Notícias

A jornada fotográfica de Luan Sloboda de 13 anos na música eletrônica

Natural de São Paulo, o fotógrafo Luan Sloboda encontrou sua paixão pela música eletrônica muito cedo. Desde sua infância, ele foi influenciado por sua mãe, que sempre amou Techno e Dance Music, e por sua avó alemã, que lhe proporcionou um rigoroso ensino. Essas influências moldaram seu amor pela música eletrônica e o impulsionaram a explorar sua expressão artística através da fotografia.

Formado em administração e produção fonográfica com foco na música eletrônica, Luan sempre levou a fotografia como uma paixão pessoal. No entanto, conforme avançava em seus estudos e adquiria experiência, percebeu que a fotografia poderia ser mais do que apenas um hobby. Enxergando a oportunidade de capturar momentos únicos nos eventos, clubs e festivais de música eletrônica que frequentava, decidiu levar essa paixão a um nível profissional.

Durante seus estudos, Luan que já era DJ resolveu colocar um pouco essa sua carreira em pausa e focar na área de ghost producers, o que abriu diversas portas de contatos e networking durante um período de mais ou menos dois anos. Sua produções eram vendidas para artistas nacionais e internacionais, mas mesmo assim ele achava que faltava algo, mesmo sabendo que seu espaço era na música eletrônica, ele se deu conta que não necessariamente seria como DJ ou ghost producer, então foi aí que deu o maior foco à fotografia.

Ao longo dos anos, Luan se dedicou a aprimorar suas habilidades e compreender as necessidades de seus clientes. Mesmo diante das dificuldades financeiras, ele sempre se esforçou para deixar sua marca, imprimir um pouco de sua essência em cada trabalho. Com o tempo, seu talento e dedicação começaram a chamar a atenção, e as indicações e o reconhecimento dos que admiravam seu trabalho abriram portas para novas oportunidades.

Oportunidades essas que o levaram a fotografar grandes festivais internacionais como EDC, Tomorrowland, Ultra Music Festival, Parookaville, Afterlife e Zamna, bem como festivais nacionais - Xxxperience, Rock In Rio, Lollapalooza, Tribe, Laroc, Green Valley, Rodeio de Jaguariúna e Villa Mix -, e eventos em clubs renomados, tais quais: Ame Club, D-Edge e Warung, entre muitos outros. Sua câmera se tornou sua constante companheira, capturando os momentos mais eletrizantes desses eventos, transmitindo a atmosfera e a energia vibrante da música eletrônica por meio de suas imagens.

“Em 2015, eu estava fazendo alguns trabalhos na Europa e em um dos eventos que fotografei, o pessoal era ligado a uma das agências que cuida do Tomorrowland. Pouco tempo depois desse job, eles me telefonaram, me convidando para fotografar o festival naquele ano, pois haviam gostado das minhas fotos. Esse momento foi muito importante para mim e para minha carreira,” revela Luan.

Com a alta demanda por seu trabalho e a necessidade de oferecer também serviços de filmagem, Luan se uniu aos seus sócios Eduardo Melo e Vinicius Dionisio para fundar a New Perspective - Media Creator, uma empresa especializada em fotografia e vídeo, que atende tanto o mercado da música eletrônica quanto outros segmentos, oferecendo ensaios, publicidade e cobertura artística de eventos. No entanto, o foco principal sempre foi na música eletrônica, onde Luan e sua equipe têm a oportunidade de criar fotos e aftermovies que capturam a essência da cena.