Notícias

O lado sujo dos festivais mundo a fora que merece nossa atenção!

Não é nenhum segredo que os festivais de música criam um monte de lixo e resíduos. E quando você combina altas temperaturas com um festival que disponibilize acampamento para seus consumidores, a quantidade de resíduos deixada para trás é agravada e pode levar a esforços cada vez maiores para manter os terrenos limpos.

De acordo com um relatório de impacto ambiental recentemente divulgado pela Indio, Coachella e outros festivais realizados pela Goldenvoice , geraram 1.612 toneladas por ano de resíduos sólidos, em outras palavras, concluindo que para cada um, dos 15 dias por ano dos festivais como Coachella , Stagecoach e Desert Trip , estima-se no total que 107 toneladas de resíduos são gerados!

Esforços são feitos para reduzir o impacto de resíduos por dia nas arenas de realização dos festivais. Os participantes são encorajados a pegar e reciclar garrafas plásticas de água em troca de uma garrafa reutilizável, sendo também possível a troca das mesmas por ingressos para a famosa roda-gigante de Coachella, camisetas, cartazes estilizados, sacolas e outros brindes e prêmios do festival.

Há ainda uma exposição de arte interativa este ano focada na reciclagem, a chamada TRASHED – Arte da reciclagem .

No entanto, o mesmo relatório estima que apenas 20% desse lixo, cerca de 292.476 toneladas de lixo, seria reciclado.

Vendo festivais como Euphoria, ao qual acabou com quase zero desperdício em seu festival, ficar limpo é definitivamente possível. Embora, como você pode imaginar, a quantidade de pessoas a favor de jogar seu lixo no lugar devido, é infelizmente baixo, porém temos esperanças de que cada vez mais os festivais e os participantes de tal possam adotar mais medidas altruístas.