Notícias

Spotify relata aumento de 40% na diversificação dos ouvintes

A indústria da música está mudando, para todos, desde gravadoras e artistas, até consumidores. A maneira como o público digere a música hoje em dia, está fortemente ligada à serviços de streaming, o que representa 51% das vendas. O sucesso dessa modalidade tem muito a ver com aplicativos importantes como o Spotify e a Apple Music. Os analistas David Erlandsson e Jomar Perez da Spotify recentemente mergulharam profundamente em estatísticas internas para descobrir se o streaming ajuda ou prejudica novos artistas. E os resultados foram muito positivos.

De acordo com Erlandsson e Perez, todas as tendências estão crescendo. O número de artistas transmitidos por semana aumentou 37% nos últimos quatro anos. Isso implica também no aumento da diversidade, como explicaremos mais pra frente.

A maneira como o Spotify administra suas listas de reprodução significa que os usuários são “encorajados a descobrir” novos artistas enquanto ainda continuam ouvindo o que já conhecem e gostam. A quantidade de tempo gasto a ouvir música na plataforma de transmissão aumentou 25% desde 2014 e se correlaciona com um aumento ainda maior no número de artistas únicos ouvidos por usuário.

O aumento das horas utilizando o aplicativo pode indicar uma mudança no comportamento do consumidor, pois eles se movem para a Spotify como sua única plataforma. As horas diárias permanecem praticamente as mesmas, mas a transmissão de música anteriormente dividida entre duas ou três plataformas (por exemplo, YouTube / Radio / Spotify),agora foi concentrada em uma que oferece um serviço melhor desviando usuários de outros serviços. O número de assinantes do Spotify está aumentando constantemente, o que segue a mudança de paradigma global para o streaming.

Ao examinar por que o crescimento da diversidade de artistas está ocorrendo, Erlandsson e Perez descobriram que, em primeiro lugar, isso não poderia acontecer sem que os artistas criassem música de qualidade. A próxima variável é o trabalho que o Spotify faz em listas de reprodução editoriais e algorítmicas. Discover Weekly, Fresh Finds, Daily Mix, Summer Rewind e Time Capsule são exemplos das playlists criadas, algumas iguais para todos, outras individualizadas para cada usuário. Isso impulsiona a acessibilidade de todos os artistas, juntamente com as listas de reprodução editadas, como Today’s Top Hits, RapCaviar e Baila Reggaeton. Para novos artistas também existem as listas de reprodução Release Radar e New Music Friday.

A Microsoft está fazendo parceria com o Spotify para combater a Apple Music, buscando valorização de $20 bilhões de dólares. O aplicativo está na vanguarda da nova era tecnológica e prova que está sendo benéfica para consumidor e artistas.