar de sua inexperiência e do ganho de 9.000 pés de elevação. “Kenton faz este tipo de coisa em seu sono”, diz Oakenfold.  “Eu não tinha estado em uma barraca desde o ensino médio e vamos apenas dizer que o meu estilo de vida na turnê me deixa acordado até tarde. Eu sabia que precisava treinar para isso”.

O DJ passou quatro meses de treinamento intenso para realizar tal façanha, desistindo de bebidas e cafeína e comprometendo-se a seguir uma vida saudável, dormindo até 08 horas por dia, coisa que em seus dias de gigs noturnos ele não fazia a anos. “Eu treino às seis da manhã, então não posso estar de pé até as 3 da manhã ou realmente vou sentir depois.” Para se preparar mentalmente, ele lia livros e assistia a filmes sobre o Everest. O grupo chegou a Katmandu em 29 de março, partiu Lukla para sua caminhada em 31 de março, e chegou ao acampamento base em 8 de abril para preparar para o show. Oakenfold mixou tracks por trás de uma mesa desmontável e foi rodeado de bandeiras de oração – um forte contraste divergente comparado  com os estrobos, lasers de grandes palcos que ele costumava usar. Ao contrário da maioria dos espetáculos, que duram até o nascer do sol, o desempenho do Acampamento Base começou às 11 horas do dia 10 de abril. A platéia de cerca de 100 pessoas, contando com guias e alpinistas, dançaram ao ritmo do trance característico do Dj.

Nem todo mundo estava interessado em uma festa de DJ no Base Camp. “Infelizmente a reputação de escalador do monte Everest  sofreu durante a última década,  pois as pessoas dizem que está se tornando um circo”, diz o guia de montanha Mike Hammill, autor de Climbing the Seven Summits. Alguns chamam o Everest de “O maior palco da terra”, por isso parece apropriado Oakenfold estar desfrutando desta descrição sobre o pico mais alto do mundo.