Notícias

Como os festivais de música eletrônica podem estar afetando negativamente sua saúde!

Você pode não saber disso, mas ao frequentar shows de música eletrônica você pode estar prejudicando a saúde de seu próprio corpo – não o seu corpo inteiro, mas pelo menos uma parte muito importante dele: seus ouvidos! Protegê-los é essencial para aproveitar ao máximo os eventos desse tipo e por incrível que pareça, esse é um tema que não é tão discutido quanto deveria ser.

Diferente dos outros sentidos que apresentam reações químicas, a audição também desencadeia estímulos mecânicos provocados pelas ondas sonoras. Quando você vê, cheira, toca ou sente o sabor de algo, seu corpo provoca respostas a aquele estímulo e graças a isso, você interpreta aquele sentido de uma forma específica. Já os ouvidos funcionam de uma forma um pouco peculiar.

Sua parte interna possui vários componentes: tímpano, ossículos, a cóclea e o nervo auditivo. Quando você escuta uma música muito alta sem nenhum tipo de proteção auricular, essas partes são fortemente danificadas, pois nesse caso, as ondas sonoras impactam diretamente essas estruturas que não são tão resistentes quanto imaginamos. Ao longo do tempo, suas funções começam a se degradar – assim como um carro, um computador ou qualquer outro objeto que apresente funcionamento mecânico.

Os danos causados pela música alta, principalmente a de festivais e shows de música eletrônica, não são algo que normalmente se nota a curto prazo (embora possa acontecer; veja o Zedd, que recentemente perdeu a audição no ouvido esquerdo).

A melhor analogia que consegui trazer para entendermos a importância desse tema é da Carolynn Travis, uma especialista em proteção auditiva na EarLove, além de Dj e ex-raver, que sofre dos males da perda de audição. Ela afirma, “ir a um show com música alta sem proteção auditiva é como causar um concussão nos ouvidos”. O zumbido que se sente após um show se assemelha a um trauma.

Se você der aos seus ouvidos o equivalente a uma concussão, eles passarão a sofrer a longo prazo. Repetidos choques aumentam as probabilidades de você sentir efeitos como tonturas, vertigens e a sensação de estar com obstrução no canal auricular. Por isso, quem frequenta muitos shows desse tipo deveria utilizar – os esquecidos – protetores auditivos. Vale ressaltar que quanto mais tempo você estiver exposto aos ruídos altos, maiores serão os riscos à saúde. Portanto, festivais de longa duração podem ser extremamente perigosos sem a proteção necessária de seus ouvidos.

Autor: Bruna Tamashiro