Notícias

Alemanha planeja oferecer gratuitamente testes rápidos para a Covid-19

O ministro da saúde da Alemanha pretende ampliar as capacidades de teste e também quer disponibilizar os testes em casa para todos assim que receberem a aprovação das agências reguladoras.

“Em breve, as pessoas na Alemanha poderão fazer testes rápidos de antígenos gratuitamente”, anunciou o ministro da Saúde, Jens Spahn .

O governo alemão está pressionando para estender sua capacidade nacional de testes, enquanto o país busca caminhos para reverter as restrições de lockdown e reabrir empresas e escolas.

Quais são os planos para essa testagem? A partir de 1º de março, centros de testes e farmácias irão oferecer testes rápidos gratuitamente, disse Spahn. “Já existem muitos deles no mercado”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter. Em uma entrevista, ele afirma que o governo federal planeja cobrir os custos para os testes.

O ministro afirma que a esperança é a de que esses testes sejam aprovados pelas agências reguladoras logo, e uma vez dada a luz verde para que isso aconteça, os testes deverão estar disponíveis para todos.

“Essa opção de testagem pode contribuir para um dia-a-dia mais seguro para todos, especialmente em escolas e centros de cuidados diários.” Além disso, ele diz que o governo está em negociação com as fabricantes para manter os custos desse produto baixos.

Como eram as medidas com testes rápidos até agora? A maioria das pessoas na Alemanha poderia que comprar testes rápidos em centros de testes, mas os novos planos ampliariam seu uso e os tornariam mais acessíveis. A utilização de testes rápidos também foi aprovada pelo governo para uso em asilos e hospitais e, no caso de aumento de casos, também em escolas.

Vale ressaltar que os testes rápidos não precisam ser enviados a um laboratório, mas também não são tão precisos quanto o PCR. No caso de um teste rápido positivo, recomenda-se que um teste PCR seja feito para confirmação do resultado.

Atualmente, o governo alemão está com lockdown previsto até início de março, apresentando lentas quedas no número diário de novos infectados pelo corona vírus.

Sendo um país significativo no setor de eventos e uma referência para a música eletrônica, a utilização de testes rápidos também pode vir a significar uma luz no fim do túnel para os amantes de festas e festivais, mesmo que ainda não haja uma previsão exata para quando o setor voltará a brilhar.