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Campanha belga denuncia a falta de apoio do governo ao setor de eventos

Nós últimos dias, a hashtag #SoundOfSilence viralizou nas redes sociais de diversas figuras da indústria musical da Bélgica, desde artistas até eventos. O movimento surgiu devido ao descaso do governo local com a indústria de entretenimento, que não promoveu medidas de apoio para o setor. Vários DJs, managers, clubes e festivais disseminaram apoio na Internet publicando fotos com faixas laranjas sobre suas fotos de perfil, com o texto “Sound of Silence” (som do silêncio) escrito sobre elas, em esforço para fazer que o setor de eventos seja ouvido. A frase faz referência à apatia do governo belga em não oferecer auxílio, bem como as letras iniciais que formam a sigla “SOS”.

Muitas pessoas que trabalham nos bastidores do setor estão respondendo à chamada do movimento, muitas vezes não apenas adaptando sua foto de perfil, mas também compartilhando mais detalhes sobre sua própria situação.

A estrela belga Charlotte de Witte foi uma das artistas a mostrar apoio. “Dê-nos perspectiva, mostre respeito e salve nosso setor cultural”, disse ela.

Fechado há mais de 150 dias, o setor de eventos da Bélgica é um dos mais relevantes do mundo, trazendo milhares de turistas e rendendo milhões para o governo do país. O principal festival local, o Tomorrowland, também se manifestou:

Segundo os organizadores do movimento, o setor belga é completamente apto a organizar eventos de tal forma a respeitar as medidas de segurança da OMS, já que convive com controle de multidões e fluxo de visitantes durante décadas. “Não temos a oportunidade de mostrar que as coisas podem ser feitas de maneira diferente”, disse Vermeire, umas das líderes.

Vale lembrar que, apesar de qualquer tipo de evento ainda estar fora dos planos de reabertura da Bélgica, voos estrangeiros estão liberados para entrar no país, o que questiona ainda mais a competência e capacitação do país europeu em meio a essa pandemia.