Notícias

Com um amadurecimento musical e técnicas únicas, Bonobo lança álbum “Migration”

Existe uma série comum de reclamações contra a música eletrônica – que tudo soa o mesmo, e que leva pouca habilidade para criar. Embora esses tipos de comentários sejam suficientes para fazer aqueles de nós investidos na cena ficarmos vermelhos, é preciso reconhecer que estas queixas têm uma corrente de verdade para eles. As possibilidades e a facilidade de uso de DAWs modernos abriram o processo de produção de música eletrônica para as massas; Não é preciso mais passar anos treinando e aperfeiçoando seu ofício para obter um contrato com alguma gravadora, quando eles podem transformar músicas de rádio com um perfil Soundcloud gratuito e um vídeo tutorial de 15 minutos do Ableton ou outra plataforma usada hoje em dia.

Em grande parte, essa democratização é uma coisa boa; Mais oportunidades significa mais diversidade e criatividade na cena, permitindo que mais vozes sejam ouvidas. Mas, muitas vezes, as mesmas ferramentas que são usadas por um produtor para quebrar barreiras são usadas por outros como uma muleta, uma maneira de preencher o espaço onde talento e visão residem. Felizmente, se há uma coisa que Bonobo demonstrou ao longo de seus quase 20 anos de carreira, é que ele é, sem dúvida, um DJ da primeira safra de produtores. Simon Green , retentor do nome artístico de Bonobo , é um dos que fazem parte desta minoria brilhante dos produtores que está sempre avançando, e sempre empurrando seu som de maneiras novas e interessantes. O último álbum de Green, Migration , não mostra sinais de desaceleração, pelo contrário do que se é esperado, apresentando uma crescente em formas de produção e ritmo cada vez melhor.

Migration é o sexto LP de Bonobo, e com esse tipo de carreira, a maioria dos artistas se contentaria em dar uma relaxa pós-sucesso, conformando-se com o som que os tornava populares e assim criando uma resistência em relação a mudança constante presente na cena musical mundial. Mas o DJ britânico firmemente se recusou a ser complacente quanto a este movimento de “descanso”, e em seu mais novo álbum, seu estilo evoluiu para a sua forma mais polida e inteligente até o momento. Um produtor verdadeiramente inovador, Green trata todo o som como seu instrumento, de forma virtuosa e confiante.

A faixa principal abre o álbum com notas suaves, com camadas de vocais brilhantes e hits de címbalo, resultando em um crescente ritmo radiante. Ele se insere em um cenário musical o qual não estaria fora de contexto na época de apresentações do Dj Tycho , em referência a track Epoch . Kerala traz a tona o som de harpas e amostras vocais simples que convergidas entre si causam um efeito de outro mundo. Mesmo quando o álbum supera a sua expectativa, como em Outlier , o resultado nunca é chato. Um pouco perturbador e barulhento, talvez, mas sempre em mudança, sempre em movimento.

Os vocalistas convidados que fazem parte do álbum conseguem ser eficazes e impactantes sem chamar a atenção da principal atração. O vocal do cantor canadense Rhye Milosh em Break Apart é arejado e sereno, enquanto o da vocalista Nicole Miglis, da banda Hundred Waters , é a adição perfeita que ecoa na track Surface . Mesmo o recém-batizado Nick Murphy (anteriormente conhecido como Chet Faker) traz uma delicadeza sem igual em No Reason , onde frequentemente busca em suas próprias canções, sem ceder ao melodrama que ocasionalmente tem presença em seus trabalhos solos.

Interessante e tecnicamente atraente a todo o momento o álbum Migration é e não é perfeito, talvez por medo de não ser tão aventureiro quanto gostaria. A track Grains vem à mente, que se abre com um coro de cortes vocais modulados, construindo uma tensão com cordas distorcidas e percussões irregulares. É uma canção estranha, envolvente e excitante precisamente porque é tão diferente.

Não há nenhum ponto fraco real no álbum, apenas pontos a serem melhorados em quesito técnico, sendo este âmbito sendo admirável. O álbum é uma representação de Bonobo no auge de seus poderes, o culminar de uma longa carreira de progresso, sucesso e evolução. É um álbum vivo e completo, bem pensado e executado com estilo. Nem mesmo os mais severos dos críticos podem dizer que não é original ou não impressionante, e mal podemos esperar para ver o que o Bonobo fará em seguida.

Para conhecer mais deste incrível DJ, confira aqui as faixas presentes no álbum Migration :