Em abril de 2022, a agência de consultoria de negócios Elire Management Group, com sede na Noruega, pretende iniciar o processo de preservação das canções consideradas "mais preciosas e amadas" no mundo. Começando com o som dos Beatles e a música indígena cerimonial australiana, a empresa armazenará as gravações selecionadas a 300 metros abaixo do solo, dentro de uma espécie de “cofre do Juízo Final”.
Localizado em uma ilha ártica entre a Noruega e o Pólo Norte, o seguinte projeto, denominado “Global Music Vault”, abrigará históricas gravações via codificação binária e códigos QR de alta densidade, permitindo assim aos mesmos materiais mais de mil anos de preservação. Para se ter uma ideia, tal cápsula será capaz de resistir não só a desastres naturais, como também a possíveis eventos catastróficos provocados pelo homem, incluindo até guerra nuclear.
Em parceria com o Conselho Internacional de Música, a agência Elire ainda formará um comitê mundial para trabalhar com grupos artísticos de todos os países, e então escolher as gravações mais importantes de cada nação. O público em geral igualmente ajudará, votando e apontando as obras que devem estar contidas no projeto, claro, sempre com a aprovação dos detentores de direitos autorais. Por fim, saiba mais sobre o futurístico cofre Global Music Vault, incluindo como você pode contribuir, clicando aqui.
Fonte: We Rave You.
Foto: Spencer Lowell.
Sobre o autor
Douglas Anizio
Redator da Play BPM, Freelancer e graduado em Administração. Um eterno apaixonado por Música Eletrônica.