Notícias

Saiba como obter seu certificado de vacinação digital com o Conecte SUS

Aqueles que já se vacinaram, seja com uma ou duas doses, podem obter o comprovante de vacinação digital por meio da plataforma Conecte SUS , disponível na web ou em aplicativo para Android e iOS . A plataforma permite que os usuários consultem o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que cada dose foi administrada.

À medida que estabelecimentos voltam a operar com horários mais flexíveis, a tendência é que o certificado de imunização ganhe cada vez mais relevância e se torne indispensável para que pessoas possam frequentar determinados lugares.

Além de mapear a vacinação da população, o certificado também será necessário para aqueles que planejam viajar a países que permitem a entrada de brasileiros apenas com a apresentação do documento, que pode ser emitido em português, inglês e espanhol. Embora o Conecte SUS tenha aparecido no momento em que se faz necessário um certificado de vacinação, a plataforma também disponibiliza o histórico de exames, consultas e serviços no Sistema Único de Saúde (SUS) e serve como uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde, o famoso “Cartão do SUS”.

Para acessar a plataforma e criar sua conta, basta entrar no portal do Governo Federal e seguir o passo a passo a seguir, dividido em duas etapas:

A primeira é para criar a conta no gov.br:

Acesse esse link pelo computador e selecione “Iniciar”;

Clique em em “Crie sua conta gov.br” na página direcionada;

Preencha as lacunas com os dados solicitados e aguarde o código de confirmação que será enviado por e-mail ou SMS. Em seguida, ao recebê-lo, copie e cole o número no local indicado na página;

Crie uma senha de no mínimo oito caracteres e complete o cadastro.


A segunda etapa é para obter o certificado de vacinação digital:

Baixe o aplicativo Conecte SUS no celular ou acesse esse link pelo computador;

Na opção “Cidadão”, clique em “Acessar” e depois em “Entrar com gov.br”. Se aparecer a tela explicativa sobre o novo layout do site/app, é só clicar em "Próxima" ou "Pular" que você será direcionado para página inicial. Depois, digite o CPF e a senha criada para o sistema do governo;

Em seguida, automaticamente será aberta a página inicial do Conecte SUS. Clique no ícone “Vacinas” para ver as informações sobre qual tipo de imunizante recebeu, o número de doses aplicadas, o lote e o local de vacinação;

O botão “Carteira de Vacinação Digital” está localizado na parte inferior da página;

Clicando nesse botão, será gerado automaticamente um documento com suas informações e das vacinas aplicadas, além de um QR Code que pode ser utilizado pelas autoridades para validar o documento;

A opção “PDF”, para fazer o download do certificado no celular ou computador, está na parte superior da página. Basta clicar no ícone.

Outras informações

O certificado é válido por um ano em todo o território nacional para quem já tomou as duas doses do imunizante ou a dose única da Janssen, sendo permitido emiti-lo em português, inglês ou espanhol. É possível selecionar essa opção na parte de cima da página, onde aparecem as bandeiras dos três países ao lado do botão para gerar o PDF. No caso das pessoas que tomaram uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem permitir a opção de outros idiomas.

É importante destacar que o comprovante da vacina contra a Covid-19 deve estar disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da aplicação. Caso contrário, a orientação é procurar o local de vacinação ou a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar o envio dessas informações para o Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Por último, caso seja detectado algum problema nas informações que constam no certificado, como erro nas datas de aplicação das doses ou na tradução para outros idiomas, basta contatar o suporte da plataforma clicando em “Fale com o Conecte SUS”.

Viagem

Entre os países que já liberaram a passagem de turistas imunizados sem restrições ou quarentena estão: Alemanha, Anguilla, Bahamas, Canadá, Catar, Costa do Marfim, Costa Rica, Egito, Equador, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Jordânia, Mali, República Dominicana, Suíça, Tailândia e Ucrânia. É possível verificar as restrições de viagens para brasileiros no exterior pelo site do Ministério das Relações Exteriores no Brasil clicando aqui . No entanto, é recomendado que antes de qualquer viagem, sejam confirmadas as informações diretamente com os consulados e embaixadas de países estrangeiros, já que cada país possui autonomia para definir suas próprias regras e o certificado não necessariamente possui validade internacional, cabendo a cada nação decidir se aceitará ou não o documento brasileiro.

Passaporte da vacina

Com a flexibilização dos estabelecimentos e um retorno dos eventos batendo à porta, o certificado de vacinação será extremamente necessário, uma vez que essa será uma forma de controle para garantir a segurança de todos quando pudermos, finalmente, voltar a uma vida mais próxima do normal. Portanto, não deixe de baixar e verificar as informações do seu certificado de vacinação pela plataforma Conecte SUS.

Fonte: G1 e Abril .
Imagem: reprodução - internet.