Notícias

Testes de drogas estão sendo oferecidos em diversos festivais no Reino Unido

Alguns dos maiores festivais de música da Grã-Bretanha estão preparados para permitir que os frequentadores de festivais testem suas drogas antes de levá-las.

Pela primeira vez neste verão, o Reading and Leeds festival e outros vários eventos de música têm como objetivo apresentar o teste de drogas ilegais para os participantes com o apoio das forças policiais locais.

Melvin Benn , diretor da filial da Live Nation Festival Republic , revelou o esquema pioneiro da Associação de Imprensa e espera que seja efetuado “entre seis e dez festivais este ano”.

Benn , que também organiza festivais como Latitude , V Festival , Wireless e uma série de outros eventos, vem trabalhando no plano desde o verão do ano passado e aguarda confirmação do apoio da Polícia de West Yorkshire (WYP) e do Conselho dos Chefes da Polícia Nacional ( NPCC ).

O público que frequenta os festivais poderão levar seus artigos para uma barraca de testes, sendo elas administradas pelo The Loop , uma organização que normalmente realiza testes forenses de drogas apreendidas pela polícia. Em tais locais, tais artigos estarão sendo analisados e por fim informar  o que está nas drogas antes de destruir o que foi entregue.

No ano passado, tal organização executou o esquema pela primeira vez em um festival de música do Reino Unido, quando cerca de 200 foliões testaram suas drogas ilegais no Secret Garden Party em Cambridgeshire.

A fundadora da organização, Fiona Measham , disse que a expansão da iniciativa foi “radical”, acrescentando: “É realmente emocionante que a polícia priorize saúde e segurança em relação à justiça criminal nos festivais”.

Ela acredita que até 10 festivais estarão envolvidos este ano, incluindo uma série de eventos independentes, e espera que os testes se tornem comuns nas casas noturnas e nos centros da cidade no futuro.

No ano passado, Lewis Haunch, de 17 anos, morreu depois de tomar drogas no Festival de Leeds , enquanto no mesmo ano morreram dois adolescentes no T In The Park em incidentes relacionados com drogas.

Benn disse à imprensa que ele estava sendo “muito pró-ativo” e acrescentou: