Climate Live é anunciado em 2021 com shows globais em prol da justiça climática
Em 24 de abril e 16 de outubro de 2021 ocorrerão os concertos climáticos globais, liderados por jovens em mais de 40 países, com membros do Fridays For Future, grupo sobre o clima com jovens que organizam as greves escolares, artistas, ativistas e cientistas levando ao palco global a luta pela justiça climática.
7,6 milhões em 7.500 cidades em todo o mundo foram às ruas para exigir ações climáticas em setembro de 2019, mas os líderes ainda não agem com a urgência necessária. A música tem o poder de unir as pessoas. O Climate Live irá aproveitar a linguagem universal da música para: ENGATAR – ampliar o movimento global envolvendo um novo público através da música; EDUCAR – aumentar a consciência sobre os desafios enfrentados hoje pelas pessoas na linha de frente da degradação ecológica, bem como aqueles previstos pelos cientistas para o futuro; e CAPACITAR – pressionar os líderes mundiais a tomar medidas para combater a crise climática com foco na COP26.
Cada show está sendo planejado tendo a sustentabilidade como prioridade, trabalhando com profissionais de eventos, locais, artistas e autoridades para tornar os eventos o mais sustentáveis possível. Espelhando as greves, os eventos serão em grande e pequena escala.
A corrida para salvaguardar o futuro deste planeta começou, então agora devemos nos unir. Como declara Greta Thunberg, 17, da Suécia: “Para mudar tudo, precisamos de todos.”
A fundadora Frances Fox, 19, do Reino Unido disse: “Comecei o Climate Live na primavera de 2019, após ser inspirada por uma entrevista em que Brian May disse que deveria haver um Live Aid para a crise climática. Achei que essa era uma ideia brilhante para envolver mais jovens no movimento, com nosso próprio estilo, então imediatamente comecei a enviar mensagens a ativistas de todo o mundo!”
O público que participa do Climate Live sairá com um sentimento de empoderamento e as ferramentas para se engajar no movimento climático. 2021 é um ano chave para a ação climática. Temos exatamente um ano até a conferência COP26 da ONU, quando os governos terão que renovar seus compromissos com o Acordo de Paris. O Climate Live pede que sejam mais ambiciosos para cumprir as metas de 1,5°C necessárias.”
A pergunta deles aos líderes mundiais é – “Você já pode nos ouvir?”
Christiana Figueres, ex-Secretária Executiva da UNFCCC que desempenhou um papel fundamental no Acordo de Paris de 2015, afirma: “não há dúvida de que os jovens, informados pela ciência, trouxeram a crise climática à atenção de líderes de todos os setores. Agora é responsabilidade de nossa geração proteger o que amamos dos danos das mudanças climáticas, cumprindo as promessas com as ações necessárias nesta década, para cumprir os objetivos do Acordo de Paris. Aplaudo nossos jovens brilhantes por se empenharem novamente para exigir que os líderes prestem contas na preparação para a COP26 em 2021, quando os países devem se unir para mostrar que estamos no caminho para um futuro resiliente. Nossos jovens perguntam se podemos ouvi-los. É hora de demonstrar que estamos realmente ouvindo.”
Joe Seaward, da Glass Animals, insiste: “o tempo está se esgotando para o planeta como o conhecemos. Devemos agir agora se vamos salvá-lo. Os jovens ativistas que estão de pé precisam de ajuda e aqueles que têm voz têm a responsabilidade de usá-la.”
O Climate Live é uma oportunidade para jovens de todo o mundo se fazerem ouvir.
Mitzi Jonelle Tan, 23, das Filipinas (Coordenadora de Jovens Defensores da Ação Climática das Filipinas) diz: “Acabamos de passar por quatro tufões no período de um mês. Tive que sentar no escuro sem eletricidade, sem poder ir para casa porque as estradas para nossa casa estavam inundadas até o segundo andar de casas. Esta é a crise climática, é por isso que precisamos de ação. Somos o segundo país mais vulnerável aos impactos da crise climática no mundo. É uma coisa assustadora e precisamos desesperadamente de mais pessoas nas ruas se quisermos ver mudanças. Climate Live é a maneira perfeita de fazer isso.”
“O Climate Live vai além da música. A crise climática não é apenas uma questão de um futuro distante, é hoje e estamos experimentando os impactos agora. Nós precisamos agir agora”, conta Kevin Mtai, 24, Quênia, fundador da Rede de Ativistas Ambientais do Quênia.
“O Climate Live dará voz aos mais afetados pelas mudanças climáticas e aos milhões de jovens preocupados com o futuro do nosso planeta”, explica Timi Barabas, 17, Nova Zelândia.
“O Climate Live é crítico em um momento em que a crise climática se tornou menos proeminente aos olhos do público”, comenta Andrea Manning, 22, EUA.
“A esperança está nas pessoas, no movimento, que está cada vez maior, mas precisamos de mais pessoas, e o Climate Live é a oportunidade para que isso aconteça”, declara Nicole Becker, 19, Argentina, Co-Fundadora da Jóvenes Por El Clima Argentina.
Climate Live é apoiado por ONGs, incluindo Music Declares Emergency, REVERB, Greenpeace (Reino Unido, Brasil e Nova Zelândia), Friends of the Earth (Reino Unido e Austrália), Oxfam International, 350 International, Extinction Rebellion (Reino Unido e Brasil), My Eco Resolution , Stop Ecocide, YOUNGO (constituinte jovem da UNFCCC), Client Earth, The Climate Coalition, Earth Rise, Bye Bye Plastic Foundation, Vision 2025, Green Music Australia e Ecolibrium.
Fique ligado para mais anúncios emocionantes em breve, incluindo a programação!
Greta Thunberg, Declan McKenna, Groove Armada, BLOND:ISH, Scuba, Sam Fender, Rebuke, Ida Engberg, Glass Animals, Everything Everything, AY Young, Ash e Sally Camm juntam-se ao Climate Live para anunciar os Concertos Globais pelo Clima.