Notícias

Apresentando os sub-gêneros do Trance – Episódio 4: Goa Trance

A pedidos de inúmeros leitores e fãs, o Play EDM irá apresentar uma série de reportagens sobre os sub-gêneros do Trance. Esse estilo/gênero da música eletrônica vem ganhando notoriedade nos últimos tempos. Lembrando que o intuito aqui não é rotular ou criar uma cartilha, mas sim ajudar a separar alguns dos sub-gêneros mais conhecidos e tocados nos festivais pelo mundo, e mostrar alguns dos DJs e/ou tracks relacionadas como exemplos. Vamos apresentar isso em uma série de posts que serão divulgados em alguns episódios, feitos pra te ajudar a entender ainda mais sobre música eletrônica. Fiquem ligados!

Para mergulhar corretamente em todos os sub-gêneros sob o guarda-chuva do Trance, precisaríamos de um extenso curso universitário de um semestre. Do Trance uplifting e do Progressivo para o Goa, o Acid e o Psy, os diferentes estilos de Trance são abundantes. Para um mergulho mais profundo, aqui está um guia prático e básico sobre a infinidade de sons dentro do universo do Trance.

No episódio 4 da série “Apresentando os sub-gêneros do Trance”, vamos falar sobre o Goa Trance . Confere aí!

Lugar de origem: India. Artistas notáveis: Astral Projection, Shakta, Prana, Filteria. História / Descrição: Agradeça aos hippies por este aqui. Com o nome da cidade na Índia, onde os pensadores livres se reuniram nos anos 60 e 70, o Goa Trance também é apelidado de “Trance Hippie”. O EBM (electronic body music), ou música eletrônica do corpo, foi compartilhado via fitas cassetes, as quais os DJs de Goa tocavam até os anos 90. A popularidade global do Goa Trance ocorreu graças a Paul Oakenfold, empurrando o gênero em seu rótulo “Perfecto”, e até mesmo em seu Essential Mix de 199, também é apelidado de Goa Mix. O gênero visa atingir as pessoas que dançam com um sentido hipnótico de transcendência juntamente com um ritmo de 4/4. O sub-gênero Goa tem uma ampla gama de BPMs, de 100 a 160, em suas trilhas tipicamente longas. A música é bastante complicada, e gerou ainda mais subgêneros como Hard Goa, Goa Progressivo, Goa Ambiente, e muito mais.

Astral Projection “Mahadeva”

Shakta “Lepton Head”

Dimension 5 “Utopian Dream”