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Armin van Buuren tem a base de fãs mais sólida e dedicada do mercado de música eletrônica

No mundo da música eletrônica, talvez não exista uma base de fãs mais dedicada do que o exército mundial de simpatizantes de Armin van Buuren . Ao longo de sua carreira, ele sempre comandou uma grande influência, o que poderia ser atribuído à sua produção consistente tanto musicalmente quanto através de sensacionais performances ao vivo. Enquanto muitos artistas experimentaram aumentos e quedas em seu nível de influência, Armin van Buuren é um artista que aparentemente nunca vacilou, sempre mantendo sua posição como um dos artistas mais ilustres da indústria e por um período de tempo muito mais longo do que muitos de seus colegas de cena. Conseguir ficar em uma posição tão forte por tantos anos é uma conquista impressionante para qualquer artista.

Muitos citariam Armin van Buuren como o líder do movimento Trance , tendo desempenhado um papel importante em manter o gênero na vanguarda da cena da música eletrônica. Na indústria, ele continua sendo um dos poucos artistas a ficar com um gênero por um período tão longo de tempo. Com as várias mudanças na indústria ao longo dos anos, van Buuren nunca deixou de acompanhar as tendências, colaborando com artistas atuais e desenvolvendo seu som para manter sua influência. Ele se afastou do Trance algumas vezes, mas sempre retornou às suas raízes, permitindo assim que ele ficasse conectado com sua base de fãs. No decorrer deste artigo, veremos exatamente como Armin van Buuren conseguiu cultivar seguidores leais ao longo de seus anos como artista.

Tendo lançado sua primeira faixa em 1996, Armin van Buuren produz música há muito mais tempo que muitos de seus concorrentes. Três anos depois, em 1999, ele iniciou sua gravadora Armind, que desde então forneceu uma plataforma para uma abundância de hinos de Trance. A partir daí, Armin van Buuren continuou a aumentar seu nível de suporte, com lançamentos assinados para várias gravadoras. Seu som único rapidamente se mostrou extremamente popular entre os ouvintes e sua carreira subiu em velocidade. Com um aumento tão rápido na popularidade, logo ficou claro que Armin van Buuren estava aqui para ficar.

Indiscutivelmente, um dos aspectos da carreira de van Buuren que tem sido fundamental para o seu sucesso são suas múltiplas gravadoras. Em particular, A State of Trance se tornou um fenômeno global desde o seu lançamento em 2003, dois anos após a fundação do programa de rádio semanal. O programa de rádio A State of Trance (ASOT) é saudado como um dos podcasts mais populares de todos os tempos da indústria da música eletrônica e é apresentado pelo próprio Armin van Buuren ao lado de Ruben de Ronde. O show ganhou popularidade ao longo dos anos, tornando-se uma das principais fontes dos melhores lançamentos que o trance tem a oferecer ao mundo!

Todo ano, o A State of Trance realiza seu próprio festival em Utrecht, na Holanda, onde fãs do trance de todo o mundo se reúnem para celebrar o selo e todo o gênero trance. Um fenômeno espetacular, o festival oferece uma mostra de talentos de todo o mundo, com vários palcos, sendo que cada um hospeda um estilo diferente de trance. A State of Trance também hospeda seu próprio palco em vários festivais ao redor do mundo, incluindo o Ultra Music Festival em Miami e o Tomorrowland na Bélgica. Cada vez que a marca é apresentada em um grande festival, gera-se uma enorme quantidade de exposição, aumentando ainda mais o público da marca em todo o mundo. O fato de a gravadora ser convidada de volta ao Ultra e ao Tomorrowland para ter seu próprio palco todos os anos é uma prova de sua influência e popularidade em todo o mundo!

Embora muitas gravadoras e artistas tenham cultivado uma base de fãs altamente dedicada, a base de fãs de Armin van Buuren é talvez uma das mais dedicadas de todas. Lealdade à sua música e personalidade é quase inigualável, com um enorme volume de fãs seguindo sua carreira a longo prazo. Em contraste com Tiësto, cuja base de fãs se adaptou com o tempo, grande parte da base de fãs de Armin van Buuren acompanha sua carreira desde o início. Sua marca ASOT certamente resistiu ao teste do tempo, continuando a ganhar impulso a cada ano que passava. Mas como uma label conseguiu manter um público tão fiel por um período tão longo?

Consistência é algo que é sempre exibido pelos lançamentos em todas as labels de Armin van Buuren, particularmente em A State of Trance. Cada lançamento permanece fiel ao gênero, mas ao mesmo tempo inova. Isso é algo que muitas outras grandes marcas eletrônicas não conseguiram fazer e as fez enfrentar críticas no passado. As labels que se desenvolvem para  diferentes gêneros frequentemente perdem fãs como resultado, com muitos fãs sendo particularmente leais a um gênero específico. Ao aderir ao seu som principal, o selo conseguiu cultivar sua base de fãs atual e expandir ainda mais com o passar do tempo.

Armin van Buuren é um dos usuários de mídias sociais mais ativos do setor em todos os canais, com campanhas consistentes ao lado de cada um de seus lançamentos. Apesar de uma programação pesada de turnês, seus canais sempre permanecem ativos informando os usuários sobre seus últimos empreendimentos. Antes de um show, van Buuren nunca deixa de postar um tweet sobre sua ansiedade para aquele set, depois ele publica um vídeo ou uma foto do mesmo. Além de manter seu público informado sobre sua programação de turnê, os posts também geram interesse para os eventos e festivais. Ao postar sobre estar empolgado para um festival específico, ele gera interesse, aumentando o número de participantes que provavelmente virão assisti-lo.

A State of Trance é uma das marcas mais ativas na indústria da música eletrônica em termos de seus canais de mídia social. Com mais de 273.000 seguidores no Twitter, 175.000 no Instagram e incríveis 1.2 milhões de curtidas no Facebook, o selo tem um público absolutamente enorme em todas as plataformas. Esse público não só é grande em número, como também é composto por fãs altamente dedicados que se envolvem regularmente com o conteúdo fornecido. Este público foi construído ao longo de um vasto número de anos, continuando a crescer exponencialmente à medida que a marca se expande. Com as mídias sociais, um público fiel e menor é sempre mais benéfico do que um grande público que não se envolve com seu conteúdo. Ao construir uma grande audiência que é igualmente fiel à marca, o A State of Trance está em uma posição incrivelmente poderosa nas mídias sociais.

A marca ASOT instantaneamente reconhecível também desempenhou um papel enorme no sucesso de Armin van Buuren e da própria gravadora A State of Trance. A marca sempre teve uma identidade forte, com o logotipo desempenhando um papel enorme em todos os materiais promocionais em todas as plataformas. Manter uma marca forte é a chave para o sucesso, pois permite que as labels causem uma impressão nos ouvintes e permaneçam em sua memória por longos períodos de tempo. Toda a comunicação, desde vlogs, vídeos, fotos até todo o material divulgado sempre segue as diretrizes da marca e exibe a identidade da marca. A consistência é fundamental e Armin van Buuren sempre permanece consistente com sua marca ASOT, permitindo que o selo realmente atinja todo o seu potencial. O branding memorável é um dos aspectos mais importantes da carreira de qualquer artista, pois garante uma impressão duradoura em todos aqueles que entram em contato com a marca.

Armin van Buuren também oferece uma das mais diversas gamas de produtos disponíveis para os fãs de música eletrônica. A loja vende de tudo, CDs, chaveiros, gadgets e até glowsticks. Ao oferecer um vasto leque de mercadorias, ele permite que sua base de fãs represente sua marca em todo o mundo de várias formas. Quando os fãs usam mercadorias e compartilham imagens nas redes sociais, isso permite que a marca alcance ainda mais pessoas. Os fãs são uma forma orgânica de publicidade, pois suas postagens são completamente transparentes, atuando como promoção boca-a-boca. Há também um efeito cascata, quando um pequeno número de fãs usa mercadorias e as compartilha online, o que faz com que mais fãs desejem comprar mercadorias e publicá-las em suas mídias sociais. Esse é um dos muitos benefícios de montar uma linha de produtos eficaz, pois ela permite que sua marca atinja ainda mais pessoas em todo o mundo por meio das mídias sociais organicamente.

Ao longo de seus anos como músico, Armin van Buuren nunca deixou de levar suas marcas ao seu potencial máximo. Ele sempre garante fornecer uma cobertura abrangente online, conectando-se diariamente com usuários e fãs em potencial em todo o mundo. Através de sua consistência nas mídias sociais, ele garante que suas marcas permaneçam no mapa e nunca desapareçam. Muitos artistas subestimam o valor de serem consistentemente ativos nas mídias sociais e deixar suas plataformas desvanecerem. Isso é prejudicial para a marca e impede que os artistas se conectem com fãs em potencial. Em um setor tão acelerado, é vital estar sempre no topo de suas mídias sociais e marcas, certificando-se de manter suas marcas como um foco importante para fãs em todo o mundo. Através da consistência, marca forte e conexão com o seu público, é certamente possível recriar o sucesso de Armin van Buuren.