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Coluna do Flosi – Será que o Swedish House Mafia irá sobreviver o hype re-criado com o retorno?

Inicio a minha coluna no Play BPM com um tema um tanto quanto polêmico: o retorno do famoso trio sueco. Antes de você começar a ler minha reflexão editorial, entenda que eu sou fã dos caras e que as críticas feitas aqui são colocadas meramente para que haja pensamento crítico sobre o assunto. Vamos a elas!

Estamos a apenas três meses do retorno oficial do lendário trio Swedish House Mafia , que acontece com início da turnê no dia 2 de Maio em Estocolmo, capital da Suécia. Enquanto os fãs compram seus ingressos para os shows para ver os três suecos em ação, é preciso se perguntar: vale realmente a pena o dinheiro e o deslocamento? Devo desencanar ou gastar grande parte do meu salário para ver Axwell , Sebastian Ingrosso e Steve Angello se reunirem depois de mais de cinco anos separados? A resposta a estas perguntas para qualquer super fã de EDM é um enorme SIM .

No entanto, como grande fã de cada um deles separadamente e também do trio junto, questiono aqui se vale a pena gastar quase R$ 5.000,00 (hotel + voo + ingressos) para vê-los tocar juntos. Eu tive a sorte de poder vê-los separadamente diversas vezes, ver o SHM em 2018 no Ultra Miami, e a última apresentação de Axwell /\ Ingrosso no AMF 2018. Em diversas apresentações do duo, que seguiu com o projeto separado de Steve, eu realmente sentia a vibe do SHM com todos os clássicos antigos que eles tocavam.  Sem excluir também os shows solos de Steve, que sempre traziam diversos dos hits do trio que também mexem com o coração de cada fã. Mas será que a adição de Steve Angello ao duo realmente faz tudo diferente? Ou isso é tudo exagerado?

O sucesso do trio se deve, em grande parte, principalmente devido às campanhas de marketing quase perfeitas que eles fizeram no passado e que voltaram a fazer agora. Eles são mestres em criar hype e discussão com seus famosos três pontos.

O que eles fizeram, em termos de marketing, antes de se reunirem no Ultra Music Festival em 2018, é um excelente exemplo disso. As colagens de cartazes e adesivos pelos muros e postes de Midtown Miami com a data 03.25.18 (último dia do Ultra Miami daquele ano) foi a maneira mais inovadora e interessante de se anunciar a reunião, que estava rodeada de boatos por meses antes disso. Outro grande exemplo da maestria em marketing do trio foi a campanha mundial da Absolut Vodka com a track “Greyhound”. Veja o vídeo abaixo:

Se olharmos bem a discografia inteira deles, dentre os dois ábuns lançados e diversos remixes, eles só têm oitooito sin originais lançados, e esses são eles: