Notícias

Bélgica, berço do Tomorrowland, proíbe todas as viagens não essenciais em seu território

O governo da Bélgica, juntamente com suas entidades federais, decidiu aumentar ainda mais as restrições e intensificar o combate a pandemia de Covid-19 no país. Para tentar evitar um outro aumento no número de casos e na disseminação das novas cepas do vírus, autoridades belgas, através de um comunicado à imprensa, confirmaram que: “O Comitê Consultivo decidiu impor temporariamente uma proibição de viagens não essenciais vindas do exterior para a Bélgica.”

Na prática, a medida valerá oficialmente do dia 27 de janeiro até 1º de março de 2021. Todas as locomoções de tráfego rodoviário, aéreo, marítimo e ferroviário estarão sujeitas à proibição. Por outro lado, viagens absolutamente necessárias que envolvam reunificação familiar, motivos sanitários ou humanitários, objetivos de estudo, trabalhos dos residentes de áreas fronteiriças entre outras questões, também serão flexibilizadas e liberadas.

Complementando, o governo belga destaca que a fiscalização local ainda exigirá de todos os viajantes uma espécie de “declaração juramentada”, juntamente com o Formulário de Localizador de Passageiros e demais documentos necessários. Quanto aos indivíduos que atualmente chegam do Reino Unido, da África do Sul e América do Sul, já é obrigatório cumprir uma quarentena de até dez dias e também fazer os testes para Corona vírus no primeiro e sétimo dia desde suas chegadas a Bélgica. Se ambos os testes mostrarem resultados negativos, esse período de isolamento pode ser reduzido para apenas uma semana.