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5 desafios que todo produtor iniciante enfrenta ao produzir música eletrônica

P or Ágatha Prado e Marcelo Oriano.

Você que é apaixonado por música eletrônica e está ingressando agora no universo mágico por trás dos decks, sabe que comandar uma pista é uma das coisas mais prazerosas para os amantes da boa música. Porém, conduzir uma grande pista tocando sua própria música é o ápice desejado por grande partes dos DJs, e sobretudo, o fator que leva os artistas ao nível de profissionalismo requisitado no grande mercado.

Muitos artistas têm procurado se aprofundar no universo da produção musical, em especial nos últimos meses em que estamos afastados das pistas de dança. Certamente, se dedicar ao domínio das habilidades de estúdio, além de expandir os horizontes criativos do artista,  confere um diferencial à sua bagagem perante um mercado com tantos profissionais.

Quando um artista ingressa na produção musical, junto com a empolgação criativa diante das infinitas possibilidades que o processo oferece, aparecem também os desafios que todo produtor enfrenta diante da famosa “tela em branco”. Questionamentos do tipo “como imprimir a ideia que está na cabeça”, ou “como lidar com o bloqueio criativo” são algumas das dúvidas que assombram os milhares de artistas produtores em início de carreira.

Listando esses e outros desafios da vida de um produtor musical iniciante, Marcelo Oriano , DJ produtor musical e engenheiro de áudio formado pelo SAE Institute Amsterdam , está aqui para listar alguns desafios que todo produtor iniciante enfrenta ao produzir música eletrônica e, claro, compartilhar algumas dicas para que você supere essas barreiras.

Marcelo Oriano

A pandemia pegou todos de surpresa, mas tem sido especialmente difícil para boa parte dos amantes de música eletrônica. Já passamos de um ano sem poder celebrar a música nas festas presenciais e, muitos de nós, aproveitamos esse período sabático forçado para nos aprimorar ou aprender algo novo.

Uma das escolhas de estudo mais popular entre os clubbers em ‘licença compulsória’ certamente é a produção musical. É certo que a maioria dos frequentadores de festas eletrônicas já se imaginou na cabine tocando uma música autoral, ou mesmo tem ideias que adoraria ser capaz de registar no computador. Aqueles que estão vendo nesse período a oportunidade de aplicar-se para ficarem mais próximos desses sonhos, devem perceber que embora exista uma oferta enorme de livros e aulas digitais gratuitas na internet, a prática se revela bem mais desafiadora do que os tutoriais fazem parecer

Pensando nisso resolvi escrever sobre 5 dentre os mais comuns destes desafios que o produtor iniciante enfrenta:

Equipamentos

Uma das crenças limitantes mais comuns de novos produtores é achar que não possuem equipamento adequado. Na grande maioria dos casos, reclamar do próprio setup é apenas uma forma de se justificar por não estar apresentando resultados. Evite frases como: “quando eu tiver um synth analógico, aí sim eu vou…” e busque pesquisar um pouco sobre seus ídolos. Recondite, Flume e muitos outros usaram apenas headphones e os plugins nativos do Ableton para fazer obras maravilhosas.

Tudo o que você precisa é se determinar e começar com o que tem.

Não soar como seus ídolos

Por falar em pesquisar os ídolos, outra frustração comum da qual sempre se queixam para mim é a de não atingir um som no mesmo padrão deles. A internet está repleta de tutoriais do tipo: “faça o bassline igual fulano” e “faça pads estilo ciclano”... Ainda assim, produtores novatos costumam se perder na busca pelo som de terceiros e acabam por esquecer de desenvolver algo próprio.

No fim, não soam nem como os ídolos e nem como a si mesmos e o pior: aprendem e se viciam numa porção de pequenas técnicas muito específicas, deixando de aprimorar o mais importante: a competência focada nas ferramentas. É somente aprendendo a utilizar profundamente as ferramentas, e não se limitando a copiar parâmetros, que o novo produtor poderá tirar ideias genuínas de sua cabeça e passar para a música que está fazendo.

Não se divertir

Se você está fazendo música e está sendo um sacrifício muito maior do que satisfação, então tem algo errado. Arte deve ser belo, prazeroso, divertido ou no mínimo uma válvula de escape e um alívio para os sofrimentos. É claro que é perfeitamente normal, no começo de sua aventura na produção musical, passar mais tempo tentando descobrir como fazer algo do que efetivamente fazendo. Ainda assim, não devemos fazer música com raiva do software, frustrados, batendo na mesa ansiosos.

A solução muitas vezes é um simples descanso, mas também pode ser necessário rever se você estudou o bastante (ou da maneira correta) o software e aquilo que está tentando realizar nele ou ainda: Se está produzindo pelas razões corretas!

Você está tentando aprender a produzir apenas por fama e glamour? Ou para alavancar uma carreira de DJ (já que dizem por aí que DJ que não produz não se destaca)? Ou está tentando produzir porque sempre sonhou em fazer música? Quer se elevar através da arte e tirar o som que toca dentro de você para compartilhar com todos? Pense nisso…

Não sair do loop

Provavelmente o desafio mais comum dessa lista é, uma grande queixa dos novos produtores, criar muitos loops e não conseguir terminar nenhum.

É compreensível que ao entrar nesse mundo novo a cabeça fervilhe de idéias e empolgação mas, música incompleta não se lança! O produtor novato tende a perder o foco quando tem que passar para a fase de detalhes técnicos ou quebrar a cabeça para abrir um arranjo, mas é fundamental vencer esse processo e se tornar habilidoso em todas as etapas do processo de produção.

Uma boa dica aqui pode ser copiar o arranjo de outras tracks ou ver tutoriais na internet, mas sempre seguir a máxima: três horas de produção para cada uma hora de tutoriais.

Não atingir a qualidade almejada

Um grande mestre uma vez me disse: “O maior inimigo do seu aprendizado é o seu bom gosto”. É recorrente que o iniciante na produção musical seja uma pessoa que ouve muita música e, por tanto, alguém que já desenvolveu certa aptidão para reconhecer som de qualidade. Essa mesma aptidão lhe permite perceber constantemente as falhas nas próprias produções e, ao se sentir frustrado por não atingir o mesmo padrão de qualidade que consome, acaba pensando em desistir.

Nesses casos a paciência é a chave do sucesso… Essa virtude vai te proporcionar não apenas a tranquilidade com o seu próprio ritmo, mas também te ajudar a montar um planejamento de estudo adequado, que deve conter: foco nas ferramentas e não em técnicas prontas; todas as etapas do processo de produção, não apenas criação; e linearidade no aprendizado, pois não adianta saber mix sem saber arranjo e nem saber arranjo sem saber compor, por exemplo.

Que tal uma ajuda extra?

Marcelo Oriano formatou um curso especial para compartilhar todas as ferramentas para transformar suas ideias em música. O curso conta com mais de 100 aulas objetivas voltadas para diversos assuntos pertinentes à produção musical como Física do Som, Síntese Sonora, Software, Midi, Audio Effects e Arranjo. Para mais informações, basta acessar o site oficial do curso .