Notícias

Amsterdam Dance Event 2019: uma edição de sucesso

A 24ª edição do Amsterdam Dance Event (ADE) foi finalizada e a organização já anuncia as datas do próximo ano: em 2020, o Amsterdam Dance Event (ADE) celebrará seu 25º aniversário de 21 a 25 de outubro.

De 16 a 20 de outubro de 2019, a maior plataforma global de música eletrônica ofereceu mais de 1.000 eventos espalhados por 200 locais, atraindo mais de 400.000 visitantes de um número recorde de quase 150 países. A conferência também alcançou um número recorde de 9150 delegados, com 600 profissionais do setor participando de palestras, workshops e masterclasses sobre diversos tópicos.

Nos últimos anos, o Amsterdam Dance Event se tornou o mais importante terreno fértil para a cultura da música eletrônica. O programa do dia comemorou extensivamente os 100 anos de instrumentos musicais eletrônicos, incluindo um Museu de Instrumentos Modernos (MoMI) em De Brakke Grond. Além disso, houve colaborações com o festival Milkshake e Paradiso, que apresentaram o programa ‘For all Who Love’ no Duif. O novo ADE Zen Space foi localizado no The Waalse Kerk, no centro de Amsterdã, e promoveu um concerto especial de sono esgotado, através de meditação e instalações audiovisuais especiais.

O programa de um dia cultural completo se espalhou por mais de 40 locais na região metropolitana de Amsterdã, incluindo Kunstfort Vijfhuizen, ICK ZuidOost, Het HEM, Lab111, OSCAM e Noorderkerk como locais atraentes. A França foi o país foco este ano, sendo destacada no programa de conferências e festivais, com China, Canadá e Japão também recebendo atenção especial. Além disso, o desenvolvimento e a educação de talentos também ocuparam o centro do palco em um programa ADE Sound Lab mais extenso, na ADE University, na Beats Academy e no primeiro ADE Writers Camp hospedado pelo ADE Sound Lab e pelo VondelCS.

O ADE LIVE aconteceu no Paradiso e no Melkweg, oferecendo um palco para os próximos talentos ao vivo através de um programa de dois dias. A empresa de tecnologia americana Audionamix venceu a competição da ADE TECH, Companies 2 Watch, e o Green Deal Circular Festivals entrou na ADE Green por eventos nacionais e internacionais. O ADE Hangover, o festival da cidade livre no cais do NDSM, aconteceu no domingo.

Depois de Gary Smith e Gert van Veen, Marco de Goede recebeu o Prêmio de Realização da Vida no ADE por sua contribuição para a cena música eletrônica, para a cidade e para o ADE. De Goede fundou a Fundação Nachtburgemeester, da qual atualmente é presidente do conselho de supervisão.

A diretora Mariana Sanchotene relembra o evento com satisfação: “Tivemos uma oferta enormemente diversificada nos últimos cinco dias, com ampla atenção à inovação artística e tecnológica, desenvolvimento de talentos e inclusão. Nós cuidamos de uma boa divulgação dos eventos por toda a cidade e fizemos passeios para o Het HEM em Zaandam e Kunstfort em Vijfhuizen”. Ela continua: “O objetivo era crescer em qualidade, e não em quantidade. Sempre nos esforçamos para aprofundar e enriquecer a imaginação do programa e acho que conseguimos. Estamos ansiosos pela nossa edição de aniversário em 2020 com nova coragem e inspiração”.