Barbie lança boneca produtora musical para incentivar carreiras femininas na indústria da música
Como parte do projeto Dream Gap, a fabricante de brinquedos Mattel anuncia a boneca Barbie produtora musical. Ela vem estilizada com uma camiseta com estampa gráfica, jeans, jaqueta brilhante, bota, cabelo colorido, mesa para mixagem, computador e fone de ouvido. O modelo foi desenvolvido em parceria com a produtora, cantora e compositora Ester Dean e o projeto Girls Make Beats.
A iniciativa global, lançada em 2018, chamada Dream Gap, busca dar recursos e apoio para que as meninas acreditem em si mesmas, encorajando garotas em profissões com as quais podem não estar familiarizadas e pouco representadas.
Escolhida como carreira do ano, o novo modelo de boneca - de diferentes raças - retrata a produtora musical. A Mattel pretende incentivar as meninas a desbloquearem seu potencial na música, uma vez que as mulheres representam menos de 3% dos produtores musicais da indústria, e destacar que ainda existe diferença de gênero nesta área.
"Como parte do nosso projeto Dream Gap, Barbie se dedica a nivelar o campo de jogo para meninas em carreiras onde as mulheres são sub-representadas, como produtora musical. Ao expor as meninas a mulheres inspiradoras que se destacam neste papel, como Ester Dean, e ao destacar a carreira de produtora musical com bonecas, Barbie está lembrando as meninas de seu potencial ilimitado. Nossa parceria com Girls Make Beats leva nossos esforços um passo adiante, defendendo as vozes femininas do estúdio ao palco e dando às meninas as ferramentas para ajudá-las a buscar um futuro como produtora musical", explica Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel.
"Tenho a honra de emprestar minha voz à Barbie para inspirar as meninas a aprender mais sobre como se tornar uma produtora musical. Enquanto as vozes femininas são ouvidas no palco, muitas decisões críticas são feitas nos bastidores e no estúdio. Tendo estado na indústria por mais de uma década, eu testemunhei o poder que as vozes femininas podem ter em moldar o futuro da produção musical e quero garantir que mais mulheres estejam na sala", complementa a produtora, cantora e compositora Ester Dean.
As bonecas já estão à venda por cerca de 15 dólares, veja aqui.
Barbie e Girls Make Beats apresentarão um webinar ao vivo, aberto para meninas de 5 a 17 anos, nesta sexta-feira (24), em um esforço para ajudar a capacitar futuras produtoras musicais. A special guest será Ester Dean e as garotas concorrerão a bolsas de estudos. Inscreva-se aqui .
Imagem: divulgação / Mattel.
Veja também
Quase 80% das mulheres que atuam na música já foram discriminadas, diz pesquisa brasileira Novo estudo mostra como desigualdade de gênero impacta nas carreiras de artistas mulheres Novo documentário sobre desigualdade de gênero na música eletrônica é lançadoSobre o autor
Vitória Zane
Editora-chefe da Play BPM. Jornalista curiosa que ama escrever, conhecer histórias, descobrir festivais e ouvir música eletrônica <3