Integrantes do Almanac levam suas mães, do interior de Minas, para vê-los no Rock in Rio
De Lagoa da Prata, uma cidade de apenas 40 mil habitantes em Minas Gerais, para o palco do Rock In Rio, um dos maiores festivais do mundo - há alguns anos atrás isso era algo impossível de se imaginar para Dave e Lester, integrantes do Almanac.
Nascidos e criados em “Silver Lake” (para os íntimos), ambos viveram no completo anonimato, nutrindo o sonho de viver da música eletrônica e nela desenhar uma carreira de sucesso. A partir desse momento, surge o projeto Almanac: irreverente, com atitude, bebendo de referências que vão do rap/trap ao funk. Efervescentes - trazendo identidade sonora forte e uma marca artística bastante estruturada.
Os meninos chegaram pra causar: cadeado de bicicleta no pescoço, usando tons vibrantes de vermelho e azul e lançando os passos do “sarrinho” em seus shows. Era visível que o projeto tinha aquele “algo a mais” que o tornou quente nas pistas.
Por mérito próprio, sem dispor de grandes recursos financeiros, cresceram, chamaram a atenção. Em 2019, fisgaram três grandes empresários do segmento da música eletrônica - Felippe Senne, Alberto Bahia e Rafa Brahma -, que, por meio da BOOST MGMT, começaram a cuidar da carreira do duo.
Era o que faltava para potencializar o crescimento do projeto, que acumula mais de 40 milhões de streams em músicas no Spotify e já se apresentou em grandes palcos e clubs como o festival Planeta Brasil, Laroc e Green Valley.
No momento em que Lester e Dave estavam prestes a se mudar para São Paulo, para fazer suas carreiras acontecerem ainda mais, veio a pandemia. Matou-se a pista. E assim como centenas de milhares de artistas, Almanac precisou recuar e manter-se resiliente, sem saber o que esperar do futuro.
Toda dúvida e incerteza foi canalizada em muito trabalho. Foi neste período que surgiram músicas excelentes, que também contam com belas produções audiovisuais, como “Pa Pa Pa (Vai)”, “Sarrinho”, “DANCE” e “fReAk o.O” - fruto da parceria de Lester e Lucas Naumann, diretor criativo do projeto.
“Trabalhar com Almanac é muito prazeroso, tudo que buscamos fazer é valorizando a realidade e os interesses dos meninos. Cada um desses projetos sempre nasceu de uma troca minha com Lester, pensávamos como fazer algo que tivesse a identidade do som, dos projetos envolvidos, para assim criar uma história que de alguma forma pudesse conectar o público conosco", comenta Lucas.
O retorno da pandemia representou um novo momento: apresentação no festival XXXperience, remixes para Kevin O Chris e para o hit “212”, do Chefin; além de uma colaboração com DENNIS e DJ Jonatas Felipe na música “Hey Na Na Na”.
A coroação se dá com a apresentação no palco New Dance Order, do Rock In Rio, neste sábado (3), às 17h. E vai ser muito simbólico. Dave e Lester estão trazendo suas respectivas mães para conhecer o Rio de Janeiro, pela primeira vez, e assisti-los no festival. Dona Vanderli, mãe do Lester, lembra que a primeira vez que a ficha caiu de que seu filho era um sucesso nacional se deu quando ela ouviu “Mini Game”, um dos hits do projeto, tocando no Big Brother Brasil.
“Foi naquele momento que eu percebi que eles não estavam pra brincadeira. É uma grande realização pra mim ver o que esses meninos já conquistaram em tão pouco tempo”, comentou Dona Vanderli.
Eles também trazem Adler, videomaker, e Vidal, produtor de estrada - dois dos integrantes de bastidores do projeto, amigos de Dave e Lester, que também vieram do interior de Minas e que hoje têm visibilidade no mercado graças ao trabalho duro e dedicação em suas respectivas funções.
“Tenho muito que agradecer ao Almanac pois foram eles que acreditaram em mim lá em 2019 e hoje em 2022 vamos fazer história entregando o show no Rock in Rio”, comenta Vidal.
Almanac representa a primeira geração de DJs/Produtores brasileiros que já nasceu 100% conectada. A origem humilde em Minas Gerais nunca foi uma barreira geográfica e emocional para o duo. Desde pequenos, Lester e Dave dominaram o universo digital, fazendo com que o Almanac fosse percebido como um projeto universal desde os primeiros passos na carreira.
Imagem de capa: divulgação.