Com o mercado de eventos paralisado em todo o nosso país por conta da pandemia do COVID-19, artistas tiveram uma grande parte de seus shows cancelados e empresas e produtores de eventos buscam alternativas para enfrentar este cenário.
Novos hábitos e iniciativas já estão surgindo como, por exemplo, a explosão do número de lives nas redes sociais e festivais online nos últimos dias. Recentemente, mais de 3 milhões de pessoas se conectaram para assistir ao “show ao vivo” da cantora sertaneja Marília Mendonça. E qual foi o resultado? Simplesmente A MAIOR TRANSMISSÃO AO VIVO DA HISTÓRIA. Neste último domingo, Alok realizou um uma super live com direito a fogos e efeitos especiais direto de sua casa. O show do DJ faz parte do projeto Em Casa da Globo.
Se você é um artista buscando espaço, iniciando sua carreira, começando a investir em marketing ou mesmo se já for veterano com uma boa média de shows, será necessário se reinventar, ter novas ideias e, mais do que nunca, se relacionar com a sua audiência por meio das redes sociais. Definitivamente, você não pode desaparecer!
Para te ajudar neste delicado momento em que vivemos, convidamos dois profissionais de peso do Music Business para compartilhar algumas dicas sobre marketing e carreira. Anote o que achar necessário e, o mais importante, coloque em prática!
Wilson Souzaé estrategista digital, professor e especialista em tráfego pago. Já desenvolveu trabalhos com marcas como Cat Dealers, Gabriel Boni, KVSH, JØRD, Felguk, Rio Popline Festival, Sonzeira, FAU entre outras marcas e artistas. Em 2018, palestrou no Brazil Music Conference e, recentemente, no World DJ Day evento realizado pela Aimec Rio.
Taís Machadoé produtora artística e marketing da Agência Reality, empresa por trás de eventos como King Festival, Noronha Weekend, Essencial Open Air e Beatplus. Trabalhou com grandes nomes como Above And Beyond, Martin garrix, KVSH, NERVO, Vintage Culture, Cat Dealers, Bruno Martini e muitos outros.
Dicas de marketing com Wilson Souza:
Dica 1 – Nāo pare, se organize e māo na massa!
Essa parece óbvia, no entanto, temos muitos (muitos) Djs, produtores e artistas com a ideia de “esperar a crise passar”. O momento é de, justamente, seguir na mão contrária desse pensamento. A pergunta que você deve se fazer é: “o que posso fazer agora?”. Bom, eu te digo: finalize aquela música que vem sendo adiada por meses, comece um novo projeto, experimente criar algo novo e diferente, aprenda sobre algum assunto do seu interesse e compartilhe o que aprender com outras pessoas.
Se organize, monte seu planejamento, defina metas pessoais e metas do seu projeto. Além disso, crie uma rotina de tarefas e estudos, até porque, tempo é o que não falta neste momento! Utilize ferramentas que possam te ajudar com a gestão de tarefas, bem como: Trello, Google Agenda, Asana, Todoist, Kanban Flow.
E mais uma pergunta para que você possa refletir: e se a quarentena durasse mais alguns meses? Continuaria esperando esse momento passar ou buscaria por novos caminhos e oportunidades ?
Aqui estāo algumas dicas que vão te ajudar a inovar neste momento:
Dica 2 – Dialogue com a sua audiência!
Se você quer ter alta perfomance em suas redes sociais e um uma boa taxa de interação, então você precisa se relacionar de forma VERDADEIRA com seu público. Troque os posts estáticos e frios por conteúdos que sejam atraentes e que chamem a interação. Comece contando uma história ou um momento que tenha te marcado em algum evento, fale um pouco de como é criar uma música, fale da sua banda favorita e compartilhe algo que está fazendo nessa quarentena (isso gera aproximação). Abuse das enquetes e outras ferramentas do Instagram. Faça stories todos os dias e fale um pouco do seu lado pessoal também. Não fale apenas de trabalho, negócios e festas. Repare como tudo falado acima se relaciona com a forma com que você se “conecta” com sua audiência.
Uma conversa que não te apresenta nada de interessante e não te permite interagir é bem chato! Concorda?
Dica 3 – Copywriting na veia!
Se tem algo que você precisa começar a aplicar nos seus conteúdos (mais especificamente na parte escrita) são as técnicas de copywriting. Além de prender a atenção da sua audiência ou de novos fãs, também são grandes aliadas para gerar envolvimento e vendas.
É mais comum encontrar esse tipo de técnica em comunicação/divulgação de eventos, mas alguns artistas nem se imaginam vivendo sem elas e vou te explicar o porquê. Sabe aquele texto que fisga sua atenção logo na primeira linha e gera a vontade de saber mais sobre aquele artista ou produto? Pois bem, possivelmente você pode ter sido impactado por esta escrita persuasiva. Como você pode aplicar essas técnicas no seu conteúdo ?
– Se sua headline for de baixo impacto ou pouco atrativa, existe uma enorme probabilidade do seu conteúdo passar despercebido, ou seja, flopar.– Fuja dos clichês como “Saiu minha nova música”, “Acabei de lançar minha nova música”, “Set novo na área”.– Trabalhe com a especificidade. Utilize palavras chaves (termos) que naturalmente irão despertar o interesse da sua audiência. Exemplo: citar a vertente ou sub-vertentes de trabalho, termos mais técnicos, o artista que te inspirou, as gírias conhecidas pelo público etc.– Provoque emoções e sensações. As pessoas se envolvem e compartilham conteúdo que desperta algum tipo de emoção, seja: alegria, tristeza, medo, curiosidade ou saudade. Se você vai lançar por uma label que sempre sonhou, por exemplo, transmita isso no seu copy (legenda)! Não tenha medo de pensar fora da caixa. Compartilhe esse momento de forma que as pessoas sintam o que você sente ou sentiu.– Para desenvolver uma escrita que envolva sua audiência é fundamental que você saiba com quem está falando. Analise, pelo menos, 1 vez por mês como estão suas métricas nas redes sociais, faça pesquisas sobre quem já te segue utilizando as próprias enquetes do Instagram ou simplesmente converse com eles via live, posts.– Um dica extra: LEIA MAIS (sério? SIM!) Crie uma rotina de leitura diária e enriqueça sua bagagem linguística. Isso te dará um arsenal de novas palavras e ideias. Paulo Maccedo, um dos maiores especialistas em copywrtinting do nosso país, revela que seu maior aprendizado não foi em livros sobre copy e negócios e sim lendo literatura ficcional. Se você não possui o hábito da leitura, comece com temas do seu interesse.
Dica 4 – Inspire-se para criar seu conteúdo!
Conteúdo é o coração da estratégia ou como disse Bill Gates, em 1996, “conteúdo é rei”. E quando falo de conteúdo não me refiro ao ato de publicar algo de forma aleatória, me refiro ao conteúdo relevante e atraente. Esse é um pilar essencial da sua estratégia de comunicação e, se mal formulada, todo o restante não funcionará!
Tenho certeza que você já se pegou perguntando o que iria publicar, como, onde e quando! Esse não é um problema apenas seu. Fique tranquilo! Há marcas/artistas gigantes que ainda pecam nesse quesito. Abaixo, listo alguns insights e ferramentas para te ajudar na elaboração de conteúdo e ações de marketing.
– Foque no conteúdo que importa. (Qualidade/ histórias/ conteúdo que engaja)– Pense na sua estratégia de conteúdo como uma história com início, meio e fim.– Outra dica valiosa é criar recortes de um determinado assunto, criando assim pequenos fragmentos de conteúdo.
Exemplo (lançamento de música)
Pré-lançamento:
Nessa fase você precisa despertar o interesse pelo seu lançamento. Invista em preview do trabalho, abuse do copy criativo e trabalhe recortes de conteúdo até o lançamento. Dark posts e dark stories direcionando para o pre-save, link do perfil de sua rede social, canal ou site. Sua missão, na fase de pré-lançamento, é aquecer ao máximo sua audiência! Se for trabalhar com tráfego pago (anúncios), pode explorar bastante audiência por interesses e lookalike.
Lançamento e pós-lançamento:
Utilize estratégias que potencializam sua comunicação, como: campanhas pagas direcionadas para quem engajou com seu conteúdo nos últimos meses nas suas redes sociais. Outra sugestão é a criação de conteúdo viral com a utilização de memes ou vídeos criativos que impactam e conectam sua audiência com os sentimentos e emoções descritos na dica #3. Além disso, parcerias com blogs e sites especializados funcionam como prova social, portanto, são muito bem-vindas. Promoções, como sorteios, por exemplo, também são ótimos para potencializar algum conteúdo. Fale dos números alcançados nas plataformas de streaming e playlists. Aproveite o suporte de outros artistas (reposte sempre que sua música for tocada por outro profissional).
Abaixo, listo algumas ferramentas que podem te ajudar na hora de pensar em novas ideias e formatos de conteúdo.
Facebook.com/ads/library)– Ideias para criativos: a equipe de estrategistas criativos do Facebook reúne as melhores histórias. ( Facebook.com/business/inspiration)– Casos de sucesso: entenda as estratégias por trás de campanhas que alcançaram resultados incríveis. Uma verdadeira fonte de informações sobre novos conteúdos, storytelling, canais e muito mais! ( Facebook.com/business/sucess)– Central de ajuda do Facebook e Instagram: estranhou a central de ajuda constar nessa lista? Pois bem, é aqui onde você encontrará informações direto da fonte. Trata-se da documentação oficial do Facebook. Dedique um tempo aqui também e explore informações sobre boas práticas de conteúdo, por exemplo. ( https://www.facebook.com/business/help)– E, por fim, acompanhe outros artistas (nacionais e internacionais) nas rede sociais. Se mantenha atualizado por meio de veículos especializados no seu segmento.
Dica 5 – Atenção aos canais e formatos
Uma integração certeira entre o seu conteúdo, a escolha de canais (redes sociais, sites, blogs) e os formatos (feed, stories, lives) adequados aumentam suas chances de obter excelentes resultados, seja por meio de alcance orgânico ou pago. Aliás, não adianta criar conteúdo de forma aleatória e em formatos inadequados e tentar impulsionar isso por meio de campanhas patrocinadas. Não vai funcionar e você vai perder dinheiro!
Entender sobre canais e os formatos existentes em cada plataforma é um ponto que irá fortalecer e otimizar sua estratégia. Aqui a grande sacada é pensar de que forma você vai “envelopar e entregar” o seu conteúdo: vídeo longo, vídeo curto, vídeo animado, arte estática, arte animada, stories, dark posts, feed imersivo, stories, texto, lives etc.
Boa parte dos novos artistas pensam em uma ideia de conteúdo e “pulam” direto pra parte da publicação, sem pensar qual é a melhor forma disso ser feito. É de extrema importância que cada fragmento do conteúdo seja inserido na sua estratégia de forma coerente. Agora, toda vez que você for pensar no planejamento do seu conteúdo levará em consideração as características de cada canal.
O Instagram favorece o conteúdo mais humanizado e visual. No Facebook (e o Facebook não morreu, acredite!) entrega uma boa taxa de cliques em dark posts. Além disso, considere a utilização de plataformas como o youtube, twitter, e-mail marketing e nome do momento: TikTok.
Aliás, você já criou seu perfil no tik tok ? A entrega orgânica está absurda. (Corre lá depois desse artigo!)
E, por último, mas não menos importante, acesse o guia de dimensões para redes sociais de 2020 da Rock Content. Nele, você encontrará as dimensões exatas e as boas práticas para publicação do seu conteúdo.
Dicas de Carreira com Taís Machado
Dica 6 – Alô profissional, invista em você!
Sabemos que quem não é visto não é lembrado, portanto, invista em fotos e vídeos de apresentações! Quanto mais material você tiver, mais fácil será para as pessoas te conhecerem e ficarem com vontade de te ver tocar! Crie pequenos recortes de apresentações e utilize ao longo de semanas, desta forma você terá mais material para trabalhar mesmo se tiver poucas gigs.
Está sem grana e não consegue contratar Videomaker? Usa o seu celular! Hoje em dia as câmeras dos smartphones são poderosas e possuem uma boa resolução, além disso existem vários aplicativos que podem te ajudar na edição! O importante é ter o material!
Dica 7 – Tenha um Press kit completo!
O seu presskit é o cartão de visita! Cuide dele!
Quanto mais material você tiver, mais fácil será a sua divulgação para os eventos! (Fico muito feliz quando recebo presskits organizados. Fica a dica ;) Organize por pastas (fotos de evento | vídeos | fotos oficiais | release), e atualize sempre que tiver com material novo! Um presskit completo vai ajudar muito a vida do produtor e a sua também quando for necessário buscar por alguma coisa! Utilize ferramentas como dropbox ou Google Drive para hospedar seu Presskit.
Dica extra ainda sobre presskit: capricha no release! Gaste algumas horas no texto de apresentação. Nada de textos com uma linha e sem pé nem cabeça. Também não precisa escrever uma bíblia. Ok?
Se for preciso, conte com ajuda de um amigo nota 10 em redação ou um profissional da área.
Dica 8 – Seja parceiro dos eventos!
As relações de trabalho são muito melhores quando todo mundo está alinhado pelo bem maior (fazer uma festa incrível para o público). Seja solícito, ofereça um material exclusivo (como vídeo convidando o público para o evento), seja simpático e respeitoso com toda a equipe (desde os seguranças até os produtores) isso vai te ajudar a criar vínculos que podem ser muito importantes no futuro (parceiros são nosso bem mais precioso).
Dica 09 – Tenha F O C O!
Essa dica vai muito além do marketing e carreira, ela serve para a vida!Sabemos que não é um caminho fácil e muito menos rápido, se você não tiver foco e determinação poderá acabar desistindo! Aliás, só talento não será suficiente. Seja resiliente!
Se você realmente quer ser um produtor/DJ tem que levar essa dica como um mantra! Não é da noite para o dia que as coisas mudam na nossa vida, portanto, não vai ser da noite pro dia que você vai alcançar o “estrelato”!
Determine o seu nicho, crie o seu planejamento de carreira e siga firme no seu propósito e caminhada. As coisas acontecem para quem persiste!
Se você chegou até o final deste artigo, parabéns! Sem dúvidas não será fácil aplicar tudo isso de uma só vez, e na verdade não aconselhamos que você faça isso. Salve este link, copie, releia quantas vezes for necessário e implemente uma dica por vez. Se comprometa com seu crescimento e lembre-se de como o mercado está exigente. Não existe espaço para profissionais que não investem em sua própria carreira e, visto que o nível está altíssimo, você precisará chegar junto para garantir seu lugar e construir seu nome.