- Por Caio Pamponét -
O “Low fidelity”, mais conhecido como Lo-Fi, é um estilo musical emergido com força em meados de 2015 e que vem cada vez mais predominando na Internet, seja com suas rádios, playlists ou covers; essa nova onda sonora vem atraindo milhares de pessoas principalmente no Youtube e no Soundcloud.
As suas produções têm como características principais a simplicidade, por se tratar de artistas caseiros e com baixo orçamento; e o som com estética de baixa fidelidade (incluindo elementos sonoros como ruídos e chiados) e batidas eletrônicas, em loop ou gravadas de modo simplista. Essa combinação incrível se popularizou imensamente nos últimos anos, e diversos produtores buscam inspirações em sons brasileiros como a bossa nova, MPB e o Choro.
O som do Lo-Fi transmite uma espécie de “nostalgia sonora” quase terapêutica e tem como proposta para muitas pessoas de relaxar, aliviar a ansiedade, refletir ou concentrar-se em suas atividades caseiras.
Esta nova geração de artistas, apesar de alguns conseguirem um bom alcance em certas plataformas digitais, pouco são conhecidos fielmente pelo seu trabalho, então, que tal experimentar esses sons incrivelmente relaxantes de alguns produtores nacionais?
GabrielMzero
O F F beats
SĆIERF
Amêh
Entulho’kan
Revelk Sounds
DJ Lagoa
jdutra
Miguelito
Dozelote Beat
dillow
Lizzergia
alã
Luiz Fernando Muniz
linearwave
Shirtsleeves
Kaleb
Biaju
Yank Beatz
prod_brunor
Sobre o autor
Caio Pamponét
Graduando em jornalismo pela UFBA e Redator da Play BPM. Um apaixonado por música desde a infância que cultiva o sonho de viajar pelo mundo fazendo o que ama e conhecendo novas culturas. Com um desejo inerente de fomentar a cena eletrônica de sua terra - Salvador, BA, Caio Pamponét respira os mais diversos BPM's e faz da música o seu combustível diário.