A grande variedade de gêneros e subgêneros da música eletrônica mostra como ela tem evoluído desde o trabalho dos pioneiros da cena no início do século passado. Sabemos que cada uma destas vertentes carrega uma longa e rica história, que juntas dão vida ao EDM.
Assim, apresentamos estes cinco documentários que perfeitamente contam como alguns dos vários gêneros que mais gostamos nasceram. Salve-os e confira quando puder, independente de qual é o seu estilo favorito. Você pode preferir House, Deep, Techno, Trance, Dubstep ou qualquer outro, mas como amante da música eletrônica em geral, vale a pena aprender mais sobre sua narrativa. Se liga neles então:
1- “Pump Up the Volume”
Ano: 1990
Este documentário é sem duvidas o mais completo sobre a criação do House. Está logo em primeiro na lista por ser, mesmo com mais de duas horas de duração, um dever dos interessados pela história do EDM.
https://www.youtube.com/watch?v=rw-tRL9PUNg
2- “10 Years of Dance Music”
Ano: 2013
Ao celebrar 10 anos de aniversário em 2013, a Toolroom Records produziu este documentário contando sobre sua história na cena eletrônica e o crescimento do gênero. Pauta também como essa indústria tornou-se bilionária, com uma visão de dentro dela.
3- “Living Inside the Speaker”
Ano: 2006/07
O terceiro documentário da lista é focado no Dubstep. Fala sobre a relação deste gênero com o avanço da cultura “clubber” em Bristol (Inglaterra) durante as duas últimas décadas. Esse filme é um dos mais reconhecidos quando se pensa sobre EDM.
4- “Detroit Techno – The Creation of Techno Music”
Ano: 2006
Como o próprio nome já diz, este longa mostra a criação do Techno,evidenciando a luta contra a sua opressão, seus avanços com a tecnologia, e como a vertente se tornou a trilha sonora do mundo underground. Contém relatos dos pioneiros e dos maiores nomes do gênero.
5- “How Clubbing Changed the World”
Ano: 2012
O ator britânico Idris Elba apresenta este filme que nos ensina sobre a evolução dos clubes em escala mundial, falando sobre quase todos os grandes acontecimentos desta cultura. Muito interessante.
https://youtu.be/L9CudHK2Mss